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    OH Lisboa 2018: “Introduzir uma dimensão urbana foi um dos nossos propósitos”

    Luís Santiago Baptista e Maria Rita Pais asseguram que quem visitar o OH Lisboa não vai encontrar um evento diferente, mas sim uma ampliação das possibilidades de leitura da cidade

    Ana Rita Sevilha
    Arquitectura

    OH Lisboa 2018: “Introduzir uma dimensão urbana foi um dos nossos propósitos”

    Luís Santiago Baptista e Maria Rita Pais asseguram que quem visitar o OH Lisboa não vai encontrar um evento diferente, mas sim uma ampliação das possibilidades de leitura da cidade

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    Ana Rita Sevilha
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    São 9 zonas e 84 espaços (38 estreias), complementados por Percursos Urbanos a cargo de Especialistas. Luís Santiago Baptista e Maria Rita Pais asseguram que quem visitar o Open House não vai encontrar um evento diferente, mas sim uma ampliação das possibilidades de leitura da cidade. O CONSTRUIR foi entrevistar os comissários desta 7ª edição.

    Como é que receberam o convite para ser comissários do Open House Lisboa 2018 e com que grandes desafios se depararam?
    Luís Santiago Baptista: Ficámos muito surpreendidos com o convite. O que nos pareceu particularmente interessante no OH Lisboa tem que ver com a possibilidade praticamente única, a nível de eventos, de perceber e olhar a cidade como um todo. Há uma escala metropolitana que é possível de ser organizada a partir da estrutura do Open House, que é um programa com regras bastante definidas. Portanto, o nível de alteração, ou de proposta, está sempre naturalmente limitado pela estrutura do evento. Independentemente disso, existe um enorme potencial de produzir visões ou diferentes perspectivas sobre a cidade e por isso também esta questão de se assumir uma curadoria no âmbito do programa. Isso é muito interessante porque permite encontrar temas, questões particulares…

    Maria Rita Pais: …temáticas e problemáticas específicas. O OH acaba por ser um conjunto de portas abertas e a possibilidade de escolher essas portas e de levar as pessoas a ter uma determinada leitura da cidade, é um momento de celebração.

    LSB: Outro dos aspectos que nos parece muito importante no âmbito do OH tem que ver com essa abertura a um meio não exclusivamente de arquitectos. A maioria dos visitantes do OH não é da área da arquitectura, e isso é uma possibilidade. Esse, aliás, foi um dos lados que nos fascinou no evento, a par da possibilidade de ler a cidade a uma escala que poucos eventos permitem.

    MRP: Um dos grandes aspectos do OH é permitir o contacto com a arquitectura directamente, sem ser através de representações. E isso é muito bonito.

    O Luís referia as várias formas de ler a cidade e o facto de as várias curadorias produzirem diversas visões. O que podemos antecipar da maneira como este Open House vai olhar para Lisboa?

    LSB: Eu diria que a questão fundamental tem que ver com o programa internacional do OH, que tem um determinado tipo de estrutura e que procura ampliar ou expandir a leitura dos diferentes edifícios que compõem o evento, dando ao mesmo tempo uma leitura urbana. Essa foi a principal questão com que nos deparámos.

    MRP: Nós queremos mostrar que a cidade não é toda igual, que não é representada por um centro histórico ou um centro bussiness. A cidade não é homogénea. Tem vários zoneamentos e a possibilidade de ter essa leitura urbana e de se conseguir compreender a cidade, não só de um ponto de vista mais histórico, mais industrial ou mais comercial. Poder entender a cidade, nas suas várias perspectivas, e como é que estas várias zonas funcionam em si e no conjunto da estrutura da cidade, é muito interessante.

    LSB: Diria que a questão da leitura urbana pressupunha a ideia de que a selecção dos diferentes edifícios que fazem parte do programa deste ano tivessem um determinado tipo de relação entre eles. Seleccionámos 9 áreas da cidade e com essas 9 áreas procurámos mostrar, através da selecção de edifícios, as várias formas de habitar – no sentido alargado e não somente a habitação. É muito diferente viver no Restelo, no Centro Histórico, nos Olivais ou em Chelas. Mas todas essas possibilidades de habitar têm características diferentes e há quem prefira umas a outras. Perceber essa diversidade nos modos de habitar era também uma questão que nos interessava particularmente. Perceber como se faz a vida do dia-a-dia em cada uma destas zonas. Por isso, de uma forma geral, em cada zona temos uma casa, uma escola…diria que dentro de cada área, se quisermos, podemos imaginar o percurso do que é a vida e como é que se organiza.

    E perceber também os desafios de cada uma?

    © Frame It

    LSB: É verdade que a cidade tem hoje questões e problemas, desafios e dilemas por resolver. Uma das questões que nos interessava era o facto de, independentemente desse fenómeno global que atravessa as cidades, tentar perceber que esses fenómenos actuam de maneira diferente em cada uma destas zonas. Os problemas que cada uma delas tem que enfrentar actualmente não são exactamente os mesmos. É diferente olharmos hoje para o Centro Histórico e olharmos para Chelas – que é um caso muito interessante pela qualificação que tem sido feita nos últimos anos, que eu creio que a maior parte das pessoas não tem esse conhecimento.
    Ou seja, por um lado perceber a cidade como um todo mas, ao mesmo tempo, perceber que dentro desse todo, os fenómenos de transformação da cidade introduzem desafios diferentes em cada uma destas zonas. Diria mesmo que a nossa primeira grande preocupação foi como introduzir essa dimensão urbana num programa que é estruturado a partir de obras arquitectónicas individuais.

    E como se configura uma zona?

    MRP: Essa foi uma questão muito relevante para nós. Existem mecanismos a que nós, arquitectos, somos mais sensíveis para designar zonas, como espaços públicos, praças, eixos estruturantes…

    LSB: A leitura tem que ver com a estrutura urbana, com a estrutura física. Nós estamos habituados, no OH, a ter um mapa com pontos e o que nós procurámos fazer foi termos na mesma esses pontos mas relacioná-los. Então começámos a marcar as linhas fundamentas, como a Almirante Reis ou a linha de costa, e através de elementos que são simples de ser assimilados perceber essas relações. Alguns desses pontos estão um pouco mais fora, mas há uma leitura em que se vai perceber, quase como uma leitura gráfica, como a cidade foi crescendo, a sua génese.

    MRP: Acho que é muito importante também conseguirmos perceber na leitura que estamos a apresentar que a mesma é a do presente e isso é visível na nossa selecção de espaços, que optou por edifícios que estão a fazer a diferença no funcionamento da cidade hoje. Como se estivéssemos agora mesmo a fazer uma radiografia à cidade. E dessa forma as problemáticas vão sobressair.

    Partindo do princípio que o evento terá uma grande afluência de pessoas que não estão nem dominam a área da arquitectura, o que lhes pode oferecer?

    MRP: Embora todos os edifícios sejam qualificados, o interesse do edifício enquanto peça isolada não é o que tentamos fazer sobressair.

    LSB: Quem visitar este OH não vai sentir uma grande diferença em relação aos anteriores. O que nós acrescentamos foram outras possibilidades de entrar no programa. Isto é, ao definirmos as diferentes zonas, o público poderá estar interessado em concentrar-se mais numa zona ao invés de diferentes pontos num mapa. Mais do que uma alteração estrutural do programa é uma abertura de outras possibilidades de leitura. A escolha dos edifícios em cada zona procurou ter uma certa diversidade: de tipologia, de tempo, tendo em conta que procurámos sempre partir do habitar para perceber outras relações, como por exemplo como é que se vai à escola ou a um determinado edifício de escritórios.

    Mais do que uma alteração do programa estamos a falar de uma ampliação de uma expansão das possibilidades de leitura?

    LSB: Sim, partindo do princípio que aquilo que nos interessa é perceber a cidade. Obviamente os espaços e os edifícios são todos muito importantes, mas acreditamos que são importantes se integrados numa leitura.
    No âmbito do que nos propusemos fazer no OH, vamos apresentar casos qualificados. Todavia, o programa também retrata uma série de situações onde os arquitectos não estão eventualmente a entrar também. Por exemplo, temos um conjunto muito significativo de obras de habitação social em zonas que normalmente são estigmatizadas como Chelas, onde o trabalho que tem sido feito de requalificação e junto com as associações é fantástico. Temos a requalificação do Bairro PRODAC, que também nos parece muito importante, que é outro dos casos em que os arquitectos estão a contribuir.
    Há uma preocupação de mostrar que o trabalho dos arquitectos não é exclusivamente focado em quem pode encomendar uma obra ou para o turismo de luxo, embora ele esteja presente porque faz parte. A nossa preocupação foi sempre a de trazer diversidade. Um projecto como o do Cinema Ideal, no Bairro Alto, é muito significativo. É através destas múltiplas forças que se geram dentro da cidade, dessas energias e movimentos que são muito violentos e cada vez mais rápidos, que este conjunto de obras seleccionadas vai procurar dar uma leitura.
    No OH não procuramos dar uma resposta, procuramos fazer um raio-x, uma chamada de atenção e uma possibilidade de reflexão que vai além de um olhar contemplativo a um determinado espaço. Queremos através do OH lançar questões e reflectir sobre a cidade que temos hoje e a cidade que queremos no futuro.
    E há uma outra coisa que nos parece muito interessante na questão das zonas que são os Especialistas.

    O que vão incrementar?
    LSB: Eles não fazem normalmente parte do programa. Já existiram visitas guiadas noutras edições, mas neste caso temos um Especialista por zona.
    Nós escolhemos os Especialistas e as nossas escolhas foram para introduzir uma leitura urbana pessoal. Dentro das opções que temos de base, cada um dos Especialistas vai construir a sua narrativa, vai acrescentar um outro ponto de vista sobre o espaço público, fazendo uma leitura que através dos edifícios individuais não conseguimos ter.
    A ideia é começar sempre por a Dimensão Urbana, referir onde determinado edifício está inserido e integrado. Enquadrar de uma forma histórica e urbana.

    Se alguém precisasse de ajuda na escolha dos edifícios a visitar, o que aconselhavam?

    LSB: Há edifícios novos na selecção e procurámos descentralizar, ainda que estejamos dentro da 2ª Circular. Temos uma concentração muito grande de diferentes experiências de urbanismo moderno na cidade de Lisboa. Temos o Restelo e a Ajuda, que também tem um conjunto de obras significativas. Marvila e Beato, cuma zona que está a entrar em grande pressão mas que tem um conjunto alargado de habitação social, problemas diferentes daqueles que o Centro Histórico está a sofrer. Direi que temos um conjunto muito interessante.

    MRP: O que estamos a tentar expressar é que aconselhamos provavelmente não duas ou três obras singulares, mas zonas que não têm tido tanta atenção e tão explicita. Por exemplo, visitar a “Pantera Cor-de-Rosa”, com o arquitecto Gonçalo Byrne é uma oportunidade única, para além de que existe um estigma em relação aquele bairro.

    LSB: Ou os “Cinco Dedos” do Victor Figueiredo, também em Chelas. É muito interessante perceber a comunidade que está ali criada e como as pessoas se dispõem a mostrar como é que o bairro tem sido transformado. Chelas hoje não é Chelas de antigamente e isso também é uma coisa que o OH pode trazer: mostrar essas zonas da cidade ou a possibilidade de as mostrar. Creio que haverá muitos públicos diferentes no OH e haverá interesse por parte de algum público nestas dimensões sociais. A cidade é uma cidade para todos e dentro das diferentes perspectivas e forças vamos ter de encontrar um equilíbrio que nos permita ter a cidade que queremos. Nós não dizemos qual é, mas pretendemos fomentar essa reflexão.

    Sobre o autorAna Rita Sevilha

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    18ª edição do Europan aborda o “Re-sourcing”

    Estão a concurso 47 locais em 12 países europeus, com as propostas a poderem ser apresentadas até 29 de Junho. Com o subtema “Re-sourcing from natural elements – Dealing with Water”, Lisboa apresenta-se com uma das áreas de intervenção que se localiza em Campolide

    CONSTRUIR

    A fragilidade do ecossistema da Terra e as crises sociais levam à imaginação de práticas alternativas à extracção prejudicial de recursos, ao consumo excessivo e à poluição de ambientes vivos.

    Devem, por isso, ser pensados ​​e implementados projectos de regeneração que abracem a natureza e a cultura. A pensar nesta realidade, o tema da 18ª edição do Europan aborda o “Re-sourcing”. Estão a concurso 47 locais em 12 países europeus, com as propostas a poderem ser apresentadas até 29 de Junho.

    Com o subtema “Re-sourcing from natural elements – Dealing with Water”, Lisboa apresenta-se com uma das áreas de intervenção que se localiza em Campolide e que corresponde à solução para a cobertura de um grande tanque e túnel integrados no Plano Geral de Drenagem de Lisboa (PGDL).

    Esta cobertura deve relacionar a área de intervenção com o tecido urbano envolvente, pois encontra-se isolada devido à existência grandes infraestruturas como linhas de comboio e rodovias. A intervenção deverá incluir, ainda, edifícios de habitação de baixa escala pré-existentes, expressão de herança de uma cidade pré-industrial.

    Como podemos criar formas de usar sabiamente os recursos naturais no ambiente construído e impulsionar o equilíbrio ecológico entre os fluxos naturais e as necessidades urbanas?, Como podemos ligar a urbanidade para além dos limites das infraestruturas? E como podemos dar forma a um futuro sustentável, bonito e inclusivo, proporcionando habitação e habitat? São algumas das perguntas que se colocam aos concorrentes na área de intervenção em Lisboa.

    Os resultados serão anunciados a 17 de Novembro de 2025.

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    Mork-Ulnes Architects apresenta ‘The Craft of Place’

    Editado por Casper Mork-Ulnes, ‘The Craft of Place’ destaca a dedicação do estúdio ao contexto, ao vernáculo local e à materialidade, enquanto explora a interacção entre arquitectura e paisagem, tradição e inovação

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    ‘The Craft of Place’ é a primeira monografia da Mork-Ulnes Architects, um atelier internacional com escritórios em São Francisco e Oslo, e que explora a abordagem distinta do estúdio à arquitectura e a sua reinterpretação das tradições regionais da construção.

    Editado por Casper Mork-Ulnes, com contribuições de Joseph Becker (curador associado de Arquitectura e Design no Museu de Arte Moderna de São Francisco) e Anne Marit Lunde (curadora, editora e escritora sediada em Oslo), ‘The Craft of Place’ destaca a dedicação do estúdio ao contexto, ao vernáculo local e à materialidade, enquanto explora a interacção entre arquitectura e paisagem, tradição e inovação.

    Fundado por Casper Mork-Ulnes em 2005, o estúdio equilibra o pragmatismo escandinavo com a criatividade californiana e o espírito empreendedor de inovação, criando edifícios que misturam brincadeira e contenção.

    “Baseado em contextos físicos e culturais discretos, o nosso ponto de vista é informado pela convergência das origens distintas onde o nosso trabalho nos leva. À medida que as áreas geográficas onde trabalhamos se estão a expandir, somos desafiados a pesquisar e explorar novas e antigas condições culturais relacionadas com a arquitectura e o lugar. A agenda estética e formal que surge da negociação destes impulsos culturais muitas vezes bastante diferentes resulta também na interacção de contenção e ludicidade que pode ser rastreada em todos os nossos projectos. É exatamente esta tensão que veio a de definir a nossa prática”, observa Casper Mork-Ulnes.

    “Os edifícios vernaculares que se desenvolveram por necessidade são um testemunho físico do conhecimento tradicional e ainda hoje podem estabelecer a base de uma lógica de construção. Esta arquitectura artesanal tem qualidades materiais intrínsecas e aparentes que podem criar ligações entre gerações e culturas. Um profundo envolvimento com o material e a sua utilização tradicional é, portanto, uma parte central da nossa prática. Ao explorar métodos, materiais e formas tradicionais em novos contextos, somos capazes de criar ligações dinâmicas, ao mesmo tempo que preservamos e aprendemos com o vernáculo”, acrescenta o arquitecto.

    Publicado em Dezembro de 2024 pela Park Books, este novo volume está estruturado em torno de temas de materiais, tradições, sustentabilidade, escala e luz e revela o método Mork-Ulnes Architects de integrar a arquitectura em diversos ambientes através de projectos como The Silver Lining House em São Francisco; Octothorpe House em Bend, Oregon (EUA); e Skigard Hytte em Kvitfjell, Noruega.

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    Liu Jiakun, é o vencedor do Prémio Pritzker de Arquitectura 2025

    O arquitecto de Chengdu, China, Liu Jiakun, foi o Laureado de 2025 do Prémio Pritzker de Arquitectura. Interligando aparentes antípodas, como utopia versus vida quotidiana, história versus modernidade e colectivismo versus individualidade, Liu propõe uma arquitectura afirmativa que celebra a vida dos cidadãos comuns

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    O arquitecto chinês Liu Jiakun, de Chengdu, foi anunciado como o vencedor do Prémio Pritzker de Arquitetura 2025, a mais alta distinção da arquitectura a nível mundial. Liu é reconhecido por uma abordagem que valoriza a cultura, a história e a natureza, criando projectos que equilibram tradição e modernidade. A sua arquitectura promove a comunidade e inspira compaixão, respeitando o meio ambiente e utilizando materiais locais e técnicas artesanais. Destaca-se ainda pela inovação em espaços urbanos densos, oferecendo soluções que integram edifício, infraestrutura, paisagem e espaço público.

    “A arquitectura deve revelar algo, deve abstrair, destilar e tornar visíveis as qualidades inerentes das pessoas locais. Tem o poder de moldar o comportamento humano e criar atmosferas, oferecendo uma sensação de serenidade e poesia, evocando compaixão e misericórdia, e cultivando um sentido de comunidade partilhada”, afirma Liu.

    Interligando aparentes antípodas, como utopia versus vida quotidiana, história versus modernidade e coletivismo versus individualidade, Liu propõe uma arquitectura afirmativa que celebra a vida dos cidadãos comuns. Defende o poder transcendente do ambiente construído através da harmonização das dimensões culturais, históricas, emocionais e sociais, utilizando a arquitectura para fomentar a comunidade, inspirar compaixão e elevar o espírito humano.

    “Com um portefólio notável, de profunda coerência e qualidade constante, Liu Jiakun imagina e constrói novos mundos, livres de qualquer constrangimento estético ou estilístico. Em vez de seguir um estilo, desenvolveu uma estratégia que nunca depende de um método recorrente, mas sim da avaliação das características e requisitos específicos de cada projecto. Ou seja, Liu Jiakun parte das realidades actuais e trabalha-as ao ponto de, por vezes, oferecer um cenário inteiramente novo para a vida quotidiana. Para além do conhecimento e das técnicas, o senso comum e a sabedoria são as ferramentas mais poderosas que acrescenta ao repertório do arquitecto”, afirma, em parte, a Citação do Júri de 2025.

    Liu cria espaços públicos em cidades densamente povoadas, onde o luxo do espaço é amplamente inexistente, estabelecendo uma relação positiva entre densidade e espaço aberto. Ao multiplicar tipologias dentro de um único projecto, inova a função dos espaços cívicos para responder às diversas necessidades da sociedade.

    Entre os seus trabalhos mais importantes estão o “West Village” (Chengdu), o “Departamento de Escultura do Instituto de Belas-Artes de Sichuan” (Chongqing) e o “Museu de Arte em Pedra Luyeyuan” (Chengdu). Após o terramoto de Wenchuan, em 2008, Liu reciclou escombros para criar os “Tijolos do Renascimento”, demonstrando o seu compromisso com a reconstrução sustentável.

    “As cidades tendem a segregar funções, mas Liu Jiakun segue o caminho oposto e mantém um equilíbrio delicado para integrar todas as dimensões da vida urbana”, sublinhou Alejandro Aravena, presidente do Júri e ele próprio Laureado do Prémio Pritzker em 2016. Na nota enviada à imprensa refere que “num mundo que tende a criar periferias monótonas e intermináveis, ele encontrou uma forma de construir lugares que são edifício, infraestrutura, paisagem e espaço público ao mesmo tempo. O seu trabalho pode oferecer pistas impactantes sobre como enfrentar os desafios da urbanização numa era de crescimento acelerado das cidades.”

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    Créditos: Benjamin Schoonenberg.
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    Trienal organiza exposição ‘Tirar Mais do que Há para Dar’

    ‘Tirar Mais do que Há para Dar’ é um contributo colectivo e plural para um futuro da arquitectura que não exija a exaustão do planeta e de quem o habita e que conta com obras de Alfonse Chiu & Emma Kaufmann LaDuc, Alina Paias & Benjamin Schoonenberg, Liisa Ryynänen e Netherlands Angry Architects!mde

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    Fazer arquitectura no sistema económico vigente significa depender da extracção do máximo de materiais, valor e energia, muitas vezes ultrapassando os limites do que o planeta ou o corpo podem repor. As diferentes etapas do desenho e construção de um edifício evidenciam um ciclo contínuo de esforço e sobre-extracção da cadeia de produção arquitectónica, das matérias-primas à mão-de-obra.

    Neste sentido, e em parceria com a galeria VI PER em Praga, a Trienal organiza uma exposição dupla, a decorrer simultaneamente em ambas as cidades, que explora a forma como a “energia se move, se transforma e se dissipa, tanto no interior dos corpos como no mundo material”. Em Lisboa, a exposição arranca este Sábado, dia 8 de Março e mantém-se até conta com a visita comentada pela curadora Alina Paias e a apresentação de Liam Ross, professor da Universidade de Edimburgo e de Adam Przywara, investigador na Universidade de Friburgo. A mostra mantém-se até 13 de Maio.

    Os contributos de fellows emergentes da plataforma europeia LINA estão distribuídos entre Praga e Lisboa – onde a exposição decorre em simultâneo – abordando a arquitectura habitada enquanto consumidora de energia; cartografias especulativas das dinâmicas territoriais de exaustão na Europa; e a formação de redes de solidariedade entre quem trabalha na indústria da construção para enfrentar a crise climática. A exposição conta ainda com o vídeo The Void of its Other (O Vazio do Outro) que explora as pressões e incentivos financeiros e políticas que moldam a produção habitacional contemporânea em Roterdão.

    A exposição arranca este Sábado, dia 8 de Março e mantém-se até 13 de Maio. A inauguração conta com a visita comentada pela curadora Alina Paias e a apresentação de Liam Ross, professor da Universidade de Edimburgo e de Adam Przywara, investigador na Universidade de Friburgo.

    Os contributos de fellows emergentes da plataforma europeia LINA abordam a arquitectura habitada enquanto consumidora de energia; cartografias especulativas das dinâmicas territoriais de exaustão na Europa; e a formação de redes de solidariedade entre quem trabalha na indústria da construção para enfrentar a crise climática. A exposição conta ainda com o vídeo The Void of its Other (O Vazio do Outro) que explora as pressões e incentivos financeiros e políticas que moldam a produção habitacional contemporânea em Roterdão.

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    Futuro centro cultural da Trofa
    Arquitectura

    Centro Cultural da Trofa define nova “urbanidade” na cidade

    “Embora a proposta defina uma volumetria clara com uma definição de praça formal, a interligação dos elementos e sua localização a diferentes cotas permite usos flexíveis e dinâmicos dos espaços, que convida a apropriações que reflectem o panorama geral da produção artística, heterogénea e interactiva”

    Cidália Lopes

    O futuro Centro Cultural da Trofa deverá ser “dinamizador de cultura” no território em que se irá inserir, numa perspectiva alargada à região Norte do País e deverá ter um papel “diferenciador”, através das suas valências funcionais, da sua centralidade geográfica e da sua imagem, enquanto referência no domínio da arquitectura contemporânea. Por outro lado, insere-se no numa lógica de requalificação que tem transformado “profundamente” o centro do concelho.

    Características que serviram de base ao projecto vencedor apresentado pelas arquitectas Alda Jesus e Enrica Mazzon, do colectivo Laboratório Mediterrâneo e que, segundo o júri, se destacam pela sua “inovação, funcionalidade e sustentabilidade”, assim como pela forma “harmoniosa” que esta se adapta ao espaço urbano e ao contexto histórico da Trofa.

    Identidade “arquitectónica, abstracta e cenográfica”

    A área de intervenção, actualmente um vazio urbano que se situa junto à escola Profº Napoleão Sousa Marques, à ciclovia Norte, ao parque de apoio à Mobilidade e ao final da Alameda da Estação, vai receber o equipamento numa lógica de “quarteirão”.

    A implantação proposta no projecto de arquitectura determina a existência de um espaço exterior central – A Praça – delimitada pelo conjunto edificado que emerge acima da cota de soleira. Esta praça central, de caracter formal, possui três eixos de atravessamento que evocam uma malha de tecido urbano já consolidada, mantendo a permeabilidade necessária para que se torne parte activa da vida pública e definidora de uma nova “urbanidade” da cidade.

    O conceito geral da proposta visa a “marcação de um espaço vazio central no território intervencionado, com uma forte identidade arquitectónica, abstracta e cenográfica”. A fragmentação volumétrica, unificada na base num pódio de distribuição publica é uma oportunidade para desconstruir a monumentalidade do edificado, e aproximá-lo à escala da cidade. Os alinhamentos volumétricos geram uma composição equilibrada e de continuidade entre si.

    Embora a proposta defina uma volumetria clara com uma definição de praça formal, a interligação dos elementos e sua localização a diferentes cotas permite usos flexíveis e dinâmicos dos espaços. Esta proposta convida a apropriações que reflectem o panorama geral da produção artística, heterogénea e interactiva, como por exemplo a ‘Black Box’ que pode abrir directamente para a praça e dinamizar o espaço público.

    Futuro centro cultural da Trofa

    Durabilidade e sustentabilidade

    A proposta caracteriza-se, ainda, pela escolha de uma materialidade “homogénea e sistematizada”, quer nos métodos construtivos seleccionados quer nos acabamentos exteriores e interiores, cuja “modularidade, repetição, subtis variações de escala e pigmentação contribuirá para a definição do lugar e sua identidade”.

    A simplicidade das fachadas e volumes que conformam o centro cultural permite a sobreposição de informação em projecções multimédia, ou noutros suportes de larga escala, promovendo o sentido de ‘happening’ do lugar.

    Pretende-se, ainda, que abordagens sustentáveis possam ser adoptadas na fabricação destes elementos, tais como a incorporação de resíduos de demolição local, e a identificação de pigmentos regionais que comuniquem.

    Já a durabilidade dos revestimentos escolhidos traduz-se em sustentabilidade construtiva, evitando a necessidade de manutenção intensiva e substituição frequente de elementos ao longo da vida útil do edifício.

    Sobre o autorCidália Lopes

    Cidália Lopes

    Jornalista
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    Albert Gil Margalef, CEO atelier Batlleiroig
    Arquitectura

    Escala do projecto representou “desafio adicional” com natureza a inspirar soluções

    Foi em Setembro de 2023 que a Bondstone adquiriu os 68 hectares da Quinta do Morgadinho, em Vilamoura. Aquele que foi o primeiro investimento da promotora no Algarve, tem planos para se tornar num dos empreendimentos mais sustentáveis daquela região. Nasce, assim, o Masterplan Arcaya, onde a conexão com a natureza e elementos construtivos como a madeira são um factor distintivo. O desenho é do atelier catalão Batlleiroig

    Cidália Lopes

    Albert Gil Margalef, CEO da Batlleiroig Arquitectura, falou ao CONSTRUIR, sobre a particularidade que é o Arcaya. A visão de um ‘Jardim Infinito’ é o ponto de partida para um projecto que pretende conjugar casas de design sustentável com uma abordagem de conservação e respeito pelo meio envolvente. A construção off-site com materiais que apresentem uma pegada de carbono reduzida, como a madeira, vai marcar a paisagem.

    Qual é a visão principal do projecto Arcaya?

    A visão principal do projecto Arcaya é criar um ‘Jardim Infinito’, ou seja, uma sequência de espaços naturais concebidos para realçar as características naturais do local. Neste ‘Jardim’, a natureza conjuga-se harmoniosamente com casas de design sustentável, promovendo, ao mesmo tempo, o bem-estar e um estilo de vida inteligente em comunidade. O objectivo primordial é recuperar essa ligação intuitiva e natural que os seres humanos têm com a natureza, permitindo que os residentes do Arcaya vivam entre árvores e desfrutem da riqueza da biodiversidade. Cada novo projecto residencial fará parte de um projecto maior: o Masterplan Arcaya.

    Qual foi o ponto de partida?

    O ponto de partida fundamental do projecto foi a sustentabilidade. Desde o início, optou-se por uma abordagem que desse prioridade à conservação e ao respeito pelo meio envolvente. Em vez de recorrer à construção a partir do zero, decidiu-se manter e melhorar a infraestrutura existente, optimizando os recursos já disponíveis.

    Além disso, foi dada especial atenção à preservação e valorização da paisagem preexistente, composta por um bosque de pinheiros e vegetação ripícola, garantindo, assim, a sua continuidade e o seu valor ecológico. Houve, ainda, uma adaptação à topografia natural do terreno, tendo sido realizado um estudo detalhado para definir a cota de implantação de cada casa, permitindo minimizar a movimentação de terras e preservar o maior número possível de árvores existentes, minimizando, assim, um impacto sobre o ecossistema local.

    “Soluções como muros Kreiner, um sistema inovador de contenção que utilizam troncos de madeira, funcionam de forma eficiente e, ao mesmo tempo, mantêm-se em total harmonia com a natureza. Outra abordagem inovadora é a integração de caixas de água em valetas, que melhoram a infiltração natural do solo, optimizando a retenção de humidade e promovendo o crescimento saudável das espécies vegetais”

    Como foi concebido o projecto para harmonizar com o ambiente natural onde está inserido?

    Desenhado com especial cuidado para se integrar, de forma harmoniosa, no ambiente natural que o envolve, sob a ideia principal de um ‘Jardim Infinito’, como já referi, onde os limites entre a arquitectura e a paisagem se esbatem.

    Para reforçar esta conexão, todas as casas foram estrategicamente orientadas, garantindo que cada uma mantivesse uma relação directa e contínua com este ‘Jardim Infinito’. Além disso, os limites entre os lotes foram concebidos de forma subtil, permitindo que se fundissem com a paisagem sem criar barreiras visuais ou físicas, excepto nos limites entre as parcelas vizinhas, onde era necessário assegurar a privacidade entre os residentes do empreendimento.

    Inovação e desafios

    E como se consegue equilibrar a inovação com a funcionalidade?

    Não são conceitos incompatíveis, pelo contrário, complementam-se ao potenciar as suas vantagens. Em todas as intervenções na paisagem, aplicaram-se soluções inovadoras baseadas na natureza. Trata-se de um princípio ancestral: partir dos materiais naturais do local e trabalhá-los com o mínimo de impacto de novos elementos, de forma a alcançar o design e a funcionalidade desejados.

    Soluções como muros Kreiner, um sistema inovador de contenção que utilizam troncos de madeira, funcionam de forma eficiente e, ao mesmo tempo, mantêm-se em total harmonia com a natureza. Outra abordagem inovadora é a integração de caixas de água em valetas, que melhoram a infiltração natural do solo, optimizando a retenção de humidade e promovendo o crescimento saudável das espécies vegetais.

    Na arquitectura, a inovação passa pela adopção de técnicas de industrialização na construção, um processo que se integra perfeitamente no design final das casas. A construção controlada permite um rigoroso controlo de qualidade na execução, melhorando a funcionalidade do produto final. Além disso, no empreendimento Arcaya inovou-se na escolha de materiais de construção que apresentassem uma pegada de carbono reduzida, como a madeira e as tintas à base de argila, que contribuem para melhorar a qualidade do ambiente interior dos espaços habitacionais.

    Quais foram os principais desafios enfrentados durante o processo de concepção do projecto?

    Foram vários os desafios que surgiram e exigiram soluções criativas e estratégicas. Um dos principais desafios foi a integração das infraestruturas pré-existentes, uma vez que aproveitar e adaptar o que já estava construído exigia um planeamento minucioso para garantir uma ordenação eficiente e funcional de todo o empreendimento.

    Outro aspecto crucial foi assegurar a coerência do projecto. Dada a diversidade dos componentes e abordagens, era essencial alcançar uma integração harmoniosa, permitindo que cada elemento fizesse parte de um todo equilibrado.

    Além disso, a escala do projecto representou um desafio adicional, pois era necessário encontrar um equilíbrio entre a unidade do empreendimento e a sua identidade distintiva. Para tal, foi levado a cabo um trabalho detalhado para respeitar as especificidades de cada área, considerando factores como a topografia, a vegetação e a orientação, garantindo assim um resultado coeso, mas com diversidade e identidade próprias.

    Objectivo: Pegada de carbono reduzida

    Que tipo de madeira e outros materiais sustentáveis estão a ser utilizados no projecto?

    Na construção das casas e do stand de vendas, foram e estão a ser utilizadas, principalmente, estruturas em madeira de pinho radiata e larício. Além disso, combinam-se soluções estruturais com vigas e pilares de madeira lamelada colada (LVL), bem como painéis de madeira lamelada colada cruzada (CLT). A madeira é, também, aplicada nos revestimentos interiores e exteriores, tanto na sua forma natural como carbonizada, para garantir maior resistência às condições climatéricas.

    No interior, privilegiam-se os revestimentos de baixa pegada de carbono, como tintas e argamassas à base de argila. No que diz respeito aos revestimentos cerâmicos, é valorizada a produção local, de forma a reduzir o impacto ambiental associado ao transporte.

    Além disso, e para um isolamento natural mais eficiente, todas as coberturas foram concebidas como coberturas verdes, contribuindo para a regulação térmica das casas e para uma maior integração com a paisagem envolvente.

    Que soluções específicas foram implementadas para reduzir a pegada de carbono do projecto?

    Para reduzir a pegada de carbono, foi adoptada uma abordagem integrada que abrange tanto o ambiente paisagístico como a arquitectura das casas. As soluções implementadas foram estruturadas nas “10 Estratégias-Chave” do projecto Arcaya, ou seja, num conjunto de princípios que asseguram o desenvolvimento sustentável do empreendimento em total harmonia com o meio ambiente. Um dos aspectos essenciais foi a reutilização da infraestrutura já existente, uma decisão que permitiu reduzir as emissões em 70%, ao evitar demolições e a construção a partir do zero. Para uma gestão inteligente da água, maximizou-se a infiltração natural através de soluções que captam e aproveitam desde a primeira gota de chuva até sistemas como jardins aquáticos. A biodiversidade desempenhou, também, um papel central no projecto, com a regeneração da floresta e a plantação de espécies autóctones, optimizando o sistema de rega e aumentando o número de árvores em 30%.

    O projecto privilegia, ainda, soluções inspiradas na natureza, utilizando os sistemas ecológicos existentes para criar uma relação harmoniosa entre o ser humano e o ambiente. Um dos exemplos é a reutilização de resíduos da gestão florestal para a criação de espaços de regeneração. As casas foram concebidas como unidades autossuficientes, com um design que optimiza o conforto e minimiza o consumo energético através de estratégias passivas, como a ventilação cruzada natural e a criação de refúgios climáticos de baixa necessidade energética. Além disso, foram incorporados sistemas activos de elevada eficiência energética.

    Para reduzir ao máximo a pegada de carbono apostou-se em técnicas de construção a seco, na utilização de materiais locais e em estratégias de neutralidade carbónica. Um dos exemplos concretos foi o estudo do carbono incorporado na construção das “Timber Villa”, permitindo avaliar e minimizar o impacto ambiental desde a sua fase de concepção, assim com a adopção da construção off-site, o que reduz o tempo de obra e o seu impacto ambiental e de criação de resíduos.

    “As soluções implementadas foram estruturadas nas ‘10 Estratégias-Chave’ do projecto. Um dos aspectos essenciais foi a reutilização da infraestrutura já existente, uma decisão que permitiu reduzir as emissões em 70%, ao evitar demolições e a construção a partir do zero”

    Foram integradas tecnologias de pré-fabricação ou modularidade no processo?

    Sim, foram integradas tecnologias de pré-fabricação e modularidade no processo construtivo, tendo sido testados diferentes graus de pré-fabricação nas casas piloto.

    Em algumas casas, optou-se por um sistema de industrialização 2D, que combina a estrutura com componentes secundários, como o isolamento e os revestimentos. Noutros casos, desenvolveu-se um sistema de industrialização modular 3D, onde a casa é dividida em módulos que já incluem a estrutura, as instalações e os revestimentos, permitindo uma maior eficiência e rapidez na construção.

    Como é garantida a durabilidade e resistência da madeira utilizada, especialmente face aos factores climáticos e às pragas?

    Para assegurar a durabilidade e resistência da madeira utilizada, especialmente contra os factores climáticos e às pragas, são aplicados diversos tratamentos e técnicas de proteção.

    A madeira utilizada no exterior passa por um processo de termo tratamento e recebe fungicidas, bem como acabamentos de lasur, que proporcionam uma proteção adicional e melhoram a sua estética.

    Em alguns casos, é aplicada a técnica do Yakisugi, um método tradicional japonês que conta com mais de 300 anos, adaptado aos mais rigorosos requisitos contemporâneos. Esta técnica consiste na carbonização da camada externa da madeira, garantindo uma maior resistência à humidade, à radiação solar e ao ataque de insetos, o que aumenta significativamente a sua estabilidade e longevidade.

    Existe algum objectivo, a longo prazo, para a Arcaya em termos de manutenção ou renovação?

    Os objetcivos a longo prazo para o empreendimento Arcaya estão focados, principalmente, na gestão florestal e no desenvolvimento da paisagem, que se prevê que atinja o seu máximo potencial após os primeiros 10 anos.

    Além disso, foi elaborado um plano específico para a remoção de espécies invasoras, promovendo a introdução e regeneração de espécies autóctones.

    Como veem o crescimento, em particular, da tendência de desenvolver projectos em madeira? E que factores podem dificultar esse crescimento?

    A tendência de desenvolver projectos em madeira é encarada com optimismo, uma vez que este material representa uma oportunidade e uma solução face aos desafios ambientais actuais. A madeira desempenha um papel fundamental na descarbonização do sector da construção, ao capturar CO₂ e ao promover uma economia circular.

    Um dos principais obstáculos ao crescimento da construção em madeira é o facto de as normas e os regulamentos não acompanharem o ritmo dos avanços da indústria. Esta falta de actualização pode criar barreiras à implementação de sistemas construtivos inovadores, dificultando a adopção generalizada de soluções mais sustentáveis e eficientes.

    Sobre o autorCidália Lopes

    Cidália Lopes

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    Ateliermob apresenta Coopmmunity, a nova plataforma para projectos colaborativos

    Representantes do projecto em Portugal, o Ateliermob trabalha, desde Dezembro de 2023, com uma equipa de especialista em habitação cooperativa de Valência para desenvolver o modelo a aplicar no nosso País. A apresentação será online no dia 27 de Fevereiro

    Cidália Lopes

    Na próxima quinta-feira, dia 27 de Fevereiro, o Ateliermob irá apresentar a nova plataforma digital, desenhada para facilitar a organização e participação das Cooperativas de Habitação em Cedência de Direito de Uso. A apresentação será online, entre as 15 horas e as 16 horas, através do link que se encontra disponível na página do atelier.

    A plataforma foi desenvolvida ao longo de 2024, com uma equipa de Valência, em Espanha, composta por profissionais especializados na gestão de projectos de Habitação Cooperativa, nomeadamente, os ateliers Carpe.studio, Joan Rojeski studio e a cooperativa de arquitectura Crearqció, em conjunto com a cooperativa valenciana El Rogle, tendo a equipa do Ateliermob aceite esta parceria em Dezembro de 2023 enquanto representantes do projecto em Portugal.

    A plataforma Coopmmunity destina-se à aprendizagem, debate e coordenação com outras pessoas para a realização de projectos cooperativos, disponibilizando também um espaço de gestão interna para cooperativas já estabelecidas. Também estão disponibilizadas diversas funcionalidades com o objectivo de facilitar a interacção e a tomada de decisões entre interessados, profissionais e grupos promotores, contribuindo para o fortalecimento do ecossistema das Cooperativas de Habitação com Cedência de Direito de Uso.

    Sobre o autorCidália Lopes

    Cidália Lopes

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    CAM “Edifício do Ano” pelo ArchDaily

    O Centro de Arte Moderna da Gulbenkian, redesenhado pela visão de Kengo Kuma, em colaboração com o gabinete de arquitectura OODA e do gabinete de arquitectura paisagística de Vladimir Djurovic (VDLA) foi eleito Edifício do Ano na categoria “Cultural Architecture”, na edição de 2025 dos prémios ArchDaily. Numa edição onde mais três obras de arquitectos portugueses estavam entre os nomeados

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    Já são conhecidos os 15 finalistas da edição 2025 do “Prémio Edifício do Ano do ArchDaily e um deles é Centro de Arte Moderna da Gulbenkian, redesenhado pela visão de Kengo Kuma, em colaboração com o gabinete de arquitectura OODA e do gabinete de arquitectura paisagística de Vladimir Djurovic (VDLA). O CAM foi eleito Edifício do Ano na categoria “Cultural Architecture”.

    O arquitecto japonês recriou o edifício original de betão do CAM, inaugurado em 1983, da autoria do arquitecto britânico Leslie Martin, aumentando a transparência a sul e acrescentando-lhe uma impressiva pala de 100 metros de comprimento, com uma cobertura de 3.274 telhas de cerâmica brancas, produzidas em Portugal.

    O projecto é inspirado no conceito de Engawa, um elemento da arquitectura tradicional japonesa que estabelece uma harmoniosa ligação entre o interior e o exterior. Trabalhando em estreita colaboração com Kuma, Vladimir Djurovic criou uma “mata urbana”, definindo uma nova frente paisagística da Fundação Gulbenkian, a Sul, com um elevado índice de biodiversidade, criando habitats para a vida selvagem e estabelecendo uma transição subtil, muito natural, com o jardim original.

    O prémio lançado há 16 anos teve por base uma ideia simples, mas poderosa, permitir que os leitores escolhessem os seus edifícios favoritos de entre a vasta biblioteca do ArchDaily. Ao longo dos anos o prémio cresceu e tornou-se um dos mais reconhecidos e democráticos do mundo da arquitectura.

    Este ano de entre as quatro mil obras publicadas em 2024, foram seleccionados 75 finalistas. Para além do CAM, mais três projectos nacionais integraram esta short list, que só por si elegeu um conjunto forte de projectos um pouco por todo o mundo.

    Na categoria “Best Applied Product” a reabilitação e ampliação de um edifício do século XVI, que deu origem a quatro apartamentos turísticos, em Angra do Heroísmo, Açores, com assinatura do atelier SCC Arquitectos, de Sónia Carvalho Cabaça e Catarina Viegas de Sousa.

    Na categoria “Houses” a Donavan House, do arquitecto português Gonçalo Pires Marques, foi um dos finalistas. O projecto destaca-se pelo uso inovador da madeira e pelo compromisso com a sustentabilidade, tornando-se um exemplo de excelência na arquitectura contemporânea. A construção esteve a cargo da ODUM.

    A instalação urbana Dome Next Door – Kopa Pie Doma, concebida pelo gabinete de arquitectura Hori-zonte, em colaboração com Antonella Amesberger, Jurgis Gečys, Toms Kampars e Artis Neilands, foi nomeado em duas categorias “Small Scale & Installations” e “Cultural Architecture”. A instalação transformou o coração histórico de Riga, reinventando a Praça da Catedral, como um palco urbano interactivo e dinâmico, respondendo à ausência de um ponto de encontro central onde diversos caminhos da cidade convergiam.

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    Trienal: ‘Conversas et Al’ junta fundador da Noarq e ilustrador Gémeo Luís

    Este terceiro momento do ciclo de tertúlias, acontece esta quinta-feira, dia 20 de Fevereiro, A conversa constrói-se em torno de uma peça de puzzle, símbolo da importância da unidade para a construção do todo

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    Em 2025, a Trienal iniciou mais um ciclo de tertúlias em torno da arquitectura e os seus desdobramentos em que participam quatro ateliers com prática estabelecida. Estes contam com um vasto leque de obras construídas de diversas escalas, que vai desde um plano de requalificação de arquitectura paisagista a um restaurante de acção social que convidam figuras cúmplices que se cruzam com a disciplina para conversas informais em torno de um objecto.
    Esta quinta-feira, dia 20 de Fevereiro, acontece o terceiro momento das conversas de arquitectura ‘Conversas et Al.’ que junta José Carlos Oliveira, fundador do atelier portuense Noarq, e Gémeo Luís, ilustrador consagrado em diversos formatos nacionais e internacionais. A conversa constrói-se em torno de uma peça de puzzle, símbolo da importância da unidade para a construção do todo. O desafio deste momento, aberto à participação do público, é “explorar as pertinências dos contributos numa equipa e como cada pessoa não só é imprescindível como se torna antídoto para uma solidão intelectual e processual que tende a tornar-se viciada e estéril”.

    Fundado há 23 anos, o Noarq concentra a sua pesquisa no desenho da paisagem, arquitectura e objectos quotidianos e conta com vitórias em concursos nacionais e internacionais, destacando-se as Piscinas na praia de Vila Garcia de Arousa e o Ascensor Público Halo de Vigo, em Espanha, ou a Ponte Ferreirinha sobre o Douro para o Metro do Porto.

    O último momento da terceira ronda de Conversas et Al., marcada para dia 6 de Março, conta com o atelier SIA e a presença da escultora Fernanda Fragateiro.

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    crédito Ricardo Cruz
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    Arquitecto Gonçalo Pires Marques finalista no “Building of the Year 2025”

    Para Gonçalo Pimah, este reconhecimento reforça a posição da arquitectura portuguesa no panorama internacional

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    O arquitecto português Gonçalo Pires Marques está entre os finalistas do prestigiado prémio “Building of the Year 2025” do ArchDaily, um dos mais importantes reconhecimentos internacionais na área da arquitectura. O seu projecto, a Casa Donavan, destaca-se pelo uso inovador da madeira e pelo compromisso com a sustentabilidade, tornando-se um exemplo de excelência na arquitectura contemporânea.

    A Casa Donavan distingue-se pela sua abordagem única à construção em madeira, um processo que o próprio arquitecto descreve como “quase artesanal”. O trabalho próximo com o mestre carpinteiro foi essencial para garantir a precisão e a qualidade da execução. Além disso, a escolha da madeira termotratada, sem utilização de químicos, reforça o compromisso com a sustentabilidade.

    Além dos materiais escolhidos, o desenho da casa foi pensado para reduzir a necessidade de sistemas de climatização. O aproveitamento inteligente da exposição solar e a ventilação natural transversal contribuem para um menor impacto ambiental. Houve também um esforço consciente na selecção de fornecedores locais, minimizando deslocações e importações para reduzir a pegada ecológica.

    Para Gonçalo Pimah, este reconhecimento reforça a posição da arquitectura portuguesa no panorama internacional. O arquitecto entende que “arquitectura portuguesa é uma área reconhecida entre pares a nível mundial como poucas áreas. Como no cinema português, é regularmente mencionada e até premiada. Aliás, Portugal é o único país do mundo com dois vencedores do Prémio Pritzker ainda vivos, o que reflecte a qualidade e a influência do nosso trabalho.”

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