“O Artista” liga as artes à cultura portuguesa
A zona da Baixa Pombalina, onde nasce O Artista, é o epicentro da cena cultural lisboeta, onde surgiram os mais antigos teatros e salas de espetáculo da capital. O imóvel dos anos 50 renasce através do traço de João Tiago, interiores de Nini Andrade Silva, e remete para as diferentes formas de arte presentes nos diversos apartamentos

CONSTRUIR
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
O Artista, Lisbon Experience Hotel, é a nova unidade hoteleira de luxo de Lisboa. Situado no Largo do Regedor, um dos eixos mais vibrantes da capital, junto à Baixa Pombalina e à Avenida da Liberdade, O Artista apresenta como conceito diferenciador pela ligação às artes e à cultura portuguesas. A proximidade ao Teatro Nacional D. Maria II, ao Politeama e ao Coliseu foram determinantes para o desenvolvimento do conceito do projecto que teve na sua génese a inspiradora atmosfera das artes.
O edifício onde foi erigido O Artista, data dos anos 50 e renasceu agora sob o projecto arquitectónico de João Tiago e design de interiores da autoria de Nini Andrade Silva.
À sobriedade das linhas do edifício opõe-se um espaço interior de inspiração boémia, rico em elementos contemporâneos e históricos, onde o clássico e o actual se conjugam perfeitamente de forma a evidenciar o fascínio e a dedicação à arte.
“Uma viagem ao mundo das artes”
O Artista integra 16 luxuosos apartamentos e cinco quartos, distribuídos por cinco andares. A obra caracteriza-se, segundo Nini Andrade Silva “por um ambiente atrevido tanto quanto dramático e uma atmosfera algo cénica. Todo o conceito é materializado através da elegância dos diversos espaços e no conforto sublimado pelos detalhes, cuja expressividade se fará sentir na qualidade dos materiais, perfeição dos acabamentos, suavidade das texturas e na riqueza dos elementos decorativos e do próprio projeto de design de interiores”, sem nunca esquecer o elemento único que remete para cada uma das artes seleccionadas.
Para transportar os hóspedes por uma viagem ao Mundo das artes, existem detalhes nos apartamentos que remetem para profissões artísticas, prestando homenagem a inspiradores ofícios como Pintor, Escultor, Dramaturgo, Escritor, Compositor, Perfumista ou Ator.
Segundo o director do hotel, Georges Hutschinski “a selecção dos dois edifícios originais a partir dos quais nasceu o hotel acabou por ser uma escolha fácil, pela ligação emocional do proprietário, Mikhail Ubaydulaev, à história que remonta ao emblemático actor português, outrora proprietário, Vasco Santana. Um aspecto determinante, directamente relacionado com a génese do hotel e com a área geográfica da cidade onde está inserido”.
Restaurante O Ato
Inserido no edifício d’O Artista, O Ato é o espaço de restauração da unidade hoteleira. Da responsabilidade do galardoado Chef Miguel Laffan, O Ato pretende ser um espaço de desafios para todos os palatos, dos mais simples aos mais experientes. Miguel Laffan propõe uma viagem gastronómica com base nos sabores tradicionais portugueses, especialmente lisboetas, e harmonizados por uma selecção criteriosa de vinhos.