Misericórdia de Lisboa lança concurso para requalificação do Hospital da Estrela
O objectivo é criar uma estrutura moderna e flexível, que permita a adaptação contínua à procura qualitativa e quantitativa de cuidados de saúde, fiável e humanizada, onde o desenvolvimento tecnológico desempenha um papel fulcral
Cascais recupera mosteiro e cria residência para estudantes
“C2Ø Construction to Zero” lança plano de acção para descarbonização do sector
Remodelação da iluminação pública da 2ª Circular em Lisboa
Presidente da OLI distinguido pela sua “carreira de empresário e gestor”
64% dos edifícios de escritórios da Grande Lisboa “em risco de se tornarem obsoletos em 2030”
Navicork da Corticeira Amorim com pegada de carbono negativa
Barbot marca presença na Concreta com novas ferramentas de IA
Grupo Vantagem alcança o “melhor mês de sempre” em Outubro
Trienal lança open call para Prémio Début
Fidelidade inicia em breve a comercialização do projecto ‘EntreCampos’
A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa acaba de lançar o concurso público com vista à execução dos trabalhos de reabilitação e requalificação do antigo Hospital da Estrela, transformando-o numa Unidade de Cuidados Continuados Integrados.
A iniciativa, estimada em 11,5 milhões de euros, foi agora publicada em Diário da República e o prazo estimado para a conclusão dos trabalhos ronda os nove meses.
O projecto consiste na requalificação do antigo Hospital Militar da Estrela, constituído por três edifícios interligados, com uma área bruta de, sensivelmente, 17 mil m2. O objectivo é criar uma estrutura moderna e flexível, que permita a adaptação contínua à procura qualitativa e quantitativa de cuidados de saúde, fiável e humanizada, onde o desenvolvimento tecnológico desempenha um papel fulcral.
Segundo a Santa Casa, tendo como ponto de partida um edifício já existente e todas as condicionantes inerentes, a estratégia utilizada procura compatibilizar os requisitos do novo programa funcional, com o edificado e toda a sua estrutura e organização interna. A intervenção assume um carácter de excelência em termos de prestação de cuidados de saúde, colocando o bem-estar do utente como prioridade de toda a organização hospitalar, garantido a qualidade do ambiente de trabalho a todos os profissionais de saúde.
O futuro Hospital da Estrela vai ter 79 camas para adultos, dez camas de internamento e dez postos de hospital de dia para a unidade de cuidados pediátricos integrados. Está ainda a ser ponderada a instalação de outra unidade para tratar de pessoas com problemas de demência.