Revive lança concurso para Convento de Santa Clara
A área a concurso abrange o edifício, o pátio e os espaços verdes adjacentes e deverá ser, concessionado durante 50 anos, para exploração para fins turísticos. Poderá integrar uma componente de formação “on-job” ou de estágios, que será majorada para efeitos de adjudicação
CONSTRUIR
Habitação em Vila do Conde premiada em diferentes iniciativas internacionais
Governo dá luz verde à ANA para avançar com proposta para NAL
Retail Mind reforça estrutura com entrada de Telma Oliveira como managing director
Lagos investe mais de cinco milhões de euros em obras de eficiência hídrica
Madeira de freixo e cortiça vão equipar Pavilhão de Portugal na Expo de Osaka
Kodawari Residences anuncia Fernando Cunha como director de Operações em Portugal
Grupo Libertas avança com construção do Lux Garden EVO
Número de casas vendidas sobe 27,7% em 2024
João Tinoco junta-se à equipa de capital markets da Worx
Governo cria “estrutura de gestão” para acompanhar projectos de aeroportos
Foi lançado, esta segunda-feira, o concurso público para a concessão do Convento de Santa Clara, em Vila do Conde, ao abrigo do programa Revive. Os investidores interessados têm agora 90 dias para se candidatarem.
O imóvel, localizado junto ao rio Ave e junto ao centro da cidade, está em vias de ser classificado como Monumento Nacional. A área a concurso abrange o edifício, o pátio e os espaços verdes adjacentes e deverá ser, concessionado durante 50 anos, para exploração para fins turísticos. Poderá integrar uma componente de formação “on-job” ou de estágios, que será majorada para efeitos de adjudicação.
O Convento de Santa Clara é um dos 33 imóveis inscritos no Revive e o sétimo concurso a ser lançado .
Pretende-se com este programa valorizar e recuperar o património sem uso, reforçar a atractividade dos destinos regionais e o desenvolvimento de várias regiões do país.
Manuel Caldeira Cabral,, ministro da Economia, afirma que “vai ser concessionado um imóvel icónico de Vila do Conde, que dispõe de uma localização privilegiada na cidade, junto ao rio e ao mar, que será um importante factor de geração de riqueza para a economia local e de criação de postos de trabalho”.
Também Luís Castro Mendes, ministro da Cultura, congratula-se “por estarem agora reunidas as condições para que este grandioso monumento seja devidamente reabilitado, assim como garantida a sua manutenção futura e a sua fruição pública. A população de Vila de Conde vê assim protegido o Convento de Santa Clara, monumento emblemático da cidade”.
O Convento de Santa Clara foi fundado há 700 anos, em 1318, por D. Afonso Sanches e D. Teresa Martins, com o objectivo de acolher senhoras da nobreza com poucos recursos, tendo sido doado, no ano seguinte, à Ordem de Santa Clara. Até final do século XIX foi ocupado pelo convento feminino (irmãs clarissas), tendo mantido função religiosa até 1893, com a morte da última freira.
Está na posse do Estado desde 1834 (ano em que foram extintas as ordens religiosas). Funcionou posteriormente como reformatório durante vários anos. Está fechado desde 2007, tendo sido sujeito a obras em 2015, a cargo do município de Vila do Conde.