Dia Nacional do Arquitecto pontuado com homenagem a Nuno Portas
No próximo dia 3 de Julho comemora-se o Dia Nacional do Arquitecto 2017. As comemorações serão pontuadas por uma homenagem a Nuno Portas, numa cerimónia que acontece no Palácio Nacional da Ajuda, sala D. João VI e que conta com presença do Ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
No próximo dia 3 de Julho comemora-se o Dia Nacional do Arquitecto 2017. As comemorações serão pontuadas por uma homenagem a Nuno Portas, numa cerimónia que acontece no Palácio Nacional da Ajuda, sala D. João VI e que conta com presença do Ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes.
Com inicio marcado para as 18.30, a cerimónia começa com o Presidente da Ordem dos Arquitectos, José Manuel Pedreirinho e segue com as participações de Jorge Figueria e Luís Filipe de Castro Mendes.
Nuno Portas frequentou o curso de Arquitectura da Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa (ESBAL), obtendo o seu diploma na Escola Superior de Belas-Artes do Porto (ESBAP) em 1959. Na qualidade de professor, leccionou “Projecto” na ESBAL e, em 1983, transferiu-se para o curso de Arquitectura da ESBAP, tendo participado na fundação da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, onde viria a assumir funções como Professor Catedrático a partir de 1989. Actualmente é Professor Jubilado. Tem regido cursos em Universidades Europeias e Latino-Americanas, desde 1965. Trabalhou com Nuno Teotónio Pereira no Atelier da Rua da Alegria de 1957 até 1974, ano em que assume o cargo de Secretário de Estado da Habitação e Urbanismo. Foi distinguido com os títulos de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Aveiro (1998), pelo Instituto Politécnico de Milão (2005) e pela Universidade do Minho (2012), foi elevado a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique (2004), recebeu o Prémio Sir Patrick Abercrombie de Urbanismo da União Internacional de Arquitectos (2005) e a Medalha de Mérito Cultural (2013). É, desde 2010, membro honorário da Ordem dos Arquitectos.
O Dia Nacional do Arquitecto é comemorado a 3 de Julho e visa celebrar anualmente a função social, dignidade e o prestígio da profissão de arquitecto em Portugal. O dia assinala a data de publicação do primeiro Estatuto da Ordem dos Arquitectos, a 3 de Julho de 1998, assim como a data de revogação do Decreto n.º 73/73 com a publicação da Lei n.º 31/2009, a 3 de Julho de 2009.