FAUP acolhe exposição sobre “Villa Tugendhat” de Mies van der Rohe
A Villa Tugendhat, localizada nas imediações da cidade de Brno, na República Checa, é considerada uma das mais importantes obras de Mies van der Rohe

Ana Rita Sevilha
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
A Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) acolhe de 20 de Abril a 31 de Maio a exposição “Villa Tugendhat” dedicada ao projecto da Casa Tugendhat (1928-1930), em Brno, na República Checa, considerada uma das mais importantes obras do arquitecto alemão Mies van der Rohe.
Em nota de imprensa a FAUP recorda que a Villa Tugendhat, “localizada nas imediações da cidade de Brno, na República Checa, é considerada uma das mais importantes obras de Mies van der Rohe do pré-guerra e, simultaneamente, o edifício existente na Europa que melhor preserva a autenticidade do projecto de arquitectura da autoria do arquitecto alemão”. A casa foi projectada para Greta e Fritz Tugendhat em 1929–1930.
Segundo explica a FAUP, “trata-se de uma obra notável em termos da integração do projecto de arquitectura com o desenho de mobiliário, instalações e do espaço envolvente. Foi para a Villa Tugendhat (1930), bem como para os projectos para o complexo habitacional Weissenhof (1927) e para o Pavilhão de Barcelona (1929), que Mies van der Rohe concebeu as suas mundialmente reconhecidas cadeiras em aço tubular ou plano (cadeiras Brno e Tugendhat) e outras peças de mobiliário”.
Entre 2010 e 2012, a Casa Tugendhat foi alvo de uma cuidada intervenção de reabilitação na qual foi recuperada a aparência original do edifício de 1930. Em Março de 2012 foi reaberta ao público como importante monumento da arquitectura moderna, reconhecida em 2001 pela UNESCO como Património Mundial.
A exposição que estará patente na FAUP, foi concebida pelo Centro de Documentação Villa Tugendhat, em Brno e reúne um conjunto significativo de informação sobre o projecto e a obra da Villa Tugendhat, desde a sua concepção até aos dias de hoje. A exposição encontra-se organizada em torno de 14 temas que abordam a história desta obra de arquitectura em diversos períodos, através de um conjunto de textos e fotografias.
A apresentação da Exposição “Villa Tugendhat” no Porto é uma co-organização da FAUP, Centro de Documentação Villa Tugendhat, Câmara Municipal de Brno e com o apoio da Câmara Municipal do Porto. A exposição vai estar patente na Galeria de Exposições da FAUP.