“A arquitectura, a música e as artes plásticas, uma marca forte do Porto”
Um passeio pelo Porto, através de um roteiro traçado por Nuno Sampaio
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Arquitecto, Presidente da Estratégia Urbana e Director-Executivo da Casa da Arquitectura, Nuno Sampaio nasceu no Porto, a mesma cidade onde se formou e de onde exerce a sua actividade. Conhecedor da cidade e da sua envolvente, enumerou ao CONSTRUIR alguns dos pontos imperdíveis num roteiro a Norte.
Começamos com uma triologia – Casa da Arquitectura, Casa da Música e a Casa de Serralves e todo o seu conjunto -, “a arquitectura, a música e as artes plásticas, uma marca forte do Porto e de imprescindível visita”, sublinha.
“Fruir a cidade disfrutando do que poucas cidades conseguem oferecer, isto é, percorrer, a pé ou de bicicleta, a extensa frente de água entre, rio e mar de mar, de Gaia, Porto e Matosinhos” terminado o percurso em dois ex-libris da região e do País: a Casa de Chá da Boa Nova e as Piscinas das Marés, duas obras do incontornável Siza Vieira. Nuno Sampaio relembra qua a Casa de Chá, recentemente restaurada acolhe a mais nova estrela Michelin, actualmente ao comando do chef Rui Paula.
Segue-se o centro do Porto – que tanto tem apaixonado publicações, rankings e websites de turismo. “Existem inúmeros espaços recentes, do comércio à restauração, que valem muito a pena uma visita e que tornam a marda de um Porto de iniciativa e muito atractivo”, sublinha.
Pelo caminho, Nuno Sampaio aconselha uma paragem no Teatro Palácio do Bolhão, uma excelente reabilitação dos arquitectos José gigante, Joao Gomes e Manuel Fernando Santos.
Seguindo para a ocidental, na Praça de Liége, Nuno Sampaio aconselha as duas habitações da autoria da arquitecta Luisa Penha e continuando no tema da habitação, “visitar o Bairro de Aldoar e os seus quatro conjuntos habitacionais do arquitecto Manuel Correia Fernandes, que são uma referência na área da habitação para quem está a estudar arquitectura”.
Por último, Nuno Sampaio deixa ainda a sugestão de um passeio pelo parque da cidade, espaço de excelência, distintivo e um dos dois únicos parques urbano que chegam ao Atlântico, e para quem quiser pernoitar na cidade, ficar na Casa do Conto, uma obra da autoria de Nuno e Alexandre Grande (Pedra Líquida Arquitectos).