Siemens recorre à impressão 3D para imprimir pás de turbinas
Equipa do projecto utilizou pás fabricadas na sua unidade de impressão 3D na Materials Solutions, uma empresa recém-adquirida, localizada em Worcester, no Reino Unido. Os testes foram realizados na unidade de testes da Siemens, na fábrica de turbinas a gás industriais em Lincoln, também em terras de Sua Majestade

CONSTRUIR
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
A Siemens anunciou a conclusão, com sucesso, dos primeiros ensaios de pás de turbinas construídas a partir de impressão em 3D.
Em comunicado de imprensa, o grupo germânico destaca que a sua tecnologia de manufactura aditiva foi já distinguida internacionalmente com o prémio 3D Printing Industry, na categoria 3D Printing Application of the Year, pela publicação 3Dprintingindustry.com.
A nota explica ainda que os ensaios das pás feitas em 3D foram realizados em condições reais, tendo a Siemens validado “com sucesso” múltiplas pás de turbina construídas por processo 3D, com base no projecto de engenharia de uma pá convencional. Foram ainda realizados testes com pás com um novo design, que assenta numa geometria “totalmente revista e optimiuzada”.
“Este prémio vem confirmar a liderança tecnológica da Siemens na manufactura aditiva, uma tecnologia que tem potencial para se tornar chave na produção de componentes de turbinas a gás”, afirmou Mário Carvalho, responsável pela área de vendas da Produção de Energia na Siemens em Portugal. Segundo Carvalho, a empresa tem vindo a investir nesta tecnologia inovadora desde o início e está a “liderar a industrialização e comercialização destes processos”.
A equipa do projecto utilizou pás fabricadas na sua unidade de impressão 3D na Materials Solutions, uma empresa recém-adquirida, localizada em Worcester, no Reino Unido. Os testes foram realizados na unidade de testes da Siemens, na fábrica de turbinas a gás industriais em Lincoln, também em terras de Sua Majestade.
O grupo explica que a manufactura aditiva é um processo segundo o qual se constroem “peças camada por camada, a partir de modelos CAD fatiados para criar objectos sólidos”.