Solução de “gaveta” vence primeiro lugar nos Prémios Ecohut
Com o apoio da Roca, da Coelho da Silva, da Gyptec Ibérica e do Grupo Amorim, este concurso desafiou estudantes de todo o país a desenvolver um módulo totalmente autónomo para os festivais de música
Pedro Cristino
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Eduardo Lopes, Luís Ferreira, João Moreira e Joel Duarte formam a equipa vencedora dos Prémios Ecohut, concurso organizado pelo Portal da Construção Sustentável.
Com o apoio da Roca, da Coelho da Silva, da Gyptec Ibérica e do Grupo Amorim, este concurso desafiou estudantes de todo o país a desenvolver um módulo totalmente autónomo para os festivais de música.
No âmbito deste concurso, a equipa vencedora arrecadou um prémio no valor de 3 mil euros. Por sua vez, as equipas compostas por Carlos Afonso e Ana Bento, e por Andreia Soares, Leandro Alves e Ricardo Ribeiro, completaram o pódio, na segunda e terceira posições, respectivamente.
O desafio passou pela criação de um alojamento pensado para festivais de Verão, que suportasse um dormitório para jovens, até quatro pessoas, com casa de banho e chuveiro de água quente, e ainda zona de preparação de alimentos. O espaço deveria ainda de dispor de um local no exterior para o grelhador portátil, ficando a distribuição do espaço interior sob alçada dos concorrentes.
O módulo deveria ser completamente autónomo no seu funcionamento, cabendo às equipas a colocação de cisternas para reaproveitamento de águas, “mini-estações” de tratamento para gestão de águas residuais, dos banhos e cozinhas, e sistemas de captação e armazenamento de energia eléctrica – painéis fotovoltaicos e baterias.
No total, foram 11 as candidaturas e seis as propostas entregues. As equipas, na sua maioria, eram multidisciplinares, integrando, pelo menos, um estudante de arquitectura (coordenador) e um estudante de engenharia civil.
Ideia de gaveta vence primeiro prémio
A ideia apresentada pela equipa vencedora consistiu numa gaveta que, uma vez aberta, expandiria a área útil do módulo, sem infringir os regulamentos do concurso no que concerne às dimensões máximas. “A nossa ideia de projecto nasceu após a leitura do regulamento, que estipulava medidas máximas para o transporte do módulo”, afirmaram os vencedores.
Tendo em conta os pressupostos deste concurso, os estudantes priorizaram “a ideia do transporte do módulo”, o que os levou a desenvolver o conceito do projecto em dois tempos: o contentor e a ideia da gaveta. “Rapidamente nos apercebemos que o próprio exercício pressupunha o uso para quatro pessoas, e o espaço em si era reduzidíssimo”, explicaram, referindo que, tiveram de pensar numa forma de “expandir o espaço interior sem prejudicar a ideia de transporte”.
Assim surge a ideia da gaveta, “basicamente, um pequeno módulo que se projecta para o exterior”, sobre uns carris, criando uma segunda zona de dormir dentro do módulo principal. As telhas formam uma cobertura inclinada, que recolhe a água através de uma cantoneira, direccionando-a para os reservatórios debaixo da zona do chuveiro.
A zona da gaveta seria dotada de painéis solares e, para o isolamento, os responsáveis do projecto vencedor escolheram a cortiça, mais concretamente, 5 centímetros à volta de todo o edifício, tanto no tecto, como na laje interior, “mantendo um isolamento contínuo”. O revestimento escolhido foi o gesso cartonado hidrófugo, para combater eventuais problemas de humidade.