Programa de visitas da Casa da Arquitectura já recebeu 11 mil pessoas
Segundo dados avançados pela Casa da Arquitectura, o número de visitantes tem vindo a subir consistentemente desde 2013
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Foram mais de 11 mil as pessoas que participaram no programa de visitas regulares da Casa da Arquitectura entre 2012 e 2016 e que englobam a Casa de Chá da Boa Nova, a Piscina das Marés, a Quinta da Conceição e a Casa de Roberto Ivens.
As visitas, que se destinam a públicos generalistas ou especialistas e são acompanhadas e comentadas por guias com formação em arquitectura, foram procuradas por visitantes estrangeiros e maioritariamente europeus (80%), tendo conquistado também os estudantes universitários (60%). Segundo dados avançados pela Casa da Arquitectura, o número de visitantes tem vindo a subir consistentemente desde 2013 (1870), tendo ascendido a 2570 pessoas no ano passado.
A mesma fonte, dá a conhecer que, em 2016, , a Piscina das Marés foi seleccionada por 82% do número total de visitantes, seguida de perto pela Casa de Chá (60%). A Quinta da Conceição foi procurada por 27% dos visitantes, tendo 13% visitado a Casa de Roberto Ivens, antiga casa de família do arquitecto Siza Vieira (esta visita é gratuita).
Recorde-se que a Casa da Arquitectura dispõe de roteiros temáticos, monográficos de autor e de período de produção arquitectónica e artística relevante e que as visitas regulares estão focadas na divulgação da obra em Matosinhos de Álvaro Siza Vieira – actualmente ao cuidado da Casa da Arquitectura e da Câmara de Matosinhos -, bem como nas suas ligações a Fernando Távora e Eduardo Souto de Moura.
Para além das visitas regulares, a Casa da Arquitectura em parceria com a Cultour, tem vindo a desenvolver nos últimos cinco anos um programa de Percursos pela Arquitectura Contemporânea abertos a públicos locais que não se relacionam directamente, por via profissional ou académica, com a área da arquitectura. Estes Percursos contam sempre com a presença dos autores das obras e destinam-se a incentivar a preservação do património arquitectónico.
Ao todo, realizaram-se já 19 percursos a outros tantos locais dispersos pelo país, mobilizando para cima de 700 pessoas e envolvendo arquitectos e especialistas como João Mendes Ribeiro, Camilo Rebelo e Tiago Pimentel, Alexandre Alves Costa e Alexandre Fernandez, Carlos Castanheira, Álvaro Domingues, João Álvaro Rocha, Rui Tavares, Maria Manuel Oliveira, Clara Vale, Adalberto Dias, Cristina Guedes e Francisco Vieira de Campos, Graça Correia, José Gigante e Rui Furtado, entre outros.