“Distância Crítica” regressa em Abril com Barozzi / Veiga
A segunda conferência, marcada para 17 de Maio, é dedicada à arquitectura ficcional e convida Paul Ghirardani, o Director de Arte de Game of Thrones
CONSTRUIR
Cascais recupera mosteiro e cria residência para estudantes
“C2Ø Construction to Zero” lança plano de acção para descarbonização do sector
Remodelação da iluminação pública da 2ª Circular em Lisboa
Presidente da OLI distinguido pela sua “carreira de empresário e gestor”
64% dos edifícios de escritórios da Grande Lisboa “em risco de se tornarem obsoletos em 2030”
Navicork da Corticeira Amorim com pegada de carbono negativa
Barbot marca presença na Concreta com novas ferramentas de IA
Grupo Vantagem alcança o “melhor mês de sempre” em Outubro
Trienal lança open call para Prémio Début
Fidelidade inicia em breve a comercialização do projecto ‘EntreCampos’
A 3ª edição do ciclo “Distância Crítica” regressa em Abril, mais precisamente dia 4, numa co-produção entre a Trienal e o CCB – Garagem Sul, com os arquitectos Barozzi / Veiga, vencedores da última edição do Prémio Mies van der Rohe. A conferência de abertura desta edição é no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém.
A dupla Barozzi Veiga, com atelier em Barcelona, é autora de projectos em diferentes pontos do globo, destacando-se a Filarmónica de Szczecin (Polónia), o Museu das Belas Artes de Chur e o novo edifício para o Musée des Beaux Arts em Lausanne, ambos na Suíça. A procura pela condição primordial de cada lugar onde trabalham é a característica principal que distingue este atelier fundado em 2004.
Segundo a Trienal de Arquitectura, “Distância Crítica” proporciona “um espaço que estabelece directamente o diálogo entre o público e os arquitectos convidados. Neste novo ciclo, que se realiza entre 2017 e 2019, foram seleccionados autores cuja prática e a consistência de uma longa carreira são reconhecidas pela crítica, tornando-se referências do pensamento e praxis no panorama mundial da arquitectura”.
A mesma fonte sublinha que, “a novidade deste ciclo é o facto de ampliar o campo de reflexão em termos geracionais e tipológicos. Por isso, convida autores emergentes e abrange formas de desenho que vão para lá de projectos reais e programas convencionais. Embora se privilegiem convidados que actuam no campo de uma arquitectura dita real, abre-se agora espaço para os que operam no campo ficcional através da cenografia e ensaios de alta tecnologia. Nesta vertente, apostamos em obras cinematográficas em que a arquitectura se torna omnipresente, como também em projectos experimentais com recurso à mais sofisticada tecnologia que abrem caminhos radicalmente novos para o habitat humano em condições extremas”.
Nesse sentido, a segunda conferência, marcada para 17 de Maio, é dedicada à arquitectura ficcional e convida Paul Ghirardani, o Director de Arte de Game of Thrones, série de sucesso que conta com 38 Emmy Awards. Uma conferência que revela os bastidores das cidades da mais premiada série televisiva dos nossos tempos. Diplomado em Design Tridimensional da Kingston School of Arts no Reino Unido, Paul Ghirardani trabalha desde 1998 em cinema e televisão, tendo já conquistado cinco Primetime Emmys e dois America Awards.
A terceira é uma conferência a quatro vozes, com arquitectos emergentes seleccionados do Call de projectos da Future Architecture Platform. Com data marcada para 26 de Outubro, dá-nos a conhecer diferentes experiências a partir da apresentação de projectos em áreas tão diversas como: editorial, curatorial, construção e investigação. Os convidados são Leopold Lambert (França), editor da revista The Funambulist; Bika Rebek (Áustria) que trabalhou no MET, FAKT (Alemanha) jovem atelier de arquitectura e Lucia Tahan (Espanha) que apresenta um trabalho de investigação sobre os territórios ocupados da Palestina.