Sintra alcança Certificação Platina na ISO 37120
Existem 41 cidades certificadas pela ISO 37120 a nível global, sendo Porto e Sintra as únicas cidades portuguesas certificadas até à data

CONSTRUIR
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
Crescimento de flexspaces deve-se à “rapidez da operacionalidade” e “flexibilidade de prazos”
Habitat Invest lança lote 3 do Almar Beach
Prémio António Almeida Henriques 2025 destaca empresas e autarquias
IP consigna a última empreitada das obras do PRR
Melom e Querido Mudei a Casa Obras com volume de negócios de 6,6 M€ no 1º trimestre
Sete gabinetes portugueses finalistas nos A+Awards 2025
Accor assume gestão do Anantara Vilamoura, o primeiro da marca Fairmont em Portugal
Estão abertas as candidaturas à 21ª edição do Prémio Fernando Távora
Sintra alcançou a mais alta distinção do World Council on City Data (WCCD) – Certificação Platina – pela norma ISO 37120, que promove o desenvolvimento sustentável das cidades através de indicadores do desempenho dos serviços e da qualidade vida das populações. Segundo explica a WINNING, a norma ISO 37120 tem 100 indicadores, divididos em 17 categorias, que permitem ajudar as cidades a medir o desempenho dos serviços urbanos e a sua qualidade de vida ao longo do tempo.
No caso de Sintra foram obtidos indicadores que deram origem à certificação de nível Platina (a mais elevada) no ranking do World Council on City Data. Vera Santos, Engenheira, Directora de Inovação da WINNING e consultora que apoiou o Município de Sintra a obter esta importante certificação explica: “a gestão de áreas urbanas tornou-se um dos mais importantes desafios de desenvolvimento do século XXI. As informações e os dados recolhidos pelos municípios são vitais para a definição de prioridades políticas de forma a promover um desenvolvimento inclusivo, equitativo e sustentável tanto para as zonas urbanas como para as rurais. As normas ISO 37120 e ISO 37121 têm por base o ciclo de melhoria contínua: Planear-Fazer-Verificar-Actuar e incentivam as comunidades a tornarem-se mais pró-ativas, garantindo que as partes interessadas desenvolvem e implementam um sistema de gestão adequado para o local em causa.”
Desta forma, Sintra passa a integrar o grupo de cidades que, a nível mundial, se compromete a monitorizar anualmente o respectivo desempenho e “a fazer reflectir os resultados nas políticas destinadas a melhorar a qualidade de vida dos cidadãos de forma sustentável e eficaz, garantindo o desenvolvimento e a coesão social, ao mesmo tempo que promove uma utilização mais eficiente dos recursos”, refere a mesma fonte.
Nota para o facto de, paralelamente, a recente Norma ISO 37101, publicada em finais de 2016, irá ajudar as comunidades a colocarem em prática uma estratégia de desenvolvimento sustentável tendo em conta o seu contexto económico, social e ambiental. É desenhado para ajudar todo o tipo de comunidades a gerir a sua sustentabilidade, inteligência e resiliência, nesta área.
De acordo com a WINNING, o diagnóstico de performance de sustentabilidade que foi efectuado no Município de Sintra constitui um passo inicial decisivo para a implementação de soluções de inteligência urbana ou cidade inteligente que procuram o equilíbrio entre a eficácia da resposta e a eficiência na gestão de recursos.
De acordo com a quantidade de informação recolhida poderão ser obtidos diferentes níveis de certificação para as cidades, sendo o World Council on City Data (WCCD) o organismo internacional responsável por este processo.
“Independentemente do nível alcançado, este reconhecimento é benéfico para os municípios pois expõe a sua aposta numa estratégia de maior transparência e melhoria contínua através do city- to-city learning. Daí existirem já 41 cidades certificadas pela ISO 37120 a nível global, sendo Porto e Sintra as únicas cidades portuguesas certificadas até à data. Estamos a colaborar com outros municípios em Portugal e vamos, seguramente, ter mais cidades portuguesas no mapa desta importante certificação, nos próximos anos.” Afirma Vera Santos.