Secções Norte e Sul da OA preparam medidas de apoio a emergências
“A Bolsa de Arquitectos Voluntários, irá estruturar a disponibilidade demonstrada por profissionais para trabalhos de análise técnica das construções afectadas por calamidades”
CONSTRUIR
Cascais recupera mosteiro e cria residência para estudantes
“C2Ø Construction to Zero” lança plano de acção para descarbonização do sector
Remodelação da iluminação pública da 2ª Circular em Lisboa
Presidente da OLI distinguido pela sua “carreira de empresário e gestor”
64% dos edifícios de escritórios da Grande Lisboa “em risco de se tornarem obsoletos em 2030”
Navicork da Corticeira Amorim com pegada de carbono negativa
Barbot marca presença na Concreta com novas ferramentas de IA
Grupo Vantagem alcança o “melhor mês de sempre” em Outubro
Trienal lança open call para Prémio Début
Fidelidade inicia em breve a comercialização do projecto ‘EntreCampos’
As Secções Regionais Norte e Sul da Ordem dos Arquitectos anunciam que se encontram a preparar um programa que inclua medidas de auxílio às famílias e aos municípios afectados pelos incêndios d e Pedrogão Grande.
“O objectivo é criar um serviço vocacionado para, no futuro, apoiar o processo de reconstrução de alojamento e de espaço público, sempre que aconteçam tragédias de inusitadas proporções”, explicam. As medidas compreenderão, nomeadamente o lançamento de uma Bolsa de Arquitectos e uma Bolsa de Materiais de construção de apoio a emergências.
Segundos as Secções Norte e Sul da OA, a Bolsa de Arquitectos Voluntários, irá estruturar a disponibilidade demonstrada por profissionais para trabalhos de análise técnica das construções afectadas por calamidades, para o encontro de soluções técnicas que garantam o regresso das famílias às suas habitações e à apropriação do espaço público com segurança.
A Bolsa de Materiais servirá para, junto de associações e empresas que pretendam associar-se, articular e promover a angariação de materiais de construção que auxiliem o processo de reconstrução das zonas atingidas.
Os recursos técnicos e materiais gerados por estas iniciativas serão postos ao dispor dos municípios mais atingidos (neste caso já contactados), de forma a realizar um trabalho articulado e útil com estas entidades e que possa ter reflexos positivos no terreno.
Em nota de imprensa enviada ao CONSTRUIR, as Secções referem que contam divulgar o programa e respectivo regulamento o mais breve possível. Entretanto, os arquitectos que queiram aderir à Bolsa de Voluntários “Arquitectos Voluntários de Apoio a Emergências – AVAE”, poderão fazê-lo enviando um mail para voluntarios.arquitectos@oasrn.org.
“No presente momento de dor e consternação, as Secções Regionais Norte e Sul da Ordem dos Arquitectos pretendem que esta acção seja um contributo de esperança e resiliência para o futuro das populações de Pedrógão Grande, de Figueiró dos Vinhos e de Castanheira de Pêra”, sublinham.