DR
Reabilitação do Bairro Monte da Bela superior a 5 M€
A empreitada de reabilitação do Bairro Monte da Bela, em Campanhã, está a cargo da empresa municipal Domus Social e deverá estar concluída em 2020
CONSTRUIR
‘Rossio Pombalino’ reabre com marca do Grupo Inditex
24 empresas nacionais participam no Hotel & Hospitality Expo Saudi Arabia
Porta da Frente Christie’s comercializa em exclusivo ‘The Park Cascais Residences’
Investimento em Construção e VAB do sector com abrandamento no 2ºT de 2024
AIP cria CER’s em Lisboa e em Loulé
Exposição que representou Espanha na Bienal de Veneza passa por Lisboa
Site da RE/MAX Portugal regista mais 3 milhões de visitas em Agosto
Conversa com arquitecto David Adjaye encerra exposição sobre Paulo Mendes da Rocha
Greenvolt fecha acordo para venda de portfólio em Itália por 18,7 M€
Geberit anuncia novos webinars de formação até ao final do ano
A empreitada de reabilitação do Bairro Monte da Bela, em Campanhã, cuja gestão está a cargo da empresa municipal Domus Social, representa um investimento da Câmara Municipal do Porto (CMP) superior a 5 milhões de euros.
Este conjunto habitacional foi construído em 1970, é composto por sete blocos, num total de 236 fogos. Tendo já iniciado em meados deste mês, os trabalhos deverão estar terminados em Junho de 2020.
A empreitada encontra-se dividida em três fases e irá abranger os sete blocos que constituem o aglomerado. Na primeira fase, já iniciada, serão reabilitados os edifícios 5, 6 e 7, que deverão estar prontos em Maio de 2019. Seguem-se os blocos 1 e 3 – fase 2 – cuja conclusão dos trabalhos está prevista para Novembro do mesmo ano. A terceira e última fase da empreitada irá contemplar os blocos 2 e 4.
A reabilitação propriamente dita engloba trabalhos ao nível de coberturas (aplicação de novo revestimento em chapas de alumínio e isolamento térmico); fachadas e empenas (tratamento das fachadas e empenas de tijolo à vista e remoção da pastilha para aplicação de acabamento a marmorite polido); vãos e caixilharias (substituição integral dos estores, das portas de entrada das habitações, das caixilharias existentes para caixilharias em alumínio com corte térmico); secadouros (Substituição das grelhas de betão pré-fabricadas das lavandarias por vão envidraçado com caixilharia de alumínio e espaço de secagem da roupa com painel em policarbonato translúcido).
Serão também intervencionadas as zonas comuns, com encerramento e tratamento da envolvente exterior e interior das caixas de escadas colectivas (aplicação de caixilharia ao nível dos patamares, reparação e/ou fornecimento de novos corrimãos, aplicação de revestimentos em pavimentos, tratamento de paredes e tectos e fecho da entrada).
As obras contemplam, ainda, a instalação e remodelação de equipamentos hidráulicos, de equipamentos mecânicos (pré-instalação da rede de gás em zonas comuns, sistemas de ventilação e exaustão de fumos e gases de combustão), de sistema solar térmico e de instalações eléctricas e de telecomunicações.
Serão feitas também obras no interior do Centro de Integração Profissional para Surdos e na Associação Recreativa e Desportiva Bairro Monte da Bela.