VPS, ISEP e Energia Simples desenvolve projecto NetEffiCity
Projecto “progressista, com abordagens e técnicas inovadoras”, tem como objectivo possibilitar a implementação de um sistema de gestão inteligente e descentralizado de recursos energéticos, adaptado para os consumidores das comunidades locais
CONSTRUIR
Espanhola ARC Homes tem plano de investimento de 180 M€
“Um futuro sustentável para a Construção” domina programação da 31ªConcreta
Casa cheia para a 31ª edição da Concreta
Signify ‘ilumina’ estádio do Sporting Clube de Portugal
Savills comercializa 2.685 hectares de floresta sustentável em Portugal e Espanha
Tecnológica Milestone com 36% de mulheres nas áreas STEM supera média nacional
Sede da Ascendi no Porto recebe certificação BREEAM
KW assinala primeira década em Portugal com videocast
LG lança em Portugal nova gama de encastre de cozinha
CONCRETA de portas abertas, entrevista a Reis Campos, passivhaus na edição 519 do CONSTRUIR
A Energia Simples, a Virtual Power Solutions (VPS) e o Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) juntaram-se em consórcio para desenvolverem e aplicarem o projecto NetEffiCity, Virtual Power Networks Efficent Management.
Este projecto “progressista, com abordagens e técnicas inovadoras”, tem como objectivo possibilitar a implementação de um sistema de gestão inteligente e descentralizado de recursos energéticos, adaptado para os consumidores das comunidades locais. Assim, esta iniciativa visa principalmente aumentar, de forma significativa, a eficiência de gestão dos recursos disponíveis, “incluindo recursos de produção distribuída de energia eléctrica e a flexibilidade das cargas, através de programas de gestão activa da procura (“demand response”)”.
Cofinanciado pelo Programa Operacional de Competitividade e Internacionalização Portugal 2020 e pela União Europeia, através do FEDER, o NetEffiCity nasce da conjugação da experiência e dos conhecimentos sobre eficicência energética da VS, líder do consórcio, juntamente com o conhecimento científico do grupo de investigação GECAD do ISEP e com a experiência da Energia Simples no mercado da energia eléctrica.
Nesta fase, o projecto será apenas implementado “num conjunto restrito de comunidades, nomeadamente em Penela e em Alfândega da Fé, que permitirão validar a eficácia da solução proposta”. Esta iniciativa será acompanhada por actividades de consciencialização dos consumidores, que abordarão diversos temas desde o envolvimento, promoção e implementação de sistemas de medição e de controlo do consumo energético, aos sistemas de consumo inteligentes e a importância da utilização das energias renováveis.
Segundo o comunicado de imprensa da Energia Simples, o projecto envolve a implementação de medidas de monitorização energética e ambiental e de soluções de controlo remoto de equipamentos eléctricos. Estes dispositivos serã ogeridos por uma plataforma de software centralizada que terá a seu cargo a aquisição, validação e armazenamento dos dados recolhidos para posterior processamento e aplicação de técnicas de apoio à decisão baseadas em redes neuronais e com “capacidade de aprendizagem”.
A plataforma informará os utilizadores sobre os seus perfis de consumo, através de interfaces gráficas especialmente concebidas para as diversas categorias de utilizadores, “de modo a permitir uma utilização mais racional da energia”.
Para o fundador da Energia Simples, Manuel Azevedo, “a implementação do NetEffiCity irá permitir às duas empresas posicionarem-se de um modo destacado no mercado, uma vez que este projecto, dada a sua relevância, abordagens e técnicas inovadoras, irá permitir-lhes ganhos de reputação, competitividade e oferta de novos produtos e serviços”.