DR
Reabilitação do Bairro Monte da Bela superior a 5 M€
A empreitada de reabilitação do Bairro Monte da Bela, em Campanhã, está a cargo da empresa municipal Domus Social e deverá estar concluída em 2020
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A empreitada de reabilitação do Bairro Monte da Bela, em Campanhã, cuja gestão está a cargo da empresa municipal Domus Social, representa um investimento da Câmara Municipal do Porto (CMP) superior a 5 milhões de euros.
Este conjunto habitacional foi construído em 1970, é composto por sete blocos, num total de 236 fogos. Tendo já iniciado em meados deste mês, os trabalhos deverão estar terminados em Junho de 2020.
A empreitada encontra-se dividida em três fases e irá abranger os sete blocos que constituem o aglomerado. Na primeira fase, já iniciada, serão reabilitados os edifícios 5, 6 e 7, que deverão estar prontos em Maio de 2019. Seguem-se os blocos 1 e 3 – fase 2 – cuja conclusão dos trabalhos está prevista para Novembro do mesmo ano. A terceira e última fase da empreitada irá contemplar os blocos 2 e 4.
A reabilitação propriamente dita engloba trabalhos ao nível de coberturas (aplicação de novo revestimento em chapas de alumínio e isolamento térmico); fachadas e empenas (tratamento das fachadas e empenas de tijolo à vista e remoção da pastilha para aplicação de acabamento a marmorite polido); vãos e caixilharias (substituição integral dos estores, das portas de entrada das habitações, das caixilharias existentes para caixilharias em alumínio com corte térmico); secadouros (Substituição das grelhas de betão pré-fabricadas das lavandarias por vão envidraçado com caixilharia de alumínio e espaço de secagem da roupa com painel em policarbonato translúcido).
Serão também intervencionadas as zonas comuns, com encerramento e tratamento da envolvente exterior e interior das caixas de escadas colectivas (aplicação de caixilharia ao nível dos patamares, reparação e/ou fornecimento de novos corrimãos, aplicação de revestimentos em pavimentos, tratamento de paredes e tectos e fecho da entrada).
As obras contemplam, ainda, a instalação e remodelação de equipamentos hidráulicos, de equipamentos mecânicos (pré-instalação da rede de gás em zonas comuns, sistemas de ventilação e exaustão de fumos e gases de combustão), de sistema solar térmico e de instalações eléctricas e de telecomunicações.
Serão feitas também obras no interior do Centro de Integração Profissional para Surdos e na Associação Recreativa e Desportiva Bairro Monte da Bela.