PRATA “combina de forma perfeita a história e a modernidade”
Localizado na zona ribeirinha do lado Oriental de Lisboa, o projecto PRATA terá a primeira fase concluída no final de 2017
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Ana Rita Sevilha
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Localizado na zona ribeirinha do lado Oriental de Lisboa, onde em tempos funcionou a antiga Fábrica Militar do Braço de Prata, e assinado pelo arquitecto italiano Renzo Piano, PRATA alia o antes e o depois “num conceito único de urbanismo”, que “combina de forma perfeita a história e a modernidade num inconfundível ambiente de beira-rio”, sublinham os promotores do projecto, a Norfin – Sociedade Gestora de Ativos que administra o fundo LISFUNDO – Fundo de Investimento Imobiliário Fechado.
Proposta
Segundo as mesmas fontes, a proposta “visa erguer um empreendimento capaz de conjugar as actividades económicas com espaços residenciais, criando um ambiente propício ao desenvolvimento da comunidade local.
Contornado pela Avenida Infante Dom Henrique, PRATA “une as linhas mais históricas da cidade, como Alfama e Santa Apolónia ao modernismo caracterizado por toda a envolvente do Parque das Nações, num equilíbrio harmonioso sempre com o rio no horizonte”. Nesse sentido, o projecto “impõe-se como a continuação da aposta da arquitectura moderna na cidade de Lisboa, vista actualmente como uma cidade em voga”.
De acordo com os promotores, é essencial que, Lisboa, que recebe anualmente milhões de turistas, “esteja também posicionada entre as melhores cidades para se viver”. É neste conceito que assenta a componente residencial do projecto.
O projecto integrado no plano pormenor da Matinha, conta com várias fases de investimento em vista e prevê a construção e venda de cerca de 498 fogos habitacionais, com uma área habitacional superior a 100.000 m², 17.100 m² para comércio, e 7.000 m² para serviços e ainda mais de 560 lugares de estacionamento público. Sendo que a primeira fase teve o seu início em Janeiro de 2016 com término previsto para o final de 2017. Nesta fase prevê-se ainda a construção de obras complementares como a construção de vias, rotundas e a construção de jardins.
Recorde-se que, para o desenvolvimento do projecto do Parque Ribeirinho levado a cabo pela Câmara Municipal de Lisboa, será necessário uma transformação significativa do tráfego e das acessibilidades em toda a envolvente deste local, que se traduzirá numa melhoria significativa permitindo aos cidadãos usufruir de um amplo espaço verde junto ao rio Tejo.
Os promotores do PRATA sublinham também que, o empreendimento “é o cruzamento entre a mais recente tecnologia e os materiais mais sustentáveis e duradouros, resultando num projecto moderno e perfeitamente alinhado com a matriz da zona em que se insere e com a cidade que todos queremos construir”.