Sonae Sierra conclui renovações do CascaiShopping e Centro Vasco da Gama
Com um investimento total na ordem dos 26 milhões de euros, a renovação dos centros comerciais é uma estratégia já assumida pela Soane Sierra, que vê nesse tipo de investimento uma forma de valorização do seu portefólio

CONSTRUIR
MCA celebra contrato de 15M€ com linha de crédito britânica
AIP e Euronext lançam programa ELITE para capacitar empresas em crescimento
Município de Alcobaça inaugura Área de Localização Empresarial da Benedita
Sell and Go ultrapassa os 10M€ em aquisições e reforça presença no mercado imobiliário
Prospectiva e Hydroplante realizam estudos de viabilidade em Madagáscar
LDC Group adquire Weddo Living e reforça aposta na gestão de arrendamento
RBR Estate Investments investe 1,5 M€ em projecto nos Anjos
Cosentino alarga portfólio de casas de banho com novo lavatório
Escarlata Loncán assume Direcção Geral da Quilosa Selena Iberia
Schneider Electric leva à Hannover Messe tecnologias que estão a “moldar o futuro da indústria”
A Sonae Sierra acaba de concluir as renovações dos centros comerciais CascaiShopping e Centro Vasco da Gama, em Lisboa. O investimento total rondou os 26 milhões de euros.
A renovação dos centros comerciais é uma estratégia já assumida pela Soane Sierra, que vê nesse tipo de investimento uma forma de valorização do seu portefólio e de actualização das novas tendências ao nível do retalho.
“O investimento em projectos de renovação nos centros comerciais que gerimos é uma prova da aposta que fazemos na valorização crescente do nosso portefólio. Com estes projectos, queremos ir ao encontro das tendências mais actuais, de forma a manter os centros atractivos, diferenciadores e modernos para os visitantes e para os lojistas, elevando a qualidade dos activos e a experiência de visita”, explica Fernando Guedes de Oliveira, CEO da Sonae Sierra.
A renovação do CascaiShopping, que resultou num investimento de 14 milhões de euros, surgiu da necessidade de realizar uma intervenção profunda que permitisse dar ao centro uma imagem mais contemporânea, em linha com o estilo de vida dos visitantes da sua zona de influência (Cascais, Estoril e Sintra), ao mesmo tempo que preservou a sua identidade original ligada à moda e ao glamour.
O CascaiShopping, que contou com 73.801 m2 de Área Bruta Locável (ABL), foi alvo de uma intervenção de renovação no interior do centro, tendo contemplado, ainda, melhorias significativas ao nível dos parques de estacionamento. De referir que o novo conceito de arquitectura e design desta segunda fase foi inspirado no universo dos Hamptons, em Nova Iorque. Entre as alterações realizadas destaca-se a criação de um grande espaço verde na entrada poente, a relocalização dos elevadores e escadas de gravidade, o aumento do pé direito e a abertura das clarabóias que permitiram realçar a luz natural do centro.
Foram, ainda, realizadas intervenções nos WCs, criado um espaço Baby Care (que, além de fraldário, tem uma zona de amamentação com total privacidade e um espaço para aquecer biberões e boiões) e, ainda, a instalação de um playground criado a pensar nos mais novos e nas jovens famílias que visitam o centro. A renovação foi acompanhada, também, pela introdução de novas lojas e de uma sala de cinema IMAX, num claro reforço qualitativo da oferta de lazer.
Já a renovação do Centro Vasco da Gama, que envolveu um investimento de 12 milhões de euros, contemplou a criação de ambientes, por um lado mais acolhedores e que privilegiassem o conforto dos visitantes e, por outro, que conferissem ao centro mais modernidade. Para tal, foram realizadas intervenções espaciais a nível interior e a nível de esplanadas, permitindo potenciar, ainda mais, a localização privilegiada e a vista para o rio Tejo.
O novo conceito de arquitectura e design foi inspirado nas viagens em grandes navios de cruzeiro, remetendo os visitantes para um imaginário de luxo e conforto, mantendo a ligação ao tema original do centro comercial – os Oceanos.
Das intervenções realizadas, de destacar a criação da nova varanda exterior da praça da restauração do piso 2, com vista privilegiada para o rio, que passou a contar com uma esplanada lounge e permitiu aumentar o número de lugares sentados; a renovação do terraço do 3º piso, transformando-o num deck acolhedor e trendy, também com vista para o rio e a expansão da loja Zara, que passou a ter entrada directa a partir do parque de estacionamento e uma área distribuída em dois pisos, tornando-a a maior loja da marca do país.
A oferta de lazer foi reforçada com a criação de uma esplanada interior no piso 2, numa zona menos movimentada do centro e com vista para a Gare do Oriente, num espaço confortável e moderno perfeitamente adaptado tanto para socializar, como para trabalhar ou fazer reuniões num ambiente informal e tranquilo.