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CONSTRUIR
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A thyssenkrupp inaugurou aquele que considera ser “uma das mais avançadas inovações criadas nos últimos 160 anos: o primeiro elevador sem cabos que se desloca tanto na horizontal como na vertical, o MULTI”.
Em nota de imprensa enviada ao CONSTRUIR, a empresa explica como funciona o MULTI: “em vez de uma cabine por calha a movimentar-se para cima e para baixo, o MULTI oferece múltiplas cabines em loop, como um sistema de paternoster dentro de um edifício. Sem cabos associados, o MULTI funciona através de um sistema seguro de travagem a vários níveis, de um sistema de dados wireless e de uma gestão eficaz da energia das cabinas”.
O conceito ganha forma através do lançamento de uma unidade totalmente operacional, na Torre de Testes de Rottweil, criada precisamente para o efeito e serve igualmente para anunciar o primeiro cliente do MULTI, a promotora imobiliária OVG Real Estate. Nesse sentido, em parceria com a thyssenkrupp, vários sistemas MULTI serão instalados na nova East Side Tower, em Berlim.
Recorde-se que a OVG é conhecida pelos seus projectos de ponta, como o projecto The Edge, que ganhou o título de edifício de escritórios mais sustentável do mundo. Coen van Oostrom, CEO da OVG Real Estate afirma: “Estamos absolutamente encantados com esta parceria com a thyssenkrupp e por ter o primeiro MULTI instalado no nosso mais recente projecto – o East Side Tower, em Berlim. Este edifício, paredes meias com a Mercedes Benz e com a Warschauer Strasse – está preparado para ser o novo marco nos céus de Berlim. O que nos move, é a procura contínua por tecnologias de ponta, sustentabilidade e bem-estar, factores que mantém a companhia um passo à frente de todas as outras. A tecnologia que o MULTI acrescenta ao nosso projecto, é perfeita para nós”.
Na nota de imprensa, a thyssenkrupp recorda que, “à medida que as nossas cidades continuam a crescer e os edifícios se tornam cada vez maiores e mais altos, os arquitectos enfrentam desafios acrescidos para fazer deslocar as populações de forma confortável e rápida aos seus destinos”.
Neste cenário, o MULTI “oferece uma capacidade extra de até 50% na capacidade de transporte e reduz até 60% os picos de energia necessários, quando comparados com os sistemas de elevadores convencionais. Estes dois fatores representam uma melhoria significativa para os arranha-céus”, explica a empresa.
Adicionalmente, “uma vez que o MULTI se desloca tanto na horizontal como na vertical, e sem limites em altura, oferece inúmeras possibilidades, sem precedentes, na arquitectura e design dos edifícios”, garante.
Andreas Schierenbeck, CEO da thyssenkrupp Elevator, comenta: “Acreditamos genuinamente que o MULTI é um game changer que vai transformar a forma como nos movemos, trabalhamos e vivemos no mundo que nos rodeia. Vai permitir reduzir tempos de espera para os passageiros, e ocupar menos espaço nos edifícios. O MULTI é a chave que representa efectivamente uma revolução histórica na indústria dos elevadores.”
Em termos técnicos, “o MULTI exige menos e mais pequenos veios que os elevadores convencionais, o que permite aumentar até 25% a área útil dos edifícios, e um acréscimo adicional de espaço arrendável”. De acordo com a thyssenkrupp, “este dado é particularmente relevante quando sabemos que, hoje em dia, um elevador ou uma escada podem ocupar até 40% do espaço de um prédio, dependendo da altura do edifício”.
Nota ainda para o facto de o MULTI exigir “picos de energia significativamente mais baixos, o que permite uma melhor gestão da energia necessária pelos edifícios, e consequentemente reduz os custos de investimento nas infra-estruturas de fornecimento de energia”.
Antony Wood, Executive Director do Council on Tall Buildings and Urban Habitat (CTBUH), presente na inauguração, refere a propósito que: “O MULTI é provavelmente o maior desenvolvimento na indústria dos elevadores nos últimos 160 anos. Passar de uma deslocação vertical através de cabos sob tensão para um sistema que permite um movimento também na horizontal é o holy grail dos elevadores. O MULTI, mais do que qualquer outro produto criado até ao momento, tem a capacidade de transformar a indústria em larga escala, mudando a forma como os edifícios são desenhados, permitindo maiores conectividades entre edifícios.”