FAUP recebe Xavier Monteys no ciclo “Aulas de Autor”
Para esta “Aula de Autor” foi preparada uma instalação no Claustro do Mosteiro da Serra do Pilar, com a reprodução em grande formato dos desenhos do carnet C10. O projecto de arquitectura é da autoria de Pedro Matos Gameiro e Marta Sequeira com Carlos Machado e Moura e consultoria de Fernando Rodrigues

Ana Rita Sevilha
Yasmeen Lari, vence o Prémio Carreira Trienal de Lisboa Millennium bcp
França, Brasil e Suíça lideram procura estrangeira por imóveis no 1º trimestre de 2025
Quatro cenários para o BRT da A5
‘Sousa Martins 17’ reforça aposta no residencial da JM Investimentos Imobiliários
Cegid debate futuro da construção e da logística em evento sobre digitalização e IA
Schneider Electric e Start Campus estabelecem alicerces para a infraestrutura de IA e Cloud em Portugal
De Veneza a Milão: Dois eventos, uma visão transformadora
Libertas conclui urbanização Benfica Stadium; Investimento ronda os 100 M€
Monte da Bica investe 1,5M€ para criar um hotel, dois lagares e uma sala de provas
Remax lança nova app para “optimizar” procura de casa
Pela sexta vez, a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), organiza a conferência “Ciclo Aulas de Autor. Le Corbusier e o Desenho”. Nesta 6ª edição, o orador convidado é Xavier Monteys, Professor Catedrático de Projectos Arquitectónicos da Universidade Politécnica de Catalunha, em Barcelona.
Intitulada “Dibujos en un cuaderno'” a conferência vai decorrer no dia 10 de Junho (Sábado), às 16h00, no Claustro do Mosteiro da Serra do Pilar, com acesso pelo Largo de Aviz (Santa Marinha), em Vila Nova de Gaia. A aula será proferida em espanhol e a entrada é livre mas sujeita à lotação da sala).
A FAUP sublinha ainda que, para esta “Aula de Autor” foi preparada uma instalação no Claustro do Mosteiro da Serra do Pilar, com a reprodução em grande formato dos desenhos do carnet C10.O projecto de arquitectura é da autoria de Pedro Matos Gameiro e Marta Sequeira com Carlos Machado e Moura e consultoria de Fernando Rodrigues. A estrutura permanecerá em exposição até ao fim do mês de Setembro.
A realização da estrutura foi possível graças à colaboração do Exército Português, da Direcção Regional de Cultura do Norte (DRCN), o patrocínio da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e das empresas Sign – Wide Format Printing, Curvar – Tecnologia e sistemas de curvatura e Lankhorst Euronete Portugal. Contou ainda com o apoio das empresas VMZinc e Outside Works – Trabalhos em altura.
Recorde-se que o ciclo “Aulas de Autor” é uma iniciativa que decorre no âmbito do projecto “Colecção de Desenhos . Escola de Arquitectura do Porto”, integrado no Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (CEAU-FAUP) – Grupo Arquitectura: Teoria, Projecto, História (ATPH), com a colaboração da Universidade do Porto Digital (UPdigital), Faculdades de Letras (FLUP) e Engenharia da U.Porto (FEUP), Fundação Marques da Silva (FIMS), Ordem dos Arquitectos – Secção Regional do Norte (OASRN) e Sistema do Futuro – Multimédia, Gestão e Arte.