LIDEL apresenta “Gestão e Fiscalização de Empreitadas”
Descrição
O livro tem por base os objectivos Custo, Prazo e Qualidade – e os princípios básicos de execução – organizar, planear, coordenar, controlar
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A editora LIDEL apresenta o livro Gestão e Fiscalização de Empreitadas da autoria de Jacinto Navas Martín, com mais de 40 anos de experiência profissional na fiscalização e gestão de projectos no sector da construção civil, e José Domingos Velez, director regional adjunto da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo.
Em períodos de contracção, a gestão e fiscalização de empreitadas detém uma expressão residual no contexto da construção civil. No entanto, esta actividade está sujeita a uma evolução cíclica e, neste momento, vivemos um período de expansão, em que existe uma necessidade de reagir e adaptar os meios e metodologias de intervenção. Assim, determinamos que a natureza desta actividade é de extrema importância, especialmente quando pensamos na obrigatória internacionalização do mercado da construção civil, que compele ao cumprimento das normas estabelecidas pela Federación Internacional de Ingenieros Consultores.
Em concordância com a legislação em vigor, o novo livro da LIDEL aborda os processos essenciais a percorrer na concretização e fiscalização de empreitadas. Tendo por base os objectivos fundamentais a atingir – custo, prazo e qualidade – e os princípios básicos de execução – organizar, planear, coordenar, controlar -, este manual constitui também um instrumento de aplicação na resolução de conflitos no sector.
O livro inclui quatro capítulos fundamentais baseados nas seguintes temáticas: Princípios e Organização (Princípios Básicos e Enquadramento Organizacional); Preparação da Obra (Contratação, Verificação e Análise de Projecto); Intervenção Básica na Obra (Gestão da Produção, Gestão Administrativa, Controlo de Quantidades e Custos, Análise de Reclamações, entre outros) e Intervenção Complementar na Obra (Gestão da Qualidade, Gestão da Segurança, Gestão Ambiental).