Atkins aceita proposta de aquisição de 4,2MM€ da Lavalin
Grupo canadiano destaca que a Atkins é uma das “mais respeitadas consultorias em projecto, engenharia e gestão de projecto, com uma posição de liderança nos sectores de infra-estruturas, transportes e energia”.
Pedro Cristino
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A SNC-Lavalin anunciou que chegou a acordo com a Atkins para a aquisição da consultora britânica de engenharia por um valor de cerca de 3,6 mil milhões de dólares (4,2 mil milhões de euros).
Em comunicado de imprensa, o grupo canadiano destaca que a Atkins é uma das “mais respeitadas consultorias em projecto, engenharia e gestão de projecto, com uma posição de liderança nos sectores de infra-estruturas, transportes e energia”.
“Estamos muito satisfeitos por anunciar esta aquisição proposta, que está totalmente alinhada com a nossa estratégia de crescimento, criando uma empresa de gestão de projecto e serviços profissionais totalmente integrada”, afirmou Neil Bruce, presidente e CEO da Lavalin.
Segundo Bruce, “ao combinar dois negócios altamente complementares, iremos aumentar o nosso escopo de serviços para nos posicionarmos como um parceiro de topo para os clientes dos sectores público e privado”. O presidente do grupo canadiano referiu ainda que esta operação “cria novas oportunidades de crescimento de receita em geografias chave” e destaca que, “juntos, tornar-nos-emos parte de uma organização global maior que irá abrir a porta a novas oportunidades para um maior desenvolvimento e crescimento”.
Segundo a nota da Lavalin, esta aquisição traz para o grupo capacidades “novas e complementares em três dos seus quatros sectores e, essencialmente, sem sobreposições na sua oferta de serviços, com uma presença significativa na Europa, Reino Unido, Escandinávia, Estados Unidos, Médio Oriente e Ásia”.
Paralelamente, reduzirá o perfil de risco da empresa de Montreal com fluxos de receita contínuos resultantes dos serviços que a Atkins está actualmente a prestar, e melhora as margens gerais da Lavalin ao acrescentar “uma quantidade significativa de uma facturação consistente de grande margem”.
Ao mesmo tempo, irá aumentar de forma assinalável a carteira de clientes do grupo, “expandindo e aprofundando as áreas do mercado em que a entidade combinada pode prestar serviços” e possibilitar, “de forma única”, que o grupo tire partido “do significativo investimento em projectos de infra-estruturas no geral, mas principalmente na América do Norte”.
O grupo prevê ainda que desta transacção resulte um número maior de adjudicações no sector nuclear, em particular na área da manutenção e de desactivação, e uma maior capacidade na gestão de projecto, projecto, consultoria e engenharia da Lavalin.