CONSTRUIR
Jamor: Aires Mateus assina projecto de renovação do Estádio Nacional
Engenheiros: Fernando de Almeida Santos recandidato a bastonário em lista única
As implicações da nova directiva EPBD em debate no Tagus Park
AEP: BOW arranca 2025 com presença na Alemanha
Portugal no centro do design global na Maison&Objet 2025
Dstgroup lança LYRICAL Design Windows
Stoneshield Investments reforça em Lisboa
Portal Poupa Energia com mais de 1,6M de visitas
Aquisição da Hempel Industrial reforça presença europeia da CIN
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
A thyssenkrupp inaugurou aquele que considera ser “uma das mais avançadas inovações criadas nos últimos 160 anos: o primeiro elevador sem cabos que se desloca tanto na horizontal como na vertical, o MULTI”.
Em nota de imprensa enviada ao CONSTRUIR, a empresa explica como funciona o MULTI: “em vez de uma cabine por calha a movimentar-se para cima e para baixo, o MULTI oferece múltiplas cabines em loop, como um sistema de paternoster dentro de um edifício. Sem cabos associados, o MULTI funciona através de um sistema seguro de travagem a vários níveis, de um sistema de dados wireless e de uma gestão eficaz da energia das cabinas”.
O conceito ganha forma através do lançamento de uma unidade totalmente operacional, na Torre de Testes de Rottweil, criada precisamente para o efeito e serve igualmente para anunciar o primeiro cliente do MULTI, a promotora imobiliária OVG Real Estate. Nesse sentido, em parceria com a thyssenkrupp, vários sistemas MULTI serão instalados na nova East Side Tower, em Berlim.
Recorde-se que a OVG é conhecida pelos seus projectos de ponta, como o projecto The Edge, que ganhou o título de edifício de escritórios mais sustentável do mundo. Coen van Oostrom, CEO da OVG Real Estate afirma: “Estamos absolutamente encantados com esta parceria com a thyssenkrupp e por ter o primeiro MULTI instalado no nosso mais recente projecto – o East Side Tower, em Berlim. Este edifício, paredes meias com a Mercedes Benz e com a Warschauer Strasse – está preparado para ser o novo marco nos céus de Berlim. O que nos move, é a procura contínua por tecnologias de ponta, sustentabilidade e bem-estar, factores que mantém a companhia um passo à frente de todas as outras. A tecnologia que o MULTI acrescenta ao nosso projecto, é perfeita para nós”.
Na nota de imprensa, a thyssenkrupp recorda que, “à medida que as nossas cidades continuam a crescer e os edifícios se tornam cada vez maiores e mais altos, os arquitectos enfrentam desafios acrescidos para fazer deslocar as populações de forma confortável e rápida aos seus destinos”.
Neste cenário, o MULTI “oferece uma capacidade extra de até 50% na capacidade de transporte e reduz até 60% os picos de energia necessários, quando comparados com os sistemas de elevadores convencionais. Estes dois fatores representam uma melhoria significativa para os arranha-céus”, explica a empresa.
Adicionalmente, “uma vez que o MULTI se desloca tanto na horizontal como na vertical, e sem limites em altura, oferece inúmeras possibilidades, sem precedentes, na arquitectura e design dos edifícios”, garante.
Andreas Schierenbeck, CEO da thyssenkrupp Elevator, comenta: “Acreditamos genuinamente que o MULTI é um game changer que vai transformar a forma como nos movemos, trabalhamos e vivemos no mundo que nos rodeia. Vai permitir reduzir tempos de espera para os passageiros, e ocupar menos espaço nos edifícios. O MULTI é a chave que representa efectivamente uma revolução histórica na indústria dos elevadores.”
Em termos técnicos, “o MULTI exige menos e mais pequenos veios que os elevadores convencionais, o que permite aumentar até 25% a área útil dos edifícios, e um acréscimo adicional de espaço arrendável”. De acordo com a thyssenkrupp, “este dado é particularmente relevante quando sabemos que, hoje em dia, um elevador ou uma escada podem ocupar até 40% do espaço de um prédio, dependendo da altura do edifício”.
Nota ainda para o facto de o MULTI exigir “picos de energia significativamente mais baixos, o que permite uma melhor gestão da energia necessária pelos edifícios, e consequentemente reduz os custos de investimento nas infra-estruturas de fornecimento de energia”.
Antony Wood, Executive Director do Council on Tall Buildings and Urban Habitat (CTBUH), presente na inauguração, refere a propósito que: “O MULTI é provavelmente o maior desenvolvimento na indústria dos elevadores nos últimos 160 anos. Passar de uma deslocação vertical através de cabos sob tensão para um sistema que permite um movimento também na horizontal é o holy grail dos elevadores. O MULTI, mais do que qualquer outro produto criado até ao momento, tem a capacidade de transformar a indústria em larga escala, mudando a forma como os edifícios são desenhados, permitindo maiores conectividades entre edifícios.”