
CONSTRUIR
Tektónica e SIL em destaque na edição 528 do CONSTRUIR
Keller Williams Portugal anuncia expansão para os Açores
Convenção APEMIP-IMOCIONATE tem nova data e local
Ordem dos Arquitectos marca presença na Tektónica 2025
Metropolitano de Lisboa colabora com projecto europeu Aerosoldf
Sunny Casais é agora First Properties e quer acelerar transformação do sector
PRIME investe 100M€ na construção de “ATÓLL”
Grupo Preceram promove Workshop e Demonstração Prática na Tektónica 2025
Brasileiros da CSN entram em Portugal com aquisição da Gramperfil
Autarquia de Santiago do Cacém vai investir 7,2M€ em habitações a custos controlados
A entidade responsável pela inspecção de instalações eléctricas em Portugal, a CERTIEL, cessou a sua actividade a partir do dia 1 de Janeiro de 2018. A decisão foi tomada pelo Governo, através do Decreto-Lei nº 96/2017, de 10 de Agosto.
Desta forma, o trabalho que era realizado pela CERTIEL, enquanto Associação Nacional Inspectora de Instalações Eléctricas (ANIIE), que já acontecia desde Fevereiro de 1999, foi transferido para as respectivas competências da Direcção Geral de Energia e Geologia.
Ao longo de quase duas décadas, a CERTIEL certificou, inspeccionou e analisou projectos de milhares de instalações eléctricas e colaborou com cerca de 20 mil técnicos, engenheiros e electricistas.
Segundo um responsável da CERTIEL “Foram anos de enormes desafios, pelos obstáculos que foram sendo identificados e ultrapassados com criatividade e inovação, concretizada na total desmaterialização dos processos de certificação, não deixando nunca, de estar focados no objectivo que sempre foi entendido de superior interesse o de incrementar a segurança dos utilizadores e das instalações eléctricas”.
Foi a CERTIEL que em 2008 procedeu ao arranque do sistema de certificação de Instalações Fotovoltaicas e em 2011 à certificação dos Postos de Carregamento dos Veículos Eléctricos, quando a informação técnica sobre estas realidades era praticamente inexistente.