Arquitectura

Focus Group muda-se para zona Oriental de Lisboa

Em entrevista ao CONSTRUIR, Nuno Malheiro falou da mudança, das instalações e das expectativas em relação a toda esta zona da cidade

Ana Rita Sevilha
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Focus Group muda-se para zona Oriental de Lisboa

Em entrevista ao CONSTRUIR, Nuno Malheiro falou da mudança, das instalações e das expectativas em relação a toda esta zona da cidade

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 De frente para o rio e numa envolvente que, em breve, será alvo de grandes transformações, o novo escritório do Focus Group, na zona Oriental de Lisboa, manteve a organização mas ganhou espaço para crescer. Nuno Malheiro, Presidente do Conselho de Administração do Grupo, explicou a CONSTRUIR as razões desta mudança e as mais-valias do novo espaço.

 O que motivou a saída da Avenida da Liberdade?

Duas razões principais: redução de custos e porque a Avenida da Liberdade passou a estar bastante mais concorrida, qualquer entrada ou saída do escritório, principalmente ao fim da tarde, representava pelo menos meia hora para subir a Avenida e mais meia hora para descer. O trânsito era imenso, daí decidimos por um sítio mais afastado do centro e próximo das principais saídas da cidade. Mas a redução de custos também foi muito importante. Nós mudámos para a Avenida da Liberdade em 2011, em plena crise e resgate da Troika. Nessa altura encontrar um bom espaço de escritórios era relativamente fácil porque havia muita oferta e pouca procura e encontramos o espaço na Avenida da Liberdade. Seis anos passados é precisamente o oposto e a subida dos preços e a pressão para que subissem ainda mais e vice-versa, o facto dos honorários da nossa actividade estarem cada vez mais desvalorizados, tornava-se imperativo para nós não aumentar os custos. De facto foi o que conseguimos estando num sítio fantástico, de frente para o rio e com as acessibilidades perto.

Mas quando pensarem em mudar, pensaram logo nesta zona?

Não. Inicialmente pensamos no centro de Lisboa, pela questão dos acessos de metro para os nossos colaboradores. Mas haviam poucas soluções e os preços eram os mesmos ou mais caros e muitas vezes ainda eram precisas obras e acabámos por alargar a zona e pensar em mudar de uma forma mais radical. Começamos então a ver o que estaria e qual a zona de Lisboa em expansão e que de futuro representasse um bom investimento. De facto, esta zona Oriental de Lisboa, começando logo no Terreiro do Paço com o arranjo do Campo das Cebolas – que nós participámos na fiscalização da obra -, quer com o Terminal de Cruzeiros – que nós também estamos a fazer a fiscalização da obra -, todo o arranjo da avenida Infante Dom Henrique, a intenção da Câmara de promover toda a zona de Marvila com hubs criativos, aqui mais perto, Marvila/Beato, outro espaço de coworking, o novo empreendimento do Braço de Prata que está já a crescer e que vai transformar toda esta zona numa zona mais residencial, mas também com um complemento de restaurantes e escritórios, etc, o arranjo da frente ribeirinha que finalmente vai avançar. Portanto, toda esta zona vai sofrer uma grande transformação e passa a ser uma zona bastante interessante para se estar no dia-a-dia. E importante foi que, pese embora a redução de custos, conseguimos manter a área necessária quer para a equipa que temos neste momento, quer para um eventual crescimento que possa acontecer.

Quando chegaram aqui, o que encontraram?

Aqui esteve uma empresa de design, de produção de publicidade e estava um espaço que não era adaptável às nossas necessidades, portanto na prática, voltamos a fazer tudo de novo. Felizmente que este era a única fracção que tinha já uma caixilharia nova e vidros duplos. Nós tapámos o primeiro nível das janelas (eram de cima até baixo) para reduzir a carga térmica e colocamos isolamento e aproveitámos para passar toda a infra-estrutura técnica nesta “parede”. Colocámos tecto falso e pavimento novo. A única coisa que fixou foi a bancada da copa, aliás essa foi uma das coisas que este espaço nos ofereceu melhor que o anterior. Ao longo dos anos os hábitos alteraram-se e mudou drasticamente a forma como as pessoas almoçam. Antigamente iam todos almoçar fora mas gradualmente começaram a trazer almoço de casa e no antigo escritório não tínhamos um espaço com dignidade e dimensão para servir de copa e passámos a ter aqui. Hoje temos um espaço que dá para confraternizar e com vista para o rio.

Em termos de organização de espaço e de equipa manteve-se como estava nas instalações anteriores?

Sim, manteve-se. Neste momento, fruto da realidade da nossa actividade, temos três tipos de pessoas na equipa: as que estão aqui, as que estão deslocadas nas obras e ainda as que estão fora de Portugal. Hoje temos 25 pessoas, já tivemos mais no passado, que se dividem assim: cerca de 17 pessoas no escritório, seis fora de Portugal e as outras nas fiscalizações. Mas conseguimos ter aqui, espaço para voltar a crescer.

Tem-se falado muito nas transformações dos espaços de trabalho, ao nível do desenho e na forma como potenciam a produtividade. Flexibilidade, mobilidade, espaços criativos e zonas de reuniões informais são os grandes chavões. Tendo isto em conta, quais são as grandes mais-valias que encontram aqui que sejam um motor para produzir?

A nossa actividade, na parte de projecto, é muito difícil de fazer na base do teletrabalho, pelo menos na minha concepção e na filosofia que temos aqui. Precisamos que as pessoas estejam aqui para potenciar o cruzamento de ideias e a interacção e integração das diferentes disciplinas de projecto para cada um dos projectos. Mas ao mesmo tempo, com a internacionalização, tivemos de ser capazes de ter pessoas que estão a gerir um projecto fora de Portugal e nós trabalharmos com elas em horários, diferentes, línguas diferentes, temos essa capacidade, essa aprendizagem, mas aqui dentro convém que as pessoas estejam presentes. Desde sempre que procuramos ter mesas de trabalho grandes, para que cada um possa tratar o espaço como sendo seu. Na nossa actividade, eu não partilho muito da ideia de mobilidade, porque apesar de tudo passamos aqui grande parte do nosso dia e temos de nos sentir confortáveis. Acho que as pessoas gostam de ter hábitos e de ter referências à sua vida. Por isso eu acho que as pessoas se sentem mais confortáveis num espaço que seja seu, por isso temos a lógica de ter um espaço generoso para cada um, mas fixo. Neste novo escritório optámos por as salas de reuniões não serem espaços preveligiados – essa foi a grande mudança -, porque o que acontece normalmente é a sala de reuniões estar num sítio privilegiado, mas na prática, quantas horas estamos lá durante um ano inteiro? Optámos por duas salas de reuniões interiores, simpáticas e que cumprem a função. Em termos de iluminação, é excelente, não só a natural como a artificial – colocamos umas luminárias com LED’s que ficou muito bom do ponto de vista da iluminação. Fruto deste espaço temos janelas em toda a volta, logo ventilação natural. Concluíndo, não sou muito favorável a espaços de trabalho muito flexíveis, do ponto de vista de onde fica cada colaborador, mas moldámo-nos à mobilidade do ponto de vista internacional e trabalhamos muitas vezes à distância em fusos horários diferentes.

Essa questão dos fusos horários faz-me lembrar os relógios que têm vindo sempre a acompanhar as vossas mudanças de instalação. São uma imagem de marca?

É uma marca sim e bastante importante, porque muito facilmente nós nos esquecemos que há outras pessoas, que estão fora do país e noutro fuso horário. Por exemplo, quando estamos a trabalhar em países do Médio Oriente, em que o fim-de-semana não coincide com o nosso, porque é à sexta-feira e ao sábado, às vezes esquecemo-nos que o arquitecto Miguel Marques Pereira, quando está na Argélia, à sexta-feira está no seu fim-de-semana e nós estamos a trocar emails com ele. Os relógios permitem que sem pensar muito, as pessoas possam olhar e lembrar-se que horas são em determinados locais. E os pufs coloridos também são uma imagem de marca. Não estavam terá tão visíveis como agora. Eles veem connosco desde a altura em que participávamos no SIL com stand. Na altura o Focus Group era um conjunto de empresas com um logo semelhante mas que se diferenciava na cor. Nessa altura usávamos os pufs com as cores das empresas e desde então andam sempre connosco, mas desta vez assumem um papel maior no open space, permitindo que as pessoas reúnam de uma forma informal.

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França financia reabilitação de infra-estruturas na Guiné-Bissau com 4M€

A França doou à Guiné-Bissau quatro milhões de euros para reabilitar um liceu e construir, de raiz, um pavilhão multiusos

A Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) disponibilizou ao Governo da Guiné-Bissau quatro milhões de euros para a construção de um pavilhão desportivo e a reabilitação de um liceu em Bissau, num projecto que irá beneficiar 6.500 alunos.

“É um projecto que nos vai ajudar a ter boas escolas” na capital guineense, defendeu um dos directores gerais do ministério da Educação guineense, Idrissa Camará.

Idrissa Camará apresentou, no Centro Cultural Franco-Guineense, em Bissau, o projecto gerido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

O responsável disse que o apoio da AFD vai ajudar o sistema educativo, em Bissau, a recuperar o número de alunos nas escolas.

No entanto, diz a Lusa, Camará referiu que o projecto contempla a reabilitação de 37 salas de aulas do Liceu Agostinho Neto, em avançado estado de degradação, o que fará com que o estabelecimento passe dos actuais cerca de dois mil alunos para quatro mil alunos.

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Efacec assina maior contrato da empresa em Portugal

A Efacec foi seleccionada para desenvolver e fornecer soluções para a Linha Vermelha do Metro de Lisboa. Este é o maior contrato da empresa no mercado nacional, no sector da ferrovia e metro 

A Efacec foi selecionada para o desenvolvimento e fornecimento de soluções chave na mão no sector do metro pesado, no âmbito da extensão da Linha Vermelha do Metro de Lisboa entre São Sebastião e Alcântara.
O contrato agora adjudicado, o maior da Efacec no sector da ferrovia e metro em Portugal, inclui a concepção e construção dos sistemas de energia de tracção, baixa tensão, ventilação, bombagem, SSIT e CCTV.

O ACE, constituído pela Mota-Engil e pela Spie Batignolles, responsável pela empreitada geral de construção da extensão da Linha Vermelha “depositou a sua confiança na Efacec para esta importante subempreitada, reforçando a participação da empresa na expansão do Metro de Lisboa, cliente que conta com produtos e soluções Efacec nas mais diversas áreas tecnológicas”, refere nota enviada à comunicação social.
A relação da Efacec com a Mota-Engil e com o Metro de Lisboa remonta já a várias décadas, tendo a empresa sediada na Arroteia, em Matosinhos, sido responsável pela construção de todas as subestações de tracção em serviço. Destaca-se ainda o sistema de telecomando de energia de toda a rede do metropolitano que, a par de diversos outros sistemas, têm vindo a ser fornecidos e instalados pela empresa, tanto no âmbito das expansões da rede como nas intervenções de renovação e melhoria dos sistemas em operação.

 

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“ZEB: Arquitectura para um Futuro com Balanço Energético Zero”

O evento organizado pela marcas Zehnder, Griesser e Knauf Insulation, em parceria com a Ordem dos Arquitectos, pretende capacitar os profissionais para o novo cenário regulamentar e construtivo associado ao padrão ZEB (Zero Emissions Building)

A transição para edifícios com balanço energético zero (ZEB) é um dos grandes desafios e uma oportunidade transformadora para a arquitectura contemporânea. A pensar nisso, as marcas Zehnder, Griesser e Knauf Insulation, em parceria com a Ordem dos Arquitectos, organizam no próximo dia 27 de Maio, em Lisboa, o evento “Habitação 360º: ZEB – Arquitectura para um Futuro com Balanço Energético Zero”.

Destinado a arquitectos, projectistas e profissionais do sector da construção, o encontro propõe uma tarde intensiva de conteúdos técnicos e partilhas práticas, com o objectivo de capacitar os profissionais para o novo cenário regulamentar e construtivo associado ao padrão ZEB (Zero Emissions Building).

O programa tem início com a intervenção de Marlene Roque, representante da Ordem dos Arquitectos, que abordará os requisitos técnicos e normativos exigidos para projectos que pretendam cumprir (e superar) os objectivos ZEB.
Segue-se uma demonstração teórica e prática de soluções 360º, com maquetas expositivas das três marcas organizadoras, focadas em estratégias integradas de isolamento térmico e acústico, ventilação mecânica controlada e sombreamento inteligente, componentes fundamentais para garantir conforto e desempenho em edifícios de nova geração.

A tarde termina com um momento de cocktail e networking informal, pensado para a partilha de ideias e construção de novas ligações profissionais.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória.

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Ricardo Marques é o novo CEO-Adjunto da iad Portugal

No ano em que celebra 10 anos de presença no mercado português, a rede de consultores imobiliários independentes da Europa reforça a sua estrutura de gestão com a integração de Ricardo Marques

Ao longo da última década, a iad Portugal tem vindo a construir um percurso de crescimento a nível nacional, através de um modelo de negócio inovador e 100% desmaterializado, promotor do empreendedorismo. Hoje com 1000 consultores independentes em todo o país, a rede reforça a sua ambição de crescimento no mercado português. É em linha com esta visão de crescimento que Ricardo Marques assume o cargo de CEO-adjunto da iad Portugal, no âmbito do qual trabalhará de perto com o CEO da rede, Alfredo Valente.

Com um percurso profissional diversificado, Ricardo Marques iniciou a sua carreira em empresas como a BOSCH e o Grupo Ramos Catarino, onde exerceu funções de liderança, incluindo director geral adjunto (2010) e presidente da comissão executiva (2011). Em 2014 ingressa no sector imobiliário, na RE/MAX, onde permaneceu durante uma década, tendo colaborado RE/MAX Alemanha durante cinco anos, na formação e desenvolvimento da equipa de business development. Mais recentemente, em 2024, assumiu a direcção geral da MELOM Obras.

“No momento em que se comemoram 10 anos de actividade da iad Portugal, posicionamo-nos para a próxima década. Somos já um player incontornável da mediação imobiliária em Portugal e fomos, arrisco dizê-lo, fundamentais na mudança e modernização do sector. Mas queremos mais, queremos chegar muito mais longe, razão pela qual precisamos de nos rodear das pessoas certas para enfrentar os desafios que o futuro nos reserva. E é neste contexto que acolhemos o Ricardo Marques como CEO-Adjunto da iad Portugal. Com uma década de experiência na mediação imobiliária, em funções de topo, o Ricardo reúne todas as condições para ajudar a iad a caminhar no sentido de ajudar cada vez mais portugueses a concretizar os seus projectos imobiliários e contribuir para levar a iad à liderança de mercado”, sublinha Alfredo Valente, CEO da iad Portugal.

Ricardo Marques, por seu turno, revela “entusiasmo por integrar a equipa da iad Portugal”, explicando que acredita que “o modelo da iad, assente numa estrutura digital, flexível e centrada no consultor, está perfeitamente alinhado com as novas exigências do mercado e com o perfil do profissional de mediação do presente e do futuro”. “Reconheço na iad uma visão verdadeiramente inovadora que responde com eficácia à crescente procura dos consultores imobiliários por mais autonomia, apoio especializado, humano e tecnológico, e uma remuneração justa”, acrescenta.
Sedeada na cidade do Porto, a iad Portugal conta actualmente com 34 profissionais especializados em áreas como comunicação, marketing, vendas, recursos humanos, economia, contabilidade, programação ou direito, nos seus serviços centrais, e 27 polos de formação em todo o país. Enquanto parte integrante da rede europeia de consultores imobiliários independentes, a sede nacional da iad disponibiliza apoio a 1000 consultores independentes em Portugal Continental, Madeira e Açores.

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Rain Bird Portugal realiza primeiro ‘Green Spec Forum’

O primeiro ‘Green Spec Forum’ tem data marcada para o dia 28 de Maio, no Hotel Júpiter, em Lisboa, com o objectivo de responder ao “crescente” interesse por soluções de rega especificas para coberturas ajardinadas em contexto urbano

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De forma a responder ao “crescente” interesse por soluções de rega especificas para coberturas ajardinadas em contexto urbano, a Rain Bird Portugal vai realizar o primeiro ‘Green Spec Forum’, um evento que tem data marcada para o dia 28 de Maio, no Hotel Júpiter, em Lisboa.

“À medida que as cidades procuram tornar-se mais sustentáveis e resilientes, as coberturas verdes ganham protagonismo pela sua capacidade de reduzir o efeito de ilha de calor, melhorar o isolamento térmico dos edifícios e contribuir para a retenção e gestão da água da chuva”, explica Luís Duarte, Landscape Specification sales manager da Rain Bird Portugal.

Por isso, “há uma clara tendência do setor para integrar soluções de rega automatizadas, com sensores e programadores inteligentes”.

Com soluções técnicas pensadas para responder aos desafios das coberturas ajardinadas, tanto extensivas como intensivas, a organização deste primeiro Fórum pretende ser “o primeiro passo” no sentido de uma melhor comunicação da marca, assim como alertar para “o crescimento das necessidades de espaços verdes nas cidades”. De igual forma, pretende-se destacar o “importante” papel que os projectistas de espaços verdes têm nesta transformação.

Além da apresentação das ferramentas que a marca dispõe, o evento divide-se em três momentos principais. Por um lado, a importância das soluções baseadas na natureza para as cidades, no controlo das ilhas de calor, mas também na resiliência face aos eventos de chuvadas extremas, através do contributo do engenheiro Paulo Palha.

Depois a importância de um projecto de rega bem executado, seja no traçado, seja no correcto dimensionamento hidráulico, mas também na escolha dos melhores emissores. Tema sobre o qual o engenheiro Miguel Tavares fará uma apresentação sobre como evitar os principais erros cometidos em projecto.

Por fim, caberá a Nuno Simões, professor na Universidade de Lisboa, mostrar que os espaços verdes não estão resignados aos tradicionais parques/espaços verdes, havendo actualmente diversos estudos que mostram os benefícios de paredes e coberturas verdes, tanto a nível térmico como de segurança contra incêndios.

A moderação estará a cargo de Pedro Batalha, arquitecto paisagista em representação da Associação Portuguesa de Arquitectos Paisagistas (APAP).

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Lagoas Park inaugura Praça Central e Galeria Comercial

Os dois espaços totalmente requalificados que representam o culminar de um programa de investimento de 25 M€, liderado pelos proprietários, Henderson Park e cuja gestão e comercialização tem sido acompanhada pela CBRE

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O Lagoas Park inaugura oficialmente, esta quinta-feira, dia 15 de Maio, a nova Praça Central e Galeria Comercial, dois espaços totalmente requalificados que representam o culminar de um programa de investimento de 25 milhões de euros, liderado pelos proprietários, Henderson Park e que simbolizam o “epicentro da vida do parque e a concretização de uma nova era para este activo”.

A CBRE, consultora responsável pela gestão e comercialização do activo, tem acompanhado este projecto de transformação do Lagoas Park, através do envolvimento de diversas equipas, tais como, Consultoria Estratégica, Design e Gestão de projecto, Gestão do Activo e sua Comercialização.

A revitalização do Lagoas Park iniciou-se com a modernização das suas infraestruturas, criados novos espaços verdes e implementadas melhorias na mobilidade de forma a que responda aos mais altos padrões de sustentabilidade, conforto e eficiência. No âmbito desta estratégia colectiva, foi concluída a certificação de cinco edifícios de escritórios com a classificação BREEAM in Use Excellent e estão previstas até ao final de 2025 a obtenção de mais cinco certificações, totalizando 80% da área de escritórios do parque. A par deste processo, foi realizado o rebranding profundo da marca.

“O Lagoas Park é um exemplo paradigmático da forma como a CBRE trabalha em estreita colaboração com os seus clientes para criar valor sustentável nos seus activos. Este é um projecto que reflecte o melhor do nosso know-how multidisciplinar, da gestão e da comercialização, da estratégia da marca à experiência do utilizador”, afirma Cláudia Ribeiro, director asset manager da CBRE Portugal.

Desde a aquisição do Lagoas Park pela Henderson Park e o início do mandado da CBRE, em 2020, foram concretizados cerca de 25 mil metros quadrados (m2) em novos negócios e 50 mil m2 em renegociações contratuais, dados que demonstram a robustez da estratégia de gestão e comercialização implementada, bem como a crescente procura por espaços de qualidade num ambiente corporativo diferenciado.

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APCMC aposta em projecto para impulsionar digitalização do negócios dos materiais de

No âmbito do “NextGeneration MC” serão concebidas um conjunto de orientações estratégicas para a “Fileira Materiais de Construção: beyond 2030”

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tagsAPCMC

A Associação Portuguesa dos Comerciantes de Materiais de Construção (APCMC) está a promover o projecto ‘NextGeneration MC – Construir um Futuro Sustentável nos Materiais de Construção’.  Assim, com o objectivo de impulsionar a reestruturação e digitalização dos negócios dos comerciantes de materiais de construção, serão concebidas um conjunto de orientações estratégicas para a “Fileira Materiais de Construção: beyond 2030”, no âmbito do Compete 2030 FEDER, designado por “NextGeneration MC”, através de um conjunto alargado de acctividades destinadas a desenvolver uma visão prospetiva colectiva e linhas de acção que permitam reduzir os níveis de incerteza e conquistar ganhos através dos drivers de competitividade actuais, com grande foco nos temas da Sustentabilidade e Economia Circular e da Nova Logística.

O projecto, financiado pelo COMPETE2030 -FEDER, através do programa | PITD – Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Qualificação, tem um custo total de cerca de 291 mil euros e teve início a 10 de Março, com duração de dois anos.

O projecto está estruturado em três dimensões complementares, prevendo um conjunto alargado de actividades a desenvolver, que incluem a realização de seis workshops de capacitação (a realizar no Norte e Centro do País), quatro webinares temáticos e quatro lives interactivas e um seminário final. Inclui, ainda, várias campanhas de marketing digital, emailings para distribuição conteúdos produzidos e divulgações de microvídeos.

As iniciativas incluem a apresentação de um Plano Estratégico “Fileira Materiais de Construção: beyond 2030”, a realização de uma jornada para a sustentabilidade dos materiais de construção e de um estudo de caraterização das operações logísticas e da gestão da cadeia de abastecimento do sector.

José de Matos, secretário-geral da APCMC refere que “a jornada rumo à transição sustentável e circular tornou-se imperativa. Implica a adopção de práticas diferenciadoras de gestão, de eficiência energética e circularidade capazes de responder às exigências dos clientes”. Neste sentido, os comerciantes de materiais de construção são um “elo fundamental” entre a fabricação e a construção. “Além de influenciar as próprias dinâmicas das empresas, estas são, também, oportunidades de crescimento a nível global e de ganhos de relevância na cadeia de valor”.

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Lisboa: Projectos de regeneração vão disponibilizar cerca de três mil casas municipais

Este é o mais recente dado apresentado no Conselho Municipal de Habitação e que advém dos investimentos que têm sido feitos nas zonas degradadas da Capital. Para breve está previsto o lançamento de um concurso de ideias para a requalificação do Bairro Portugal Novo

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A Câmara Municipal de Lisboa (CML) prevê disponibilizar, nos próximos anos, cerca de três mil novas habitações municipais. Números que constam do mais recente relatório apresentado no Conselho Municipal de Habitação (CMH) e que advém dos investimentos que têm sido feitos na regeneração das zonas degradadas da Capital.

“Lisboa tem um lado abandonado e desqualificado que exige maior atenção por parte dos políticos. Neste contexto, criámos o Programa Melhor Cidade, com o objectivo de intervir nessas zonas esquecidas, melhorando a coesão territorial e a qualidade do espaço construído, colocando aqui toda a nossa energia, sabendo que ainda há muito por fazer”, afirmou Joana Almeida, vereadora do Urbanismo, na reunião do CMH.

Em jeito de balanço, Joana Almeida, destacou os progressos significativos na requalificação da Quinta do Ferro, onde serão criadas 90 habitações com renda acessível, novos espaços verdes, uma praça e um estacionamento subterrâneo. Joana Almeida sublinhou ainda a relevância da recente aprovação da delimitação da Área de Reabilitação Urbana (ARU) do Vale de Chelas, uma medida estratégica com impacto alargado na cidade.

No actual mandato, foi ainda aprovada a alteração ao Plano de Urbanização do Vale de Santo António, que viabiliza o desenvolvimento de um novo bairro sustentável, com aproximadamente 2400 habitações em terrenos municipais, equipamentos públicos e um parque urbano com cerca de oito hectares.

Estas intervenções integram-se no âmbito do Programa 5 Vales que contempla acções estruturantes também na Avenida Almirante Reis, no Vale de Alcântara e na encosta da Ajuda, zonas prioritárias para a requalificação e coesão territorial.

Também destacado foi o processo de loteamento municipal do Casal do Pinto, actualmente em fase final, que permitirá a construção de cerca de 200 novas habitações municipais e um novo jardim.

Foi, ainda, referida a conclusão recente da primeira fase da Via Estruturante de Santa Clara, um eixo rodoviário que melhora a mobilidade, segurança e conforto, especialmente para os utentes mais vulneráveis. Financiada pelo PRR, esta fase inclui a requalificação da Avenida Glicínia Quartin e vias adjacentes. Quando totalmente concluída, a via ligará as Galinheiras e a freguesia de Santa Clara à restante cidade.

Através da dinamização de zonas e bairros de Lisboa identificadas como áreas prioritárias para intervenção, a CML tem desenvolvido vários projectos, nomeadamente de requalificação do espaço público, infraestruturas, e regularização cadastral nas 10 AUGI da cidade – Bairro do Alto do Chapeleiro, Bairro dos Sete Céus, Quinta do Grafanil, Quinta da Torrinha, Galinheiras, Quinta da Mourisca, R. Particular à Az. da Cidade, Quinta do Olival, R. Particular à Az. Lameiros e Azinhaga Torre do Fato.

No contexto da regularização dos bairros ex-SAAL, foram concretizados em 2022 os recenseamentos dos bairros Horizonte, Carlos Botelho e Portugal Novo e em 2023 foram aprovados os loteamentos dos dois primeiros. As obras de urbanização do espaço público no Bairro Horizonte terão início este ano, estando já definidos os critérios de regularização das habitações. Para breve está previsto o lançamento de um concurso de ideias para a requalificação do Bairro Portugal Novo e, ainda este mês, um concurso para cooperativas destinado à construção de um edifício com 12 habitações em Benfica.

Também o Bairro Padre Cruz, Bairro da Boavista e Bairro São João de Brito foram já objecto de loteamento municipal e acções de requalificação, que continuarão ao longo do próximo mandato.

Filipa Roseta, vereadora da Habitação, realçou, ainda, que “a regeneração urbana destes bairros está a ser feita com e para a população local”, num processo iniciado há três anos, fortemente participado pelas juntas de freguesia e associações de moradores, no âmbito dos Gabinetes de Apoio aos Bairros de Intervenção Prioritária (GABIP).

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Politécnico da Guarda lança concurso para residência por 3M€

Há outro projeto adjudicado recentemente pela Câmara da Guarda, por 4,5 milhões de euros, para a construção de uma residência de estudantes com 128 camas a disponibilizar aos alunos do IPG

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O Instituto Politécnico da Guarda (IPG) lançou esta terça-feira, dia 13 de maio, o concurso público para a construção de uma residência de estudantes com 152 camas no campus da instituição, por três milhões de euros mais IVA. O procedimento foi publicado no Diário da República, que define o dia 27 como data-limite para apresentação de propostas. A empreitada tem um prazo de execução de 330 dias.

A obra significa “um reforço no alojamento de estudantes e a diminuição da quantidade de alunos que são colocados na Guarda e vão embora por não conseguirem arranjar alojamento”, assegura o presidente do IPG, Joaquim Brigas. O equipamento foi validado e homologado, em Outubro de 2024, pelo ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, num investimento estimado de 3,7 milhões de euros financiado em 85 por cento pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Joaquim Brigas lembrou que há outro projeto adjudicado recentemente pela Câmara da Guarda, por 4,5 milhões de euros, para a construção de uma residência de estudantes com 128 camas a disponibilizar aos alunos do IPG. “É muito positivo, no sentido de haver maior oferta para poder alojar mais estudantes. Segundo os registos dos últimos anos, costumávamos ter à volta de 300 estudantes que não ficavam na Guarda por dificuldades de alojamento. As duas residências a construir não são a solução total para o problema, mas é uma ajuda para o resolver”, admitiu Joaquim Brigas.

ara o presidente do Politécnico da Guarda, apesar destas duas residências, continua a haver espaço para investimentos privados. “Há muitos estudantes que, não tendo condições para apoio social e com possibilidade de pagar valores de mercado, precisam de quartos com todas as comodidades”, realçou. Na sua opinião, essa oferta não existe atualmente “em termos suficientes na Guarda”, pelo que o IPG tem feito contactos para ver se há privados a construir ou a adaptar espaços para alugar a estudantes.

“Não é negócio do Politécnico, mas podemos ajudar ou divulgar essas eventuais existências para que os nossos alunos possam procurar e arrendar”, acrescentou. O Politécnico da Guarda também conseguiu a aprovação de uma residência estudantil para Seia, onde funciona a sua Escola Superior de Turismo e Hotelaria (ESTH).

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António Carias de Sousa, presidente da OERS
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Ordem dos Engenheiros e Universidade de Évora reforçam formação com novo protocolo

O protocolo tem como objectivo de promover uma formação em engenharia alinhada com os mais elevados padrões europeus

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A Ordem dos Engenheiros da Região Sul e a Universidade de Évora formalizaram um novo protocolo de colaboração, com o objectivo de promover uma formação em engenharia alinhada com os mais elevados padrões europeus, com a OE a única entidade acreditada em Portugal para atribuir o selo EUR-ACE (European Network for Accreditation of Engineering Education).

Adicionalmente, a parceria pretende contribuir para a fixação de jovens engenheiros em território nacional, promovendo a valorização da engenharia portuguesa, a retenção de talento e o reforço da competitividade do sector.

A celebração deste protocolo representa, também, o aprofundamento da relação institucional entre as duas entidades, reforçando a colaboração estratégica que têm vindo a desenvolver em prol do ensino, da ciência e do progresso tecnológico.

O documento foi assinado no decorrer das comemorações do Dia Regional do Engenheiro Sul, que aconteceu em Évora e no qual foi, ainda, homenageado o engenheiro Francisco Maria Burguete de Sousa Soares e entregue os diplomas de Membro Sénior e consagrações aos membros com 25 anos de inscrição na OERS. Foram, também, revelados os vencedores dos prémios da Ordem dos Engenheiros Região Sul, nomeadamente, o Prémio Inovação Jovem Engenheiro (PIJE), o Prémio Excelência na Academia e as Bolsas de Mérito OERS/Bankinter.

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