BAU 2019 com mais 20 mil m2 que na edição anterior
Com um total de 200 mil m2 e com a presença de 45 países, a BAU é a feira de construção e arquitectura mais antiga e maior a nível internacional. 15 empresas portuguesas irão marcar presença na feira entre 14 a 19 de Janeiro

“Estamos totalmente comprometidos com a transição para uma economia de baixo carbono”
Comissão Europeia dá luz verde ao estatuto de “cliente electrointensivo”
Comunidade Intermunicipal de Aveiro prepara obra de defesa do Baixo Vouga
Antigo Tribunal da Maia dá lugar a empreendimento de luxo
Greenvolt vende parque eólico na Polónia por 174,4 M€
Hipoges implementa tecnologias para reduzir consumo de energia nos seus imóveis
IP Leiria avança com investimento de 3,7M€ em residências para estudantes
InovaDigital apresenta tecnologia para transformação digital das empresas de mediação
Intermarché investe 5 milhões de euros em nova loja em Leiria
Mercado de escritórios encerra 1.º trimestre sob pressão em Lisboa e Porto
A feira de construção, arquitectura e materiais conta já com 55 anos e na sua próxima edição, a decorrer entre 14 a 19 de Janeiro de 2019, em Munique, vai contar com mais dois pavilhões (Hall C5 e C6) permitindo, desta forma, atingir a totalidade da sua capacidade expositiva e, também, crescer mais 20 mil m2 em relação à ultima edição. Ao todo a BAU 2019 vai poder contar com 200 mil m2 de área de exposição, num total de 19 pavilhões, e consolidar-se como uma das maiores feiras internacionais do sector.
Para 2019, a Messe Munchen, entidade organizadora da feira, espera cerca de 2200 expositores oriundos de 45 países. Portugal vai também marcar presença, com cerca de 15 empresas ligadas ao sector dos materiais de construção, confirmadas até ao momento, que somam um total de 855m2de área de exposição. Esta é a mesma área ocupada por Portugal na edição da BAU 2017 (20 expositores), mas com possibilidade de aumentar já que a lista não está fechada e aguarda por novas confirmações, de acordo com a representação da Messe Munchen em Portugal.
O stand maior português é da Amorim, com cerca de 200m2, seguido pelas marcas portuguesas de janelas panorâmicas: a S-Vitech, a Panoramah e a Otiima, bem como do fabricante de portões automáticos Flexidoor. Outras como a Sosoares, Portas Arcuense, Mercantilis Construções, JNF J. Neves & Filhos, IHT, EM Living vão também estar presentes, assim como a Associação Empresarial do Porto (AEP) que leva consigo a Cimenteira do Louro, Castelhano & Ferreira, Marsefal / Fátima Stones, Pervedant e Silva & Ventura.
Na realidade, a BAU é cada vez mais uma feira internacional. De acordo com os dados fornecidos pela organização, mais de 80 mil dos visitantes são de países europeus, que não a Alemanha, tais como Áustria, Suíça e Itália, e cerca de 15 mil deslocam-se de países fora da Europa, com destaque para a Ásia, sendo que só da China chegam cerca de 2300 visitantes. Médio Oriente e América do Norte são outras das regiões que têm marcado uma forte presença nos últimos anos.
Além da importância da exposição a BAU pretende também ser uma alavanca para criar novas tendências e permitir pensar o futuro da construção, um futuro cada vez mais ligado às novas tecnologias e ao digital. A pensar nisto a BAU 2019 vai incidir os seus fóruns de debate em quatro temas principais: Digital, Connected, Integrated e Smart.