Eurocódigos Estruturais em fase de consulta até 30 de Abril
Além da regulamentação para estruturas de betão e estruturas de aço para edifícios, o diploma contempla um Eurocódigo referente à avaliação de resistência aos sismos nos edifícios alvo de reabilitação
CONSTRUIR
Trancoso lança concurso para Museu da Cidade por 3,4 M€
AML tem luz verde para construir 10.500 casas
AICCOPN: Valores em concursos públicos atingem em 2024 máximos históricos
‘The Social Hub’ chega ao Porto com novo conceito de hotelaria híbrida
Município de Arganil investe 5M€ na requalificação de Escola Secundária
Engie investe e implementa centrais fotovoltaicas em 21 lojas Pingo Doce
C&W e Worx assessoram arrendamento para novo laboratório da Affidea
Fileira Casa leva perto de uma centena de empresas nacionais a Frankfurt
Porto: Antigo Mercado de S. Sebastião dá lugar a novo espaço público
Dossier “Máquinas e Equipamentos”: Num mercado em transformação, aluguer domina e ‘pequenas’ crescem
O projecto de Decreto-Lei relativo à utilização no nosso País de um conjunto de Eurocódigos Estruturais encontra-se em fase de consulta até dia 30 de Abril. Além da regulamentação para estruturas de betão e de aço para edifícios, o diploma contempla ainda a resistência aos sismos nos edifícios alvo de reabilitação. A coordenação está a cargo do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).
Os Eurocódigos Estruturais permitem consagrar uma base para a elaboração de cadernos de encargos para a execução das obras de construção e para a prestação de serviços de engenharia correlacionados e servir de base para a elaboração de especificações técnicas europeias harmonizadas para os produtos de construção, tendo sido regulamentados a nível europeu através do nº 305/2011 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 9 de Março, designado por Regulamento dos Produtos de Construção, e transposto para a ordem jurídica interna pelo Decreto-Lei n.º 130/2013, de 10 de Setembro.
Neste momento, está concluída a publicação do conjunto completo dos Eurocódigos Estruturais como normas europeias pelo Comité Europeu de Normalização e já se iniciou a publicação das correspondentes normas nacionais.
O presente diploma contempla um primeiro conjunto de Eurocódigos Estruturais, que possibilitará o projecto de estruturas de betão e de estruturas de aço para edifícios, incidindo ainda sobre alguns aspectos do projecto de estruturas de edifícios realizadas com outros materiais. Inclui-se, neste conjunto, um Eurocódigo relativo à avaliação e reabilitação de edifícios existentes, no que diz respeito à resistência aos sismos.
Procede-se no presente diploma à revogação total ou parcial dos regulamentos de projecto estrutural em vigor e estabelece-se um período de transição de três anos.
O LNEC disponibiliza na sua pagina electrónica o referido projecto. Os comentários deverão ser enviados para eurocodigos@lnec.pt ou, em alternativa, por carta, para a morada daquele instituto.