Proposta “Memória Aberta” vence concurso de ideias “Desafios Urbanos”
O objectivo do concurso consistia na revitalização da Fábrica Sampaio, Ferreira e Cia. Lda., em Riba D’Ave, Vila Nova de Famalicão, implantada numa área com cerca de 35.000m2

Ana Rita Sevilha
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024

foto: Espaço de arquitectura
A proposta assinada por João Oliveira e Rafael Ramalho e designada “Memória Aberta”, foi a vencedora do Concurso de Ideias DESAFIOS URBANOS’16, promovido pelo portal Espaço de Arquitectura com o patrocínio das entidades CS-Telhas, Margres, Love, Alucobond e Sá Castro e com o apoio institucional da Câmara Municipal de V. N. Famalicão.
Recorde-se que o objectivo do concurso consistia na revitalização da Fábrica Sampaio, Ferreira e Cia. Lda., em Riba D’Ave, Vila Nova de Famalicão, implantada numa área com cerca de 35.000m2.
Segundo o portal, a proposta premiada “é uma proposta criativa numa arquitectura industrial abandonada que se pretende como um lugar de carácter público onde seja possível conhecer a memória industrial ao mesmo tempo que se experiência a essência natural do Vale do Ave. A abordagem para revitalizar a Fábrica Sampaio Ferreira centrou-se na exposição da memória do lugar e na actividade industrial que desenvolveu a região”.
Na categoria “Arquitectos” foram também distinguidas as propostas de FMVS (2º classificado), Marcelo M. Silva, Arquitecto (3º classificado) e JGAC e João Araújo Sousa & Joana Correia Silva (Menções Honrosas). Na categoria “Estudantes” o primeiro prémio foi para Joana Francisco Tomaz e o segundo classificado foi Rafael Monteiro.