foto: Espaço de arquitectura
Proposta “Memória Aberta” vence concurso de ideias “Desafios Urbanos”
O objectivo do concurso consistia na revitalização da Fábrica Sampaio, Ferreira e Cia. Lda., em Riba D’Ave, Vila Nova de Famalicão, implantada numa área com cerca de 35.000m2
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A proposta assinada por João Oliveira e Rafael Ramalho e designada “Memória Aberta”, foi a vencedora do Concurso de Ideias DESAFIOS URBANOS’16, promovido pelo portal Espaço de Arquitectura com o patrocínio das entidades CS-Telhas, Margres, Love, Alucobond e Sá Castro e com o apoio institucional da Câmara Municipal de V. N. Famalicão.
Recorde-se que o objectivo do concurso consistia na revitalização da Fábrica Sampaio, Ferreira e Cia. Lda., em Riba D’Ave, Vila Nova de Famalicão, implantada numa área com cerca de 35.000m2.
Segundo o portal, a proposta premiada “é uma proposta criativa numa arquitectura industrial abandonada que se pretende como um lugar de carácter público onde seja possível conhecer a memória industrial ao mesmo tempo que se experiência a essência natural do Vale do Ave. A abordagem para revitalizar a Fábrica Sampaio Ferreira centrou-se na exposição da memória do lugar e na actividade industrial que desenvolveu a região”.
Na categoria “Arquitectos” foram também distinguidas as propostas de FMVS (2º classificado), Marcelo M. Silva, Arquitecto (3º classificado) e JGAC e João Araújo Sousa & Joana Correia Silva (Menções Honrosas). Na categoria “Estudantes” o primeiro prémio foi para Joana Francisco Tomaz e o segundo classificado foi Rafael Monteiro.