Proposta “Memória Aberta” vence concurso de ideias “Desafios Urbanos”
O objectivo do concurso consistia na revitalização da Fábrica Sampaio, Ferreira e Cia. Lda., em Riba D’Ave, Vila Nova de Famalicão, implantada numa área com cerca de 35.000m2

Ana Rita Sevilha
Câmara de Aveiro adjudicou conclusão da obra da Escola de Solposto
Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde

foto: Espaço de arquitectura
A proposta assinada por João Oliveira e Rafael Ramalho e designada “Memória Aberta”, foi a vencedora do Concurso de Ideias DESAFIOS URBANOS’16, promovido pelo portal Espaço de Arquitectura com o patrocínio das entidades CS-Telhas, Margres, Love, Alucobond e Sá Castro e com o apoio institucional da Câmara Municipal de V. N. Famalicão.
Recorde-se que o objectivo do concurso consistia na revitalização da Fábrica Sampaio, Ferreira e Cia. Lda., em Riba D’Ave, Vila Nova de Famalicão, implantada numa área com cerca de 35.000m2.
Segundo o portal, a proposta premiada “é uma proposta criativa numa arquitectura industrial abandonada que se pretende como um lugar de carácter público onde seja possível conhecer a memória industrial ao mesmo tempo que se experiência a essência natural do Vale do Ave. A abordagem para revitalizar a Fábrica Sampaio Ferreira centrou-se na exposição da memória do lugar e na actividade industrial que desenvolveu a região”.
Na categoria “Arquitectos” foram também distinguidas as propostas de FMVS (2º classificado), Marcelo M. Silva, Arquitecto (3º classificado) e JGAC e João Araújo Sousa & Joana Correia Silva (Menções Honrosas). Na categoria “Estudantes” o primeiro prémio foi para Joana Francisco Tomaz e o segundo classificado foi Rafael Monteiro.