foto: Espaço de arquitectura
Proposta “Memória Aberta” vence concurso de ideias “Desafios Urbanos”
O objectivo do concurso consistia na revitalização da Fábrica Sampaio, Ferreira e Cia. Lda., em Riba D’Ave, Vila Nova de Famalicão, implantada numa área com cerca de 35.000m2

Ana Rita Sevilha
Plano de Urbanização de Campanhã avança para discussão pública em Março
Iscte lança pós-graduação em ‘Mediação Imobiliária Profissional’
Lisboa recebe primeira edição da Deco Out
Daikin lança nova gama de unidades ERA
CICCOPN recebe Acreditação Erasmus+
Radisson Hotel Group expande presença na Península Ibérica
Grupo Casais inaugura primeiro hotel híbrido em Espanha
IP lança concurso de 150M€ para alargar ferrovia Contumil-Ermesinde
CCB quer alcançar a neutralidade de carbono até 2030
Trienal: ‘Conversas et Al’ junta fundador da Noarq e ilustrador Gémeo Luís

foto: Espaço de arquitectura
A proposta assinada por João Oliveira e Rafael Ramalho e designada “Memória Aberta”, foi a vencedora do Concurso de Ideias DESAFIOS URBANOS’16, promovido pelo portal Espaço de Arquitectura com o patrocínio das entidades CS-Telhas, Margres, Love, Alucobond e Sá Castro e com o apoio institucional da Câmara Municipal de V. N. Famalicão.
Recorde-se que o objectivo do concurso consistia na revitalização da Fábrica Sampaio, Ferreira e Cia. Lda., em Riba D’Ave, Vila Nova de Famalicão, implantada numa área com cerca de 35.000m2.
Segundo o portal, a proposta premiada “é uma proposta criativa numa arquitectura industrial abandonada que se pretende como um lugar de carácter público onde seja possível conhecer a memória industrial ao mesmo tempo que se experiência a essência natural do Vale do Ave. A abordagem para revitalizar a Fábrica Sampaio Ferreira centrou-se na exposição da memória do lugar e na actividade industrial que desenvolveu a região”.
Na categoria “Arquitectos” foram também distinguidas as propostas de FMVS (2º classificado), Marcelo M. Silva, Arquitecto (3º classificado) e JGAC e João Araújo Sousa & Joana Correia Silva (Menções Honrosas). Na categoria “Estudantes” o primeiro prémio foi para Joana Francisco Tomaz e o segundo classificado foi Rafael Monteiro.