Dolce Vita Tejo passa a designar-se UBBO
UBBO pretende reinventar o conceito de diversão e deverá estar pronto a receber visitantes no final deste ano. O projecto arquitectónico e paisagístico é da Teresa Sapey Studios e o novo nome da Totem Branding
CONSTRUIR
Espanhola ARC Homes tem plano de investimento de 180 M€
“Um futuro sustentável para a Construção” domina programação da 31ªConcreta
Casa cheia para a 31ª edição da Concreta
Signify ‘ilumina’ estádio do Sporting Clube de Portugal
Savills comercializa 2.685 hectares de floresta sustentável em Portugal e Espanha
Tecnológica Milestone com 36% de mulheres nas áreas STEM supera média nacional
Sede da Ascendi no Porto recebe certificação BREEAM
KW assinala primeira década em Portugal com videocast
LG lança em Portugal nova gama de encastre de cozinha
CONCRETA de portas abertas, entrevista a Reis Campos, passivhaus na edição 519 do CONSTRUIR
Em 2015, a Eurofund Capital Partners e a AXA Investment Managers – Real Asset anunciou que pretendia transformar o Dolce Vita Tejo “no primeiro shopping resort” do País. Desde então todo o conceito foi trabalhado para ir ao encontro desta nova forma de ver e viver aquele centro comercial, desde o projecto arquitectónico e paisagístico até ao próprio nome que, a partir desta quarta-feira, se passa a designar UBBO.
A praça central do Centro, cuja área de restauração esteve em obras até final de 2018, da autoria arquitecta espanhola Marta Banús, será a zona de maior intervenção. A zona dos transportes públicos será transferida para outra parte já que esta área terá uma nova entrada principal e uma série de infraestruturas novas, cujo projecto arquitectónico e paisagístico é da autoria de Teresa Sapey, do Teresa Sapey Studios. Prevê-se que a obra esteja concluída no Natal de 2019.
Para Ian Sandford, presidente do Eurofund Capital Partners trata-se de “um conceito fundamentado em experiências únicas, transformando o Centro Comercial num destino de lazer e entretenimento… onde também se fazem compras. Pretende reinventar toda a experiência de visita através da criação de espaços cada vez mais acolhedores, mas também de um conjunto de actividades culturais, desportivas e de ócio para as famílias”.
Também Hermann Montenegro, Country Head Ibérica da AXA Investment Managers – Real Assets considera que “o crescimento do centro será consolidado com este projecto”. “As novidades irão chegando ao longo do ano com novas marcas e outras áreas intervencionadas, como fachadas e espaços logísticos, que em conjunto com o que foi hoje anunciado, farão deste um espaço único no nosso país”, acrescenta.
O futuro shopping resort vai proporcionar experiências que enriqueçam os visitantes desde parque infantis de acesso livre, novas áreas de descanso, terraços e cafés, uma comunidade urbana chamada The Hood, que irá realizar actividades, eventos, mercados e apoiará artistas emergentes. A praça central irá reunir, ainda, actividades como um parque aquático, minigolfe e até paredes de escalada. O centro da praça será facilmente ajustado para receber todo tipo de eventos e actividades complementares, de modo a manter o espaço vivo, bem como alguns dos eventos já esperados anualmente como é o caso da pista de gelo no Natal.
Os criativos da Totem Branding foram os responsáveis pelo nome UBBO, uma marca que pretende passar uma mensagem de diversão. A inspiração vem dos antigos fenícios, que chamaram a Lisboa “Allis Ubbo” que significava “porto seguro” ou porto encantador”. O porto foi o local de nascimento da cidade e era palco de animação, actividades e um espaço onde se iam quebrar rotinas. Uma palavra com fonética simples e fácil, quase infantil, o que sugere um desejo incontrolável de diversão.
Segundo Andy Stalman, CEO da Totem B, “mais do que um nome, UBBO é uma sensação que só se explica depois de se vivenciar o novo espaço. Uma nova identidade global que reflecte os valores e as características de um shopping resort – a vontade de ficar num lugar que nos oferece lazer, shopping, entretenimento e gastronomia.”
Actualmente, o UBBO contabiliza 280 lojas e restaurantes distribuídos por dois pisos e 104 mil quadrados. Possui, ainda um parque de estacionamento coberto e gratuito com cerca de nove mil lugares.
Integra, também, a KidZania, parque temático lúdico e educativo único em Portugal onde “as crianças podem brincar aos adultos”, experimentando mais de 60 profissões e a Zero Latency, uma experiência de entretenimento em realidade virtual para jovens e adultos e irá receber, ainda este ano, a primeira unidade Trofa Saúde de Lisboa.
Disponibiliza, ainda, um acolhedor Balcão de Atendimento, áreas de lazer com imprensa diária gratuita, um Work Hub (um confortável espaço de co-working), acesso internet gratuito em todo o Centro Comercial e um Espaço Solidário para apoiar ONGs e IPSS.