HyperFocal: 0
Design e tecnologia de mãos dadas na Light+Building 2018
“Alphabet of Light” desenhada por Bjarke Ingels (BIG) para a Artemide é um dos produtos vencedores do concurso Design Plus powered by Light+Building 2018
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Até ao próximo dia 23 de Março, a Messe Frankfurt recebe mais uma edição da Light+Building, aquela que é considerada a maior feira internacional de iluminação, arquitectura e tecnologia.
São cerca de 2500 os expositores que apresentam os seus mais recentes produtos nos sectores de iluminação, engenharia eléctrica e gestão inteligente de casas e edifícios, sendo também o principal palco dos expositores de renome internacional para a apresentação das últimas tendências. A tecnologia LED e OLED, a par com os painéis fotovoltaicos, a mobilidade eléctrica e a gestão inteligente de consumo de electricidade, são alguns dos temas em destaque.
Contudo, a Light + Building distingue-se também pelo extenso programa de eventos e concursos, entre eles o “Design Plus powered by Light + Building 2018”, que nesta edição chamou a atenção de 154 empresas – de 26 países diferentes e alguns deles fora da Europa – que submeteram a concurso 222 produtos.
A competição organizada pela Messe Frankfurt em parceria com o German Design Council, distingue a inovação que vai ao encontro do design, da consciência ambiental e a excelência tecnológica.
Dos produtos submetidos, o júri escolheu 39, cinco deles nomeados como “Best of”, entre eles o “Alphabet of Light circular” desenhado pelo gabinete dinamarquês BIG – Bjarke Ingels Group para a Artemide.
O painel de jurados decidiu ainda, dos 70 submetidos por jovens profissionais, escolher 13, sendo que três deles foram elevados à categoria de “Best of”. Todos os produtos estão em exposição na feira.
Sobre o concurso, Wofgang Marzin, CEO da Messe Frankfurt refere que se trata “de uma selecção cuidadosa” e nesse sentido, recomenda “uma visita à exposição, que fornece, de forma concentrada e acessível, informações sobre tendências actuais em design e tecnologia”.
Já Andrej Kupetz, Chefe Executivo Sénior do German Design Council, sublinha que o concurso “é um verdadeiro barómetro para as tendências actuais”. Kupetz salienta a automação dos edifícios e o potencial da tecnologia LED, que, a seu ver, está muito longe de ser totalmente explorado. Sobre a mesma refere: “não só possibilitou melhorar continuamente a qualidade da luz nos últimos anos; como proporcionou uma liberdade praticamente ilimitada abrindo possibilidades até agora inéditas a designers e arquitectos”.