Renovação das Caves Sandeman com assinatura da Openbook Architecture
Em parceria com a BY-Interactive Brands Agency e através do conceito de Brandchitecture foi concretizada a transposição para o espaço a remodelar, do conceito, valores e ADN da marca, com o “The Don” a assumir o papel principal

CONSTRUIR
IP lança concurso de 150M€ para alargar ferrovia Contumil-Ermesinde
CCB quer alcançar a neutralidade de carbono até 2030
Trienal: ‘Conversas et Al’ junta fundador da Noarq e ilustrador Gémeo Luís
Edifício C do projecto em Lordelo do Ouro já está em construção
Edifício Boavista 2949 encontra-se em comercialização
Sandra Daza é a nova CEO do Grupo Gesvalt
“Mais Campera Outlet Shopping” quer modernizar o factory outlet
Preços das casas em Lisboa aumentaram 5,5% em 2024 e vendas cresceram 13,8%
BPI e CBRE em parceria para alavancar sustentabilidade no imobiliário comercial
PortalPRO e AvaiBook em parceria para oferecer serviços aos gestores de alojamentos turísticos
O projecto do atelier português de arquitectura Openbook Architecture foi o escolhido para a renovação das Caves de Vinho do Porto da Sandeman, em Vila Nova de Gaia. Realizado em parceria com a BY – Interactive Brands Agency, o projecto, com uma área de intervenção de mais de 5 mil m2, teve como objectivo conferir uma imagem mais moderna e sofisticada, proporcionando um ambiente típico e em simultâneo, contemporâneo.
A proposta arquitectónica e criativa teve como base, a melhoria de uma imagem já existente, onde o “The Don” constitui o centro de todo o mistério da visita às Caves Sandeman. O conceito proposto baseou-se nas cores que envolvem o famoso logótipo “The Don”, combinando com o design típico da cave em si, desenvolvendo uma imagem mais moderna e actual. Como materialização foi sugerida a combinação do preto onde está representada toda a sinalética do projecto com a pedra existente e a madeira envelhecida; o mobiliário mistura a pedra, a madeira e o ferro, reforçando assim a estética e o design geral escolhido para a globalidade deste projecto.
Além do projecto de arquitectura e conceito criativo, a renovação das Caves Sandeman consistiu também na criação de um museu interactivo da marca, mobiliário, interactividade digital, nova área de provas, nova «Sala 1790», Garrafeira Vintage, a inclusão de um auditório, instalações sanitárias, algumas alterações de imagem no percurso da visita assim como uma nova iluminação em toda a área de circulação das caves, e ainda um novo conceito de loja.
Foi criada uma visita guiada que é uma verdadeira experiência integrada, uma vez que se prolonga ao longo das caves. Foram instalados touchpoints digitais ao longo do circuito que funcionam como uma extensão da própria exposição e que se revelam como uma porta de entrada para o mundo da Sandeman. O novo conceito de tour relata a história da marca e do seu ícone, o The Don, dando protagonismo à marca Sandeman, ao Douro e aos seus vinhos, bem como ao portfólio da marca.
A marca Sandeman, o Douro e os seus vinhos surgem com um protagonismo reforçado, através da exposição do espólio da insígnia e de peças museológicas que retratam momentos históricos, assumindo-se claramente como “a” marca mundial de Vinho do Porto.
Através do conceito de Brandchitecture, preconizado pela Openbook Architecture e desenvolvido em parceria com a BY, foi concretizada a transposição para o espaço a remodelar, do conceito, valores e ADN da marca, com o “The Don” a assumir o papel principal de toda uma imagem mais moderna, actual e sofisticada.
Do seu portfolio fazem parte a criação do Deloitte HUB, os novos escritórios da Everise, da VdA – Vieira de Almeida ou Abreu Advogados, o edifício para a NOKIA Conhecimento, o Hospital Luz Saúde Vila Real e a sede da Microsoft. Mais recentemente, a Openbool Architecture tem igualmente a seu cargo o desenvolvimento do projecto de arquitectura de interiores da nova sede da KPMG.