EFAFLU instala 360 painéis fotovoltaicos e garante auto-sustentabilidade energética
Os cerca de 1.000 m2 de painéis fotovoltaicos de auto-consumo irão permitir à EFAFLU produzir uma potência de 117kW, aproveitando uma energia limpa

Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
A EFAFLU, empresa portuguesa produtora de sistemas de bombagem e ventiladores, garantiu a auto-sustentabilidade energética após instalar 360 painéis fotovoltaicos na sua unidade de produção de Beiriz, situada em Póvoa de Varzim. O investimento de 100 mil euros será recuperado num período previsto de cinco anos e o equipamento tem uma longevidade de cerca de 20 anos, que permite o consumo da maioria da energia produzida e a injecção na rede pública da energia não consumida.
A instalação correspondente a cerca de 1.000 metros quadrados (m2) de painéis fotovoltaicos de auto-consumo (UPAC) irá permitir à EFAFLU produzir uma potência de 117kW, aproveitando uma energia limpa, proveniente da luz solar. Esta medida surge como complemento às medidas ecológicas adoptadas pela empresa aquando a construção da sua nova unidade de produção, dando prioridade à iluminação natural, aproveitando ao máximo as condições e a localização do edifício, e apostou na iluminação LED, mais eficiente, sustentável e amiga do meio ambiente, além de proporcionar maior conforto visual aos colaboradores.
«Apesar de terem um custo elevado de aquisição, os painéis fotovoltaicos proporcionam uma poupança bastante significativa, com a vantagem de permitirem produzir a energia necessária diariamente para fazer funcionar a nossa unidade de produção, que é hoje totalmente auto-suficiente», salienta António Ricca, administrador da EFAFLU. «O número de horas de exposição solar proporcionada pela latitude do nosso País é uma vantagem considerável que não podíamos deixar de aproveitar. Esta é inclusive uma medida que vem complementar outras já consideradas aquando a projecção das instalações da fábrica, que privilegiaram o aproveitamento da luz natural, com grandes janelas, e a integração de luzes LED», explica.
A par da produção, a EFAFLU comercializa e presta apoio técnico na manutenção de bombas, sistemas de bombagem e ventiladores, em Portugal e no estrangeiro, junto de parceiros especializados e qualificados que reconhecem nesta empresa a excelência da engenharia portuguesa. Com um volume de exportações superior a 20% e inserido num grupo com vendas fora de Portugal superior a 50%, a EFAFLU comercializa actualmente os seus produtos em dezenas de países com especial destaque para Inglaterra, França, Espanha, Dubai, Angola, Marrocos e Turquia.