Portugal Smart Cities Summit 2019 arrancou esta terça-feira
Mobilidade, IoT, cibersegurança, big data, energia, água, relação cidade-cidadão e transformação digital são os temas em destaque
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Três dias. 11 Conferências. Mais de 100 oradores nacionais e internacionais. 21 Municípios presentes. Mais de 40 startups, empresas de referência, entidades e universidades a apresentarem as suas soluções smart. O Portugal Smart Cities Summit reúne os diferentes players, públicos e privados, para debater o futuro das cidades inteligentes e as diferentes temáticas que gravitam em torno do conceito: mobilidade, IoT, cibersegurança, big data, energia, água, relação cidade-cidadão, transformação digital, entre outros.
José Mendes, secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, inaugura este evento, esta terça-feira, dia 21 de Maio, e na primeira Conferência do dia, a Cimeira dos Autarcas, que reúne autarcas de municípios de Norte a Sul do País, juntamente com o Presidente da Fundação AIP, Comendador Jorge Rocha de Matos e o Presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Manuel Machado.
O ministro do Planeamento, Nelson de Souza, o secretário de Estado da Energia, João Galamba, o Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Marques Fernandes, a secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Maria do Céu Albuquerque são outros dos membros do Governo que participarão nas Conferências.
O Portugal Smart Cities, que durante três dias, combina uma mostra tecnológica com Conferências, traz a Portugal oradores de renome a nível internacional – o vice-presidente da Bosch, Bernd Heinrichs, o coordenador do Departamento de Sustentabilidade da NETAFIM de Israel, Naty Barak, da empresa holandesa Royal Haskoningdhv, Nanco Dolman, entre outros – e também oradores de destaque a nível nacional, com representantes da NOS, parceira do evento, da GALP, Siemens, EDP, Schneider Electric, EPAL, CISCO, IBM, enumerando apenas alguns.
Este evento é também palco para apresentação de grandes soluções e projectos a nível empresarial e municipal. Por exemplo, a Câmara Municipal de Cascais apresentará o primeiro veículo eléctrico autónomo do município, que já fez testes práticos na última semana; o Município de Oeiras apresentará um drone único em Portugal, em utilização na corporação de Bombeiros Voluntários de Paço de Arcos; já Santarém apresenta no Portugal Smart Cities o MOBI Senior, o transporte urbano gratuito para idosos.
Ainda no dia 21 de Maio, pelas 19h00, o Portugal Smart Cities Summit distingue as personalidades, empresas ou entidades que se destacaram nas temáticas das Smart Cities, com uma entrega de prémios. Prémio Portugal Smart Cities Summit 2019, Prémio Personalidade AcquaLive 2019, Prémio Personalidade EnergyLive 2019, Prémio Startup e Prémio Município mais Inovador e Smart by NOS e Prémio Stand Município Sustentável by GALP são as distinções.
O evento termina no dia 23 de Maio, com a grande Conferência “Água e Cidades do Futuro Powered By NOS”.