Guardian Glass estuda nova fábrica na Polónia
Este investimento inicial – de 1.5 milhões de euros -, nos projectos de engenharia vai acelerar a conclusão das novas instalações fabris que se prevê que estejam operacionais no primeiro trimestre de 2019

Ana Rita Sevilha
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
A Guardian Glass anunciou um investimento de 1.5 milhões de euros em projectos de engenharia e estudos de terrenos para a construção de uma segunda fábrica de vidro float na Polónia. Este investimento inicial nos projectos de engenharia vai acelerar a conclusão das novas instalações fabris que se prevê que estejam operacionais no primeiro trimestre de 2019. Contudo, explica a Guardin Glass, “está ainda a ser estudada a sua localização”.
Segundo explica a empresa em nota de imprensa, embora a Guardian Glass já tenha uma fábrica de produção de vidro float em Czestochowa, na Polónia, é necessário aumentar a capacidade de produção para ir ao encontro do aumento das necessidades dos clientes, quer em vidro revestido, quer noutros tipos de produtos de vidro no sector comercial e residencial.
Nesse sentido, a empresa espera que a nova fábrica produza 1000 toneladas de vidro float por dia e inclua maquinaria tecnologicamente avançada de revestimento por pulverização magnética que permita a produção de vidro de elevado desempenho e eficiência energética para clientes na Polónia e países vizinhos.
Kevin Baird, Presidente e CEO da Guardian Glass, afirma que o investimento numa segunda fábrica de produção de vidro float na Polónia comprova a confiança da Guardian quer na região, quer na indústria do vidro: “O potencial de uma segunda fábrica na Polónia vai ao encontro da estratégia global da empresa, considerando as análises de marketing. Estamos confiantes que encontraremos novas oportunidades e expandiremos a rede de distribuição dos nossos produtos de vidro na Europa.”
“O crescimento na procura de vidro reflecte a tendência geral na Europa de aumentar a presença de luz natural em edifícios residenciais e em edifícios comerciais, bem como na crescente substituição de vidros duplos por vidros triplos”, acrescenta Guus Boekhoudt, Vice-Presidente da Guardian Glass na Europa. “A Polónia é hoje cada vez mais reconhecida como uma plataforma europeia no fabrico de janelas para o sector residencial, pelo que é a opção lógica para a instalação de uma nova fábrica de produção de vidro”.
Para além da fábrica em Czestochowa, a Guardian Glass opera ainda em Oroshaza, Hungria; Thalheim, Alemanha; e Ryazan e Rostov, na Rússia, entre outras 10 localizações europeias.