Candidaturas ao Prémio Nacional de Reabilitação Urbana batem recorde
Número de candidaturas apresentadas supera em 38% os 60 projectos que concorreram na edição de 2016.
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana recebeu um “número recorde” de 83 projectos candidatos, oriundos de 22 concelhos de Portugal Continental e das regiões autónomas da Madeira e dos Açores.
Segundo a organização, o número de candidaturas apresentadas supera em 38% os 60 projectos que concorreram na edição de 2016. Paralelamente, a cobertura geográfica das intervenções aumentou “substancialmente” – 38% face aos 16 concelhos da quarta edição. Dos projectos a concurso na edição de 2017, 41% são de uso habitacional, 25% são referentes a comércio e serviços, 19% a equipamentos sociais e 15% a turismo.
Os vencedores desta edição serão conhecidos numa cerimónia de gala no próximo dia 29 de Março, a realizar no antigo Museu dos Coches, em Belém, Lisboa. O evento integra-se na agenda da IV Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, que terá lugar entre 27 de Março e 2 de Abril. O júri que avaliará as candidaturas é composto por João Duque, Nuno Valentim, João Pedro Falcão de Campos, Manuel Reis Campos e João Appleton.
A concurso estão as categorias de Habitação, Comércio & Serviços, Impacto Social e Turismo, para além do “Melhor Projecto em Lisboa”. Serão ainda atribuídas menções honrosas para “Melhor Reabilitação Estrutural”, com o intuito de distinguir a melhor intervenção de preservação estrutural do edificado, para “Melhor Reabilitação Inferior a 1000 metros quadrados”, “Melhor Intervenção de Restauro” e “Melhor Solução de Eficiência Energética”.