Siemens junta-se a consórcio para revolucionar mobilidade urbana
O consórcio composto pelo Município de Braga, pelo Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, a Universidade do Minho, o Centro de Computação Gráfica e pelas empresas Siemens, NOS, Sernis e UOU, submeteu o projecto “BSmartMob”, à linha de apoio “Urban Innovative Actions”

Ana Rita Sevilha
Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
A Siemens juntou-se ao consórcio liderado pelo Município de Braga, que pretende revolucionar a mobilidade urbana. O projecto designado “BSmartMob” prevê uma transformação profunda na forma como os cidadãos se deslocam nas cidades. Para isso, conta com a implementação de um sistema de gestão de tráfego inovador, troços de piso inteligente e produção de energia pelo pavimento, entre outras soluções.
“Acreditamos que as soluções Siemens previstas no BSmartMob irão contribuir para a melhoria da circulação, o aumento da fluidez do tráfego e redução de congestionamentos na cidade”, disse Manuel Nunes, Director Geral da área de Mobilidade da Siemens Portugal,
O projecto enquadra-se na visão da Siemens de mobilidade integrada e transporte intermodal, alavancada pela digitalização, uma vez que, explica a empresa em nota de imprensa, “ao implementar uma plataforma de gestão de mobilidade está a capacitar cidades como Braga de ferramentas de supervisão e controlo da sua infra-estrutura para poderem tomar decisões em tempo real e planear a mobilidade em prol dos seus cidadãos”.
Em particular no BSmartMob, a Siemens pretende implementar uma plataforma de gestão de tráfego, modernizar os semáforos e os sensores de tráfego, integrar soluções inovadoras de priorização de transporte público e bicicletas e implementar novos modelos de engenharia de tráfego inovadores.
O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, comenta: “são parcerias como estas que permitem modernizar as cidades e, em particular em Braga, acreditamos que podemos ser pioneiros com um projeto revolucionário em termos de mobilidade sustentável”.
O consórcio composto pelo Município de Braga, pelo Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, a Universidade do Minho, o Centro de Computação Gráfica e pelas empresas Siemens, NOS, Sernis e UOU, submeteu o projecto “BSmartMob”, à linha de apoio “Urban Innovative Actions”, com vista a um financiamento de 5 milhões de euros.
Em caso de aprovação da candidatura, a Siemens ficará ainda responsável pela recolha e tratamento de dados de tráfego para partilhar com outros parceiros e disponibilizar à população. O resultado da candidatura será conhecido até final do presente ano, seguindo-se um período de um ano e meio para a realização de testes da tecnologia em laboratório e outro período posterior, entre 6 meses a um ano, para a efectiva implementação no terreno.