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“Maior terminal rodoferroviário da Península Ibérica” avaliado em 35 M€
O terminal, com uma área de 200 mil m2, seis linhas de 750 metros e uma capacidade para parqueamento de 10.000 TEU, o que equivale a mais de 500 mil movimentos por ano, irá servir os portos de Leixões e Sines
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Foi assinado, esta quarta-feira, o protocolo que possibilita a construção do “maior terminar rodoferroviário da Península Ibérica”. O investimento, avaliado em mais de 35 milhões de euros, será realizado pela Medway (ex-CP Carga), em conjunto com a Infraestruturas de Portugal (IP) e a Câmara Municipal de Famalicão.
O terminal, com uma área de 200 mil m2, seis linhas de 750 metros e uma capacidade para parqueamento de 10.000 TEU, o que equivale a mais de 500 mil movimentos por ano, irá servir os portos de Leixões e Sines, dando, assim, resposta à necessidade de aumentar a capacidade de movimentação de contentores no Norte do País.
De acordo com o jornal Expresso, “o arranque da obra depende apenas das obtenção das licenças necessárias”. A conclusão está o prevista para o início de 2020.
A IP ficará responsável por prestar serviços de assessoria técnica ao desenvolvimento do projecto do Terminal, nas várias especialidades da engenharia ferroviária, incluindo os ensaios e a colocação ao serviço dos sistemas a instalar, com vista a garantir que o mesmo respeita todas as normas técnicas e de segurança vigentes. Competirá também à empresa fornecer à Medway materiais ferroviários de via, em estado de usado, para a construção de linhas ferroviárias, em função dos activos disponíveis.