Concreta 2017: OASRN lança Prémio ARQuétipo
O prémio “pretende inverter a lógica tradicional do arquitecto como mero prescritor para agente activo do processo criativo”

CONSTRUIR
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
A Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos lança amanhã, dia 25 de Novembro, na Praça do Arquitecto da OASRN, na Feira Concreta, a 1ª edição dos Prémios ARQuétipo, que contam com o apoio e presença da Secretaria de Estado da Indústria através de Ana Teresa Lehmann.
A OASRN recorda que, este prémio “pretende inverter a lógica tradicional do arquitecto como mero prescritor para agente activo do processo criativo na concepção de produtos para o mercado da construção”. Nesse sentido, o galardão é Instituído com o objectivo de “promover o desenvolvimento ou [re]invenção de produtos, conceitos ou técnicas, com aplicabilidade directa no sector da construção”.
Para o efeito, “em cada edição, serão estabelecidas parcerias estratégicas com empresas de referência no sector, estabelecidas no mercado nacional, de componente produtiva e capacidade de inovação, com expectativa de que daí resulte investigação e desenvolvimento de produto, susceptível de, a curto, médio prazo, ser lançado ao mercado”.
Para tal, a organização convida arquitectos a apresentar propostas de produto, conceito ou técnicas com aplicabilidade directa no sector da construção, às empresas associadas a esta iniciativa, no âmbito do MASTER PRÉMIO ARQUÉTIPO INVESTIGAÇÃO N41°.
A OASRS sublinha ainda que, será atribuído um MASTER PRÉMIO ARQUÉTIPO INVESTIGAÇÃO N41°, com o objectivo de apoiar e incentivar a investigação e desenvolvimento do produto que o Júri considere mais adequado às necessidades e tendências de mercado.
Os Prémios, terão um valor pecuniário entre 2.500,00€ até 8.500,00€ para os melhores produtos e abrem “perspectivas de royalties para o arquitecto que desenvolver o produto com maior potencial comercial e assumir nos seus objectivos um carácter disruptivo e inovador perante o posicionamento corrente dos vários agentes do sector da Construção, apostando numa profunda interacção que potencie e beneficie das elevadas competências técnicas dos Arquitectos Portugueses”, refere a OASRN.
PRÉMIO INOVAÇÃO N41°
O tema da primeira edição do MASTER PRÉMIO ARQUÉTIPO INVESTIGAÇÃO N41° é a Criatividade. A OASRN justifica a escolha referindo que “é uma das divisas do projecto Norte 41º, a par com a Arquitectura e a Sustentabilidade”. Por criatividade, entende-se a mesma “ao serviço da construção, pela capacidade de [re]invenção, [re]desenho e aplicação de soluções construtivas, materiais e/ou peças que definam a arquitectura do espaço”.
Por cada empresa associada encontra-se definido um conjunto de objectivos programáticos, que ditam as orientações, premissas e condicionantes a respeitar no desenvolvimento do produto, conceito ou técnica. Cada equipa apenas terá que dar resposta a um dos programas definidos, podendo optar por responder ao apelo de mais do que uma empresa.
O Prémio é aberto a todos os arquitectos inscritos na Ordem dos Arquitectos, em pleno exercício dos seus direitos, podendo estes constituir uma equipa multidisciplinar. Poderão ainda ser atribuídas um máximo de 2 Menções Honrosas por empresa associada, de natureza não pecuniária.