Investimento hoteleiro na Europa atingiu os 23 MM€
Em Portugal este tipo de investimento subiu 346% face ao valor verificado no período homólogo
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O investimento no mercado imobiliário europeu do sector hoteleiro atingiu os 23 mil milhões de euros nos últimos 12 meses, segundo o mais recente estudo da CBRE. Em Portugal este tipo de investimento atingiu os 400 milhões de euros, quadruplicando o valor verificado no período homólogo, refere o mesmo estudo.
“Após um ano recorde no investimento em hotéis em 2018, 2019 arrancou com excelentes resultados e deverá estabelecer um novo recorde histórico acima dos 500 milhões de euros, tornando-se numa das classes de activos mais relevantes. A procura por investidores internacionais institucionais continua sólida, esperando-se o aumento da sua preponderância no contexto nacional nos próximos anos”, afirmou Duarte Morais Santos, director associado da CBRE Hotels.
Reino Unido, Espanha e Alemanha foram os países que mais contribuíram para o crescimento do investimento hoteleiro no primeiro trimestre de 2019.
No Reino Unido, o volume de investimento no sector hoteleiro representou 35,5% do capital aplicado na região, nos últimos 12 meses, alcançando um total de 8,2 mil milhões, que se traduz num acréscimo de 15,1% face ao período homólogo. Este crescimento resultou sobretudo de um início de 2019 particularmente forte, com o primeiro trimestre do ano a registar uma subida de 24,5% em relação ao período homólogo.
Espanha continua a ser o segundo maior mercado europeu de investimento no sector hoteleiro desde o terceiro quadrimestre de 2018. Nos últimos 12 meses o volume de negócios foi de 4,2 mil milhões, superando o ano anterior em 17,5%.
Já a Alemanha registou um crescimento moderado no volume de transacções, conseguindo nos últimos 12 meses um total de 3,9 mil milhões, mais 7,1% do que no ano anterior, o que representa 17% do total do investimento europeu.
O investimento no sector hoteleiro em França somou um total de 1,3 mil milhões nos últimos 12 meses. Embora represente um declínio de 6% face ao período homólogo, este valor permitiu à França ascender à posição de quarto maior mercado europeu. Outras subidas notáveis registaram-se na República Checa (561%), em Portugal (346%) e na Suíça (209%).