FAUP acolhe exposição sobre “Villa Tugendhat” de Mies van der Rohe
A Villa Tugendhat, localizada nas imediações da cidade de Brno, na República Checa, é considerada uma das mais importantes obras de Mies van der Rohe

Ana Rita Sevilha
Yasmeen Lari, vence o Prémio Carreira Trienal de Lisboa Millennium bcp
França, Brasil e Suíça lideram procura estrangeira por imóveis no 1º trimestre de 2025
Quatro cenários para o BRT da A5
‘Sousa Martins 17’ reforça aposta no residencial da JM Investimentos Imobiliários
Cegid debate futuro da construção e da logística em evento sobre digitalização e IA
Schneider Electric e Start Campus estabelecem alicerces para a infraestrutura de IA e Cloud em Portugal
De Veneza a Milão: Dois eventos, uma visão transformadora
Libertas conclui urbanização Benfica Stadium; Investimento ronda os 100 M€
Monte da Bica investe 1,5M€ para criar um hotel, dois lagares e uma sala de provas
Remax lança nova app para “optimizar” procura de casa
A Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) acolhe de 20 de Abril a 31 de Maio a exposição “Villa Tugendhat” dedicada ao projecto da Casa Tugendhat (1928-1930), em Brno, na República Checa, considerada uma das mais importantes obras do arquitecto alemão Mies van der Rohe.
Em nota de imprensa a FAUP recorda que a Villa Tugendhat, “localizada nas imediações da cidade de Brno, na República Checa, é considerada uma das mais importantes obras de Mies van der Rohe do pré-guerra e, simultaneamente, o edifício existente na Europa que melhor preserva a autenticidade do projecto de arquitectura da autoria do arquitecto alemão”. A casa foi projectada para Greta e Fritz Tugendhat em 1929–1930.
Segundo explica a FAUP, “trata-se de uma obra notável em termos da integração do projecto de arquitectura com o desenho de mobiliário, instalações e do espaço envolvente. Foi para a Villa Tugendhat (1930), bem como para os projectos para o complexo habitacional Weissenhof (1927) e para o Pavilhão de Barcelona (1929), que Mies van der Rohe concebeu as suas mundialmente reconhecidas cadeiras em aço tubular ou plano (cadeiras Brno e Tugendhat) e outras peças de mobiliário”.
Entre 2010 e 2012, a Casa Tugendhat foi alvo de uma cuidada intervenção de reabilitação na qual foi recuperada a aparência original do edifício de 1930. Em Março de 2012 foi reaberta ao público como importante monumento da arquitectura moderna, reconhecida em 2001 pela UNESCO como Património Mundial.
A exposição que estará patente na FAUP, foi concebida pelo Centro de Documentação Villa Tugendhat, em Brno e reúne um conjunto significativo de informação sobre o projecto e a obra da Villa Tugendhat, desde a sua concepção até aos dias de hoje. A exposição encontra-se organizada em torno de 14 temas que abordam a história desta obra de arquitectura em diversos períodos, através de um conjunto de textos e fotografias.
A apresentação da Exposição “Villa Tugendhat” no Porto é uma co-organização da FAUP, Centro de Documentação Villa Tugendhat, Câmara Municipal de Brno e com o apoio da Câmara Municipal do Porto. A exposição vai estar patente na Galeria de Exposições da FAUP.