2018 Light+Building
Consultores da bora.herke.palmisano apresentam tendências na Light + Building 2018
“Evocar emoções”, “Imaginar mutação”, “Reviver a familiaridade” e “Criar história” são os quatro conceitos que norteiam aquelas que são as tendências para 2018/2019
Ana Rita Sevilha
A nova caixa de pavimento estanque Simon K|45
Arquitectos do Norte lançam ‘InterSecções’ e inauguram exposição sobre edifício sede
Exportações portuguesas de madeira e mobiliário ganham destaque no Reino Unido
Ricardo Valente nomeado novo director-geral da Savills Porto
Porta da Frente Christie’s integra ferramenta de IA Agentforce
APJAR atribuí prémio ex-aequo a duas obras
Sierra e BTG Pactual lançam joint venture de crédito imobiliário
ALP: Maioria dos inquiridos não pediu compensação prevista na Lei
Efacec assina contrato com 3ª maior empresa de energia alemã
Produção do sector da Construção deverá acelerar em 2025
“Evocar emoções”, “Imaginar mutação”, “Reviver a familiaridade” e “Criar história” são os quatro conceitos que norteiam aquelas que são as tendências para o espaço Casa apresentadas no Trend Fórum (Hall 6.1.), da Light + Building 2018, até ao próximo dia 23 de Março.
Formando a “peça central” deste espaço, as tendências para a temporada 2018/2019 estão organizados por cenários, cada um deles referente a um conceito, num trabalho de pesquisa e montagem da responsabilidade do estúdio de consultadoria bora.herke.palmisano.
Numa palestra a que o CONSTRUIR assistiu, os consultores desvendaram um pouco mais sobre as tendências. De acordo com os mesmos, “Evocar emoções” está relacionado com “projectos que sensibilizem e apelem aos sentimentos, transformando emoções na linguagem do design e integrando a mesma no quotidiano, através de materiais inteligentes”.
Em “Imaginar mutação”, o foco está em projectos que “criam uma impressionante impressão artística, causam impacto” e que “comemoraram a diversidade de uma forma extrovertida”.
“Reviver a familiaridade”, apela à simplicidade e aos “projectos que são honestos, não demonstrativos, claros e simples”. Neste cenário, “os modos de iluminação são convidativos, quentes, restritos e criam uma atmosfera acolhedora e harmoniosa – usando iluminação íntimista que inclui áreas de escuridão no ambiente geral”.
Por último, no cenário “Criar história”, o objectivo foi o de evocar um passado nostálgico, um sentido do histórico.