Secções Norte e Sul da OA preparam medidas de apoio a emergências
“A Bolsa de Arquitectos Voluntários, irá estruturar a disponibilidade demonstrada por profissionais para trabalhos de análise técnica das construções afectadas por calamidades”
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
As Secções Regionais Norte e Sul da Ordem dos Arquitectos anunciam que se encontram a preparar um programa que inclua medidas de auxílio às famílias e aos municípios afectados pelos incêndios d e Pedrogão Grande.
“O objectivo é criar um serviço vocacionado para, no futuro, apoiar o processo de reconstrução de alojamento e de espaço público, sempre que aconteçam tragédias de inusitadas proporções”, explicam. As medidas compreenderão, nomeadamente o lançamento de uma Bolsa de Arquitectos e uma Bolsa de Materiais de construção de apoio a emergências.
Segundos as Secções Norte e Sul da OA, a Bolsa de Arquitectos Voluntários, irá estruturar a disponibilidade demonstrada por profissionais para trabalhos de análise técnica das construções afectadas por calamidades, para o encontro de soluções técnicas que garantam o regresso das famílias às suas habitações e à apropriação do espaço público com segurança.
A Bolsa de Materiais servirá para, junto de associações e empresas que pretendam associar-se, articular e promover a angariação de materiais de construção que auxiliem o processo de reconstrução das zonas atingidas.
Os recursos técnicos e materiais gerados por estas iniciativas serão postos ao dispor dos municípios mais atingidos (neste caso já contactados), de forma a realizar um trabalho articulado e útil com estas entidades e que possa ter reflexos positivos no terreno.
Em nota de imprensa enviada ao CONSTRUIR, as Secções referem que contam divulgar o programa e respectivo regulamento o mais breve possível. Entretanto, os arquitectos que queiram aderir à Bolsa de Voluntários “Arquitectos Voluntários de Apoio a Emergências – AVAE”, poderão fazê-lo enviando um mail para voluntarios.arquitectos@oasrn.org.
“No presente momento de dor e consternação, as Secções Regionais Norte e Sul da Ordem dos Arquitectos pretendem que esta acção seja um contributo de esperança e resiliência para o futuro das populações de Pedrógão Grande, de Figueiró dos Vinhos e de Castanheira de Pêra”, sublinham.