Boas práticas construtivas disponíveis em app para smartphones
Esta APP, que será apresentada no Archi Summit 2018, possibilita ao utilizador conhecer os materiais mais amigos do ambiente, ter acesso a pormenores explicativos de soluções construtivas, bem como os materiais disponíveis no mercado para dar resposta a cada situação

CONSTRUIR
Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
A necessidade do sector da construção caminhar num sentido de uma maior sustentabilidade levou o Portal da Construção Sustentável a criar uma aplicação inovadora para smarphones acessível a qualquer público, sobre boas práticas construtivas e materiais mais ecológicos, que será lançada no Archi Summit em Lisboa, nos dias 12 e 13 de Julho no Lx Factory.
Construir edifícios “recorrendo a técnicas ambientalmente sustentáveis e a materiais que possam ser mais tarde reutilizados noutros processos produtivos e/ou noutros edifícios”, assim como apostar em soluções que «promovam a eficiência energética e a poupança de recursos”, é o desafio que Aline Guerreiro pretende lançar nesta iniciativa.
“Os edifícios têm um grande impacto ambiental associado ao consumo de água, de energia e de matérias-primas”, explica a fundadora do Portal da Construção Sustentável, e que, como tal, defende que a forma de contornar este problema passa pela sensibilização para “uma construção mais cuidada, baseada em boas práticas e em materiais mais sustentáveis”.
Esta aplicação é inovadora no mercado português e possibilita ao utilizador, além de dar a conhecer os materiais mais amigos do ambiente, ter acesso a pormenores explicativos de soluções construtivas, onde poderá ver a colocação exacta de cada material bem como os materiais disponíveis no mercado para dar resposta a cada situação”.
Com esta iniciativa o Portal da Construção Sustentável pretende mais uma vez chegar ao maior número de pessoas possível. Desde a sua génese em 2010, a plataforma online do PCS já reúne cerca de 70 000 visitantes/mês, na sua maioria profissionais do sector.