Vescom 2016
Vescom apresenta 45 novas cores para cortinas acústicas
“Carmen, Marmara e Formoza absorvem até cinco vezes mais som do que os tecidos de cortinas transparentes usuais
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Acústica colorida. É disso que se trata o mais recente lançamento da Vescom, que compreende 45 novas cores para cortinas acústicas transparentes. Carmen, Marmara e Formoza, são os três padrões com palete de cores e carácter próprio, que se apresentam como a solução para “melhorar a acústica e inteligibilidade num espaço, dividir um espaço aberto e criar um local de trabalho flexível ou aumentar a privacidade”.
Em nota de imprensa enviada ao CONSTRUIR, a Vescom garante que, “Carmen, Marmara e Formoza absorvem até cinco vezes mais som do que os tecidos de cortinas transparentes usuais. O efeito dos três padrões é claro, transparente, fresco e luminoso. Os tecidos adaptam-se ao espaço. Quer se trate de ambientes para seminários ou reuniões, da entrada de um hotel ou de um escritório, em qualquer sitio onde sejam necessários tecidos permeáveis à luz e eficientes a nível da acústica, a Vescom oferece uma solução”.
Quanto às características, “Formoza é desportiva, divertida e gráfica, com 12 cores luminosas e frescas como o branco, o cinzento, o laranja, o verde e tonalidades de azul”; “Marmara irradia a suavidade de um têxtil, em 24 tons naturais e quentes; creme areia, taupe, bambu, menta, jade ou rosa pálido. Devido ao brilho no verso do tecido, Marmara pode ser confecionado de ambos os lados”; “Carmen (9 cores) possui uma textura arquitectónica com um brilho subtil, minimalista em tonalidades neutras, cinzento, preto e cobre”. Formoza e Marmara têm a altura do cômodo (do chão ao tecto) e por isso podem ser confecionados sem costuras.
A Vescom salienta também que, os três padrões apresentam, apesar da sua transparência e mínima gramagem, uma capacidade de absorção de alphaw 0,5 e 0,6. “A aplicação destes tecidos em cortinas reduz o nível de efeito de reverberação, abafa o ruído e melhora a inteligibilidade do ambiente; escritórios, salas de reunião, restaurantes, entradas de hotéis e salas multifunções. Os tecidos são retardantes ao fogo e obedecem às normas Europeias para edifícios públicos, mais estritas (B1 segundo DIN 4102)”.
Por último, a Vescom explica que os padrões são adicionados ao catálogo de cortina 03. A colecção de tecidos para cortinas é constituída por cores lisas, padrões, “black outs”, “dim outs” e transparências, incluindo tecidos para cortinas transparentes com características acústicas. “Os tecidos são resistentes à luz e de cor firme, resistentes ao fogo, seguros, funcionais, duráveis, em muitos casos, laváveis a altas temperaturas e possuem a certificação Oeko-Tex”.