Siemens testete erstmals vollständig mit Additive Manufacturing (AM) gefertigte Gasturbinenschaufeln nach konventionellem sowie neuem Schaufeldesign unter Volllast in einer Gasturbine.
Siemens finished its first full load engine tests for conventional and completely new designed gas turbine blades produced using Additive Manufacturing technology.
Siemens recorre à impressão 3D para imprimir pás de turbinas
Equipa do projecto utilizou pás fabricadas na sua unidade de impressão 3D na Materials Solutions, uma empresa recém-adquirida, localizada em Worcester, no Reino Unido. Os testes foram realizados na unidade de testes da Siemens, na fábrica de turbinas a gás industriais em Lincoln, também em terras de Sua Majestade
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Siemens anunciou a conclusão, com sucesso, dos primeiros ensaios de pás de turbinas construídas a partir de impressão em 3D.
Em comunicado de imprensa, o grupo germânico destaca que a sua tecnologia de manufactura aditiva foi já distinguida internacionalmente com o prémio 3D Printing Industry, na categoria 3D Printing Application of the Year, pela publicação 3Dprintingindustry.com.
A nota explica ainda que os ensaios das pás feitas em 3D foram realizados em condições reais, tendo a Siemens validado “com sucesso” múltiplas pás de turbina construídas por processo 3D, com base no projecto de engenharia de uma pá convencional. Foram ainda realizados testes com pás com um novo design, que assenta numa geometria “totalmente revista e optimiuzada”.
“Este prémio vem confirmar a liderança tecnológica da Siemens na manufactura aditiva, uma tecnologia que tem potencial para se tornar chave na produção de componentes de turbinas a gás”, afirmou Mário Carvalho, responsável pela área de vendas da Produção de Energia na Siemens em Portugal. Segundo Carvalho, a empresa tem vindo a investir nesta tecnologia inovadora desde o início e está a “liderar a industrialização e comercialização destes processos”.
A equipa do projecto utilizou pás fabricadas na sua unidade de impressão 3D na Materials Solutions, uma empresa recém-adquirida, localizada em Worcester, no Reino Unido. Os testes foram realizados na unidade de testes da Siemens, na fábrica de turbinas a gás industriais em Lincoln, também em terras de Sua Majestade.
O grupo explica que a manufactura aditiva é um processo segundo o qual se constroem “peças camada por camada, a partir de modelos CAD fatiados para criar objectos sólidos”.