AECOM prepara-se para comprar construtora californiana
AECOM pretende tirar partido do aumento do investimento em infra-estruturas no estado californiano, bem como em toda a região Oeste do país, surgindo esta aquisição numa altura em que os eleitores desta região aprovaram quase, em referendo, 180 mil milhões de dólares (157 mil milhões de dólares) em obras de infra-estruturas

Pedro Cristino
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
A consultora norte-americana de engenharia AECOM prepara-se para adquirir a construtora californiana Shimmick Construction, num alegado negócio avaliado em 175 milhões de dólares (153 milhões de euros).
Segundo o Los Angeles Times, a AECOM pretende tirar partido do aumento do investimento em infra-estruturas no estado californiano, bem como em toda a região Oeste do país, surgindo esta aquisição numa altura em que os eleitores desta região aprovaram quase, em referendo, 180 mil milhões de dólares (157 mil milhões de dólares) em obras de infra-estruturas.
Ao adquirir a Shimmick, o grupo de engenharia afirma ficar em melhor posição para ganhar contratos para estas obras aprovadas em referendo, incluindo aquelas que nasceram de um pacote de investimento de 52 mil milhões de dólares (54 mil milhões de euros) para o sector dos transportes que os legisladores da Califórnia aprovaram este ano, para recuperar as rodovias deste estado.
“À medida que o impulso do nosso mercado americano de infra-estruturas vai crescendo, aumentar as nossas capacidades de construção é um passo crítico para assegurar que capitalizamos da melhor forma as tremendas oportunidades que se nos apresentam”, afirmou o director-geral da AECOM, Michael S Burke.
Segundo o grupo, só na Califórnia, espera-se que o mercado das infra-estruturas apresente um crescimento a dois dígitos “em cada um dos próximos quatro anos”. Além disso, o presidente do país, Donald Trump, apontou já para um investimento de 1 bilião de dólares em infra-estruturas, em todo o país, embora o seu gabinete ainda não tenha apresentado uma proposta concreta para a sua execução.
De acordo com o diário norte-americano, o negócio deverá estar fechado no final de Setembro. Questionado sobre se esta operação envolveria despedimentos, o porta-voz da AECOM, Steve Getzug, afirmou que esta aquisição deverá criar “um aumento em termos de projectos e a necessidade de uma força de trabalho robusta e capaz”.