Concreta 2017: OASRN lança Prémio ARQuétipo
O prémio “pretende inverter a lógica tradicional do arquitecto como mero prescritor para agente activo do processo criativo”
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos lança amanhã, dia 25 de Novembro, na Praça do Arquitecto da OASRN, na Feira Concreta, a 1ª edição dos Prémios ARQuétipo, que contam com o apoio e presença da Secretaria de Estado da Indústria através de Ana Teresa Lehmann.
A OASRN recorda que, este prémio “pretende inverter a lógica tradicional do arquitecto como mero prescritor para agente activo do processo criativo na concepção de produtos para o mercado da construção”. Nesse sentido, o galardão é Instituído com o objectivo de “promover o desenvolvimento ou [re]invenção de produtos, conceitos ou técnicas, com aplicabilidade directa no sector da construção”.
Para o efeito, “em cada edição, serão estabelecidas parcerias estratégicas com empresas de referência no sector, estabelecidas no mercado nacional, de componente produtiva e capacidade de inovação, com expectativa de que daí resulte investigação e desenvolvimento de produto, susceptível de, a curto, médio prazo, ser lançado ao mercado”.
Para tal, a organização convida arquitectos a apresentar propostas de produto, conceito ou técnicas com aplicabilidade directa no sector da construção, às empresas associadas a esta iniciativa, no âmbito do MASTER PRÉMIO ARQUÉTIPO INVESTIGAÇÃO N41°.
A OASRS sublinha ainda que, será atribuído um MASTER PRÉMIO ARQUÉTIPO INVESTIGAÇÃO N41°, com o objectivo de apoiar e incentivar a investigação e desenvolvimento do produto que o Júri considere mais adequado às necessidades e tendências de mercado.
Os Prémios, terão um valor pecuniário entre 2.500,00€ até 8.500,00€ para os melhores produtos e abrem “perspectivas de royalties para o arquitecto que desenvolver o produto com maior potencial comercial e assumir nos seus objectivos um carácter disruptivo e inovador perante o posicionamento corrente dos vários agentes do sector da Construção, apostando numa profunda interacção que potencie e beneficie das elevadas competências técnicas dos Arquitectos Portugueses”, refere a OASRN.
PRÉMIO INOVAÇÃO N41°
O tema da primeira edição do MASTER PRÉMIO ARQUÉTIPO INVESTIGAÇÃO N41° é a Criatividade. A OASRN justifica a escolha referindo que “é uma das divisas do projecto Norte 41º, a par com a Arquitectura e a Sustentabilidade”. Por criatividade, entende-se a mesma “ao serviço da construção, pela capacidade de [re]invenção, [re]desenho e aplicação de soluções construtivas, materiais e/ou peças que definam a arquitectura do espaço”.
Por cada empresa associada encontra-se definido um conjunto de objectivos programáticos, que ditam as orientações, premissas e condicionantes a respeitar no desenvolvimento do produto, conceito ou técnica. Cada equipa apenas terá que dar resposta a um dos programas definidos, podendo optar por responder ao apelo de mais do que uma empresa.
O Prémio é aberto a todos os arquitectos inscritos na Ordem dos Arquitectos, em pleno exercício dos seus direitos, podendo estes constituir uma equipa multidisciplinar. Poderão ainda ser atribuídas um máximo de 2 Menções Honrosas por empresa associada, de natureza não pecuniária.