DR
Morreu o arquitecto Robert Venturi
Considerado o pai do pós-modernismo, Robert Venturi é uma das principais figuras da arquitectura do século XX e foi galardoado com o Prémio Pritzker em 1991
Ana Rita Sevilha
Trancoso lança concurso para Museu da Cidade por 3,4 M€
AML tem luz verde para construir 10.500 casas
AICCOPN: Valores em concursos públicos atingem em 2024 máximos históricos
‘The Social Hub’ chega ao Porto com novo conceito de hotelaria híbrida
Município de Arganil investe 5M€ na requalificação de Escola Secundária
Engie investe e implementa centrais fotovoltaicas em 21 lojas Pingo Doce
C&W e Worx assessoram arrendamento para novo laboratório da Affidea
Fileira Casa leva perto de uma centena de empresas nacionais a Frankfurt
Porto: Antigo Mercado de S. Sebastião dá lugar a novo espaço público
Dossier “Máquinas e Equipamentos”: Num mercado em transformação, aluguer domina e ‘pequenas’ crescem
O arquitecto norte-americano Robert Venturi, Prémio Pritzker em 1991, faleceu aos 93 anos. Venturi nasceu a 25 de Junho de 1925 em Filadélfia, Estados Unidos, a mesma cidade onde acabou por falecer devido a complicações relacionadas com a doença de Alzheimer. O arquitecto estudou arquitectura na Universidade de Princeton e fundou o seu escritório em 1964, juntamente com a sua parceira e esposa, Denise Scott Brown.
Considerado o pai do pós-modernismo, Robert Venturi é uma das principais figuras da arquitectura do século XX e entre as inúmeras distinções, foi galardoado com o Prémio Pritzker em 1991. As suas obras teóricas são amplamente conhecidas, entre elas o livro “Complexidade e Contradição em Arquitectura”, que foi considerado um marco na Teoria e História da Arquitectura, tendo sido por muitos referido como um dos textos mais importantes produzidos no século XX.
Robert Venturi ficou também conhecido pela máxima “Less is a bore”, um antídoto pós-moderno do famoso ditado modernista de Mies van der Rohe “Less is more”. Entre as suas obras mais conhecidas estão a Casa Vanna Venturi, que desenhou para a sua mãe em 1964 e que venceu o prémio AIA Twenty-Five Year e foi considerada uma “obra-prima da arquitectura americana moderna”, a Guild House (1964), o Museu de Arte Contemporânea de San Diego (1996) e o Gordon Wu Hall, na Universidade de Princeton (1983), entre outros.