KAWNEER e INSA colaboram em protótipo de varanda sustentável
O protótipo de varanda energicamente eficiente foi desenhado pelos estudantes de arquitectura e engenharia Instituto Nacional de Ciências Aplicadas de Estrasburgo
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A KAWNEER – especialista em soluções arquitectónicas em alumínio -, está a colaborar com o Instituto Nacional de Ciências Aplicadas de Estrasburgo (INSA) na criação de um protótipo de varanda energicamente eficiente desenhado pelos estudantes de arquitectura e engenharia.
Segundo nota a empresa em comunicado enviado ao CONSTRUIR, de há três anos a esta parte que a chamada “varanda INSA”, se traduziu num projecto educativo de envergadura, no qual a KAWNEER colabora não só com o fornecimento do alumínio e de variadas componentes estruturais, mas também com o apoio técnico e operativo necessário para o seu fabrico.
A varanda INSA, cujo primeiro modelo está já instalado na própria sede do instituto francês, consiste numa dupla pele de vidro e alumínio apoiada numa laje de betão que “procura a renovação das fachadas e a melhoria energética dos edifícios através de um maior aproveitamento da energia solar, sem necessidade de intervir directamente sobre a estrutura edificada. Aplicado sobre a fachada singular do edifício datado de 1955 sem a alterar, a nova estrutura aumenta a dimensão do espaço habitável e melhora a gestão de temperatura para um maior conforto dos seus utilizadores”, explica a empresa ao CONSTRUIR.
Prevê-se que o projecto completo, inaugurado recentemente e em testes nos próximos dois anos, fique concluído em Agosto de 2018.
A KAWNEER sublinha que esta colaboração “é um novo passo no compromisso com a inovação e apoio constantes às gerações futuras de arquitectos e profissionais do sector”.