“A arquitectura, a música e as artes plásticas, uma marca forte do Porto”
Um passeio pelo Porto, através de um roteiro traçado por Nuno Sampaio

Ana Rita Sevilha
Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
Arquitecto, Presidente da Estratégia Urbana e Director-Executivo da Casa da Arquitectura, Nuno Sampaio nasceu no Porto, a mesma cidade onde se formou e de onde exerce a sua actividade. Conhecedor da cidade e da sua envolvente, enumerou ao CONSTRUIR alguns dos pontos imperdíveis num roteiro a Norte.
Começamos com uma triologia – Casa da Arquitectura, Casa da Música e a Casa de Serralves e todo o seu conjunto -, “a arquitectura, a música e as artes plásticas, uma marca forte do Porto e de imprescindível visita”, sublinha.
“Fruir a cidade disfrutando do que poucas cidades conseguem oferecer, isto é, percorrer, a pé ou de bicicleta, a extensa frente de água entre, rio e mar de mar, de Gaia, Porto e Matosinhos” terminado o percurso em dois ex-libris da região e do País: a Casa de Chá da Boa Nova e as Piscinas das Marés, duas obras do incontornável Siza Vieira. Nuno Sampaio relembra qua a Casa de Chá, recentemente restaurada acolhe a mais nova estrela Michelin, actualmente ao comando do chef Rui Paula.
Segue-se o centro do Porto – que tanto tem apaixonado publicações, rankings e websites de turismo. “Existem inúmeros espaços recentes, do comércio à restauração, que valem muito a pena uma visita e que tornam a marda de um Porto de iniciativa e muito atractivo”, sublinha.
Pelo caminho, Nuno Sampaio aconselha uma paragem no Teatro Palácio do Bolhão, uma excelente reabilitação dos arquitectos José gigante, Joao Gomes e Manuel Fernando Santos.
Seguindo para a ocidental, na Praça de Liége, Nuno Sampaio aconselha as duas habitações da autoria da arquitecta Luisa Penha e continuando no tema da habitação, “visitar o Bairro de Aldoar e os seus quatro conjuntos habitacionais do arquitecto Manuel Correia Fernandes, que são uma referência na área da habitação para quem está a estudar arquitectura”.
Por último, Nuno Sampaio deixa ainda a sugestão de um passeio pelo parque da cidade, espaço de excelência, distintivo e um dos dois únicos parques urbano que chegam ao Atlântico, e para quem quiser pernoitar na cidade, ficar na Casa do Conto, uma obra da autoria de Nuno e Alexandre Grande (Pedra Líquida Arquitectos).