Predibisa fecha 2016 com crescimento de 40%
Segundo a Predibisa, outra área com forte intensidade em 2016 foi a residencial, “resultado da progressiva retoma da construção e do surgimento de novos projectos habitacionais”
CONSTRUIR
A nova Lei dos Solos, o segundo troço da alte-velocidade, a Ribeira de Algés e o Architect@Work na edição 522 do CONSTRUIR
A nova caixa de pavimento estanque Simon K|45
Arquitectos do Norte lançam ‘InterSecções’ e inauguram exposição sobre edifício sede
Exportações portuguesas de madeira e mobiliário ganham destaque no Reino Unido
Ricardo Valente nomeado novo director-geral da Savills Porto
Porta da Frente Christie’s integra ferramenta de IA Agentforce
APJAR atribuí prémio ex-aequo a duas obras
Sierra e BTG Pactual lançam joint venture de crédito imobiliário
ALP: Maioria dos inquiridos não pediu compensação prevista na Lei
Efacec assina contrato com 3ª maior empresa de energia alemã
A consultora imobiliária Predibisa, fechou o ano de 2016 a crescer cerca de 40% face ao ano transacto. Em nota de imprensa enviada ao CONSTRUIR, a consultora do Porto sublinha que registou no último ano um movimento de negócios a rondar os 100 milhões de euros e que todas as áreas de negócio registaram uma evolução favorável.
Num ano que voltou a ser um dos melhores da última década para o mercado imobiliário em Portugal, a Predibisa garante que o Norte continua a ser uma zona forte para o investimento, comprovado pela concretização de grandes transacções nos segmentos de reabilitação, habitação, retail, hotelaria, escritórios e indústria.
Reabilitação
Em comunicado de imprensa, a consultora imobiliária refere que nos últimos quatro anos, os movimentos de negócios cresceram expressivamente, atingindo, em 2016, o valor mais alto de sempre, estando na base destes resultados o fecho de negócios importantes e com grande relevância para a cidade do Porto. “Todas as áreas de negócio evoluíram positivamente, que se explica não só devido à grande procura por parte de estrangeiros, mas também à grande incerteza da banca, o que leva os investidores a apostar em activos imobiliários.”, nota o director-geral da Predibisa, João Nuno Magalhães.
Nota para a reabilitação urbana no centro do Porto, que intrinsecamente ligada ao sector residencial, ao retail, à hotelaria e à promoção, em 2016, “obteve um crescimento robusto”, que se deveu “ao concretizar de negócios com clientes investidores, que procuravam rendimentos no comércio, restauração, hotelaria, short-rental e escritórios”, sublinha a consultora fazendo ainda referência ao forte potencial do turismo e ao alojamento local, “dois factores que contribuíram para esta dinâmica de transacções”.
A colocação do Hard Rock Café Porto no edifício Prestige e a comercialização do edifício Aliados107, antigo edifício d´ “O Comércio do Porto”, reconvertido para habitação e comércio de luxo, assim como a implementação da Eurocast, em Estarreja, e da multinacional WEG são exemplos de negócios com intervenção estratégica da Predibisa.
Residencial
cque fomentam a renovação urbana da cidade do Porto”, acrescenta.
No segmento escritórios, a procura manteve-se muito acentuada, “com as multinacionais a elegerem o Porto como uma boa alternativa para se instalarem, face a outros mercados europeus”. Neste campo, explica a consultora, “a Predibisa teve, ao longo do ano, um papel activo, inclusive, foi responsável por ajudar empresas já instaladas nesta cidade a procurarem soluções de escritórios em edifícios mais recentes, por forma a optimizar os espaços e terem maior rentabilidade. Apesar da escassez de oferta, em particular de edifícios com infra-estruturas adequadas às exigências de grandes empresas, para alguns promotores este é o momento certo para reabilitar ou construir novos edifícios de escritórios”.
Perspectivas
Sobre o ano que agora decorre, João Nuno Magalhães comenta que: “as nossas perspectivas para 2017 são muito animadoras. Temos em carteira bons negócios, iniciados em 2016, e que se irão efectivar este ano. Paralelamente, iremos assegurar novos empreendimentos, em exclusivo, localizados em zonas prime da cidade, um bom indicador de que os investidores continuam atraídos pelo Porto. Este ano, também iremos alargar a nossa área de intervenção, com a abertura do departamento de Avaliações e Consultoria, que nos irá ajudar, por certo, a consolidar o nosso posicionamento no mercado.” conclui o director-geral da Predibisa.