Serralves já tem curador de arquitectura
O arquitecto e professor catalão trabalhou com Álvaro Siza de 1992 a 1993
Ana Rita Sevilha
Cascais recupera mosteiro e cria residência para estudantes
“C2Ø Construction to Zero” lança plano de acção para descarbonização do sector
Remodelação da iluminação pública da 2ª Circular em Lisboa
Presidente da OLI distinguido pela sua “carreira de empresário e gestor”
64% dos edifícios de escritórios da Grande Lisboa “em risco de se tornarem obsoletos em 2030”
Navicork da Corticeira Amorim com pegada de carbono negativa
Barbot marca presença na Concreta com novas ferramentas de IA
Grupo Vantagem alcança o “melhor mês de sempre” em Outubro
Trienal lança open call para Prémio Début
Fidelidade inicia em breve a comercialização do projecto ‘EntreCampos’
O arquitecto Carles Muro é o primeiro curador adjunto de Programas de Arquitectura do Museu de Arte Contemporânea de Serralves, no Porto.
Recorde-se que a Fundação lançou o desafio no final do ano passado, anunciando que, o titular da função iria colaborar com a Directora do Museu – Suzanne Cotter -, e contribuir para a identificação de exposições a realizar no mesmo, a concepção e desenvolvimento de programas relacionadas com a arquitectura e arte contemporâneas, assim como desenvolver e alargar a rede de contactos com parceiros especialistas, nacionais e internacionais.
Em comunicado,a Fundação sublinha ainda que a nova posição, foi criada pelo “reconhecimento da importância crescente da arquitectura, como parte do programa artístico do museu, na sequência da oferta de 40 projectos do arquivo de Álvaro Siza e da colaboração institucional entre a Fundação de Serralves, o Canadian Centre for Architecture, em Montreal, e a Fundação Gulbenkian, em Lisboa”.
No mesmo documento, a Fundação cita Suzanne Cotter, referindo que para a Directora do Museu, “Carles Muro traz um conhecimento profundo da arquitectura como prática e como história acompanhado por um envolvimento próximo com a obra de Álvaro Siza e com a comunidade portuguesa e internacional ligada à arquitectura”.
Carles Muro nasceu em Barcelona, em 1964, estudou arquitectura na Escola Técnica d’Arquitectura de Barcelona (ETSA), onde se formou em 1991, e trabalhou com Elías Torres e José A. Martínez Lapeña, entre 1987 e 1991, e com Álvaro Siza, de 1992 a 1993, no Porto, antes de iniciar o seu próprio atelier, em 1993. O arquitecto é actualmente professor associado de arquitectura na Graduate School of Design da Universidade de Harvard e foi professor de História da Arquitetura e Design de Arquitetura na ETSA Barcelona (1993-2015).