“Houses of Portugal: Value & Style” reúne 22 obras de arquitectura contemporânea portuguesa
Da responsabilidade da APEMIP e da APCMC, o livro é uma das peças de comunicação que a fileira está a usar na presença em feiras internacionais estratégicas

CONSTRUIR
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
Crescimento de flexspaces deve-se à “rapidez da operacionalidade” e “flexibilidade de prazos”
Habitat Invest lança lote 3 do Almar Beach
Prémio António Almeida Henriques 2025 destaca empresas e autarquias
IP consigna a última empreitada das obras do PRR
Melom e Querido Mudei a Casa Obras com volume de negócios de 6,6 M€ no 1º trimestre
Sete gabinetes portugueses finalistas nos A+Awards 2025
Accor assume gestão do Anantara Vilamoura, o primeiro da marca Fairmont em Portugal
Estão abertas as candidaturas à 21ª edição do Prémio Fernando Távora
São 22 obras de arquitectura portuguesa contemporânea que, “enaltecem o saber fazer e a excelência na área da construção, para projectar o imobiliário luso no mundo”. “Houses of Portugal: Value & Style” é uma edição da responsabilidade da APEMIP e da APCMC que se centra em empreendimentos de referência das duas últimas décadas, grande parte deles premiados internacionalmente. O trabalho editorial e gráfico do livro coube à DESIGNARTE – Brand Activation.
Segundo DESIGNARTE, o livro visa incrementar a notoriedade e os negócios da fileira do imobiliário e dos materiais de construção além-fronteiras, junto de promotores imobiliários e potenciais novos residentes.
Nesse sentido, a obra bilingue mostra “como nas urbes, ou na sua envolvência, os portugueses vêem e fazem as suas novas casas – de cultura, de ciência, de lazer ou… simplesmente para viver”.

Porto de Leixões © Egídio Santos
A edição abre janelas sobre as “pontes” que a construção civil lusitana está a suspender “entre o edificado histórico e as volumetrias emergentes pensadas para as novas dinâmicas” citadinas, mas não esquece os projectos diferenciadores longe das metrópoles, idealizados para outros usos, refere a mesma fonte.
A selecção de projectos, garante, mostra como o País está a inovar nas técnicas e nas tecnologias ao serviço da construção, inclusive na “pegada verde” do sector, tendencialmente mais sustentável no patamar ambiental.
“Estamos em crer que este livro constituir-se-á como um embaixador privilegiado de Portugal junto de promotores, investidores e prescritores que em todo o mundo procuram qualidade e diferenciação, nos domínios da arquitectura, da engenharia, do imobiliário e dos produtos de construção”, referem a APCMC e a APEMIP na introdução.

Parque Tecnolõgico de Óbidos © João Morgado
Segundo José de Matos, secretário-geral da APCMC, o “Livro de Prestígio” tem merecido, por parte das diversas personalidades distinguidas com a sua oferta, “os maiores elogios e algumas manifestações de surpresa e admiração com a qualidade dos edifícios e a diversidade dos estilos e soluções construtivas, destacando a beleza das reabilitações, a modernidade das soluções arquitectónicas e os exemplos de integração no património cultural e no meio ambiente”.
O livro é uma das peças de comunicação que a fileira está a usar na presença em feiras internacionais consideradas estratégicas, no âmbito do programa Houses Of Portugal: Value & Style. Depois da participação recente no International Property Show, no Dubai (Emirados Árabes Unidos), no Salon de L’Immobilier et du Tourisme, em Paris, e na Convenção SECOVI 2018, em S. Paulo, segue-se o Reino Unido, no próximo ano.