VPS, ISEP e Energia Simples desenvolve projecto NetEffiCity
Projecto “progressista, com abordagens e técnicas inovadoras”, tem como objectivo possibilitar a implementação de um sistema de gestão inteligente e descentralizado de recursos energéticos, adaptado para os consumidores das comunidades locais
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Energia Simples, a Virtual Power Solutions (VPS) e o Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) juntaram-se em consórcio para desenvolverem e aplicarem o projecto NetEffiCity, Virtual Power Networks Efficent Management.
Este projecto “progressista, com abordagens e técnicas inovadoras”, tem como objectivo possibilitar a implementação de um sistema de gestão inteligente e descentralizado de recursos energéticos, adaptado para os consumidores das comunidades locais. Assim, esta iniciativa visa principalmente aumentar, de forma significativa, a eficiência de gestão dos recursos disponíveis, “incluindo recursos de produção distribuída de energia eléctrica e a flexibilidade das cargas, através de programas de gestão activa da procura (“demand response”)”.
Cofinanciado pelo Programa Operacional de Competitividade e Internacionalização Portugal 2020 e pela União Europeia, através do FEDER, o NetEffiCity nasce da conjugação da experiência e dos conhecimentos sobre eficicência energética da VS, líder do consórcio, juntamente com o conhecimento científico do grupo de investigação GECAD do ISEP e com a experiência da Energia Simples no mercado da energia eléctrica.
Nesta fase, o projecto será apenas implementado “num conjunto restrito de comunidades, nomeadamente em Penela e em Alfândega da Fé, que permitirão validar a eficácia da solução proposta”. Esta iniciativa será acompanhada por actividades de consciencialização dos consumidores, que abordarão diversos temas desde o envolvimento, promoção e implementação de sistemas de medição e de controlo do consumo energético, aos sistemas de consumo inteligentes e a importância da utilização das energias renováveis.
Segundo o comunicado de imprensa da Energia Simples, o projecto envolve a implementação de medidas de monitorização energética e ambiental e de soluções de controlo remoto de equipamentos eléctricos. Estes dispositivos serã ogeridos por uma plataforma de software centralizada que terá a seu cargo a aquisição, validação e armazenamento dos dados recolhidos para posterior processamento e aplicação de técnicas de apoio à decisão baseadas em redes neuronais e com “capacidade de aprendizagem”.
A plataforma informará os utilizadores sobre os seus perfis de consumo, através de interfaces gráficas especialmente concebidas para as diversas categorias de utilizadores, “de modo a permitir uma utilização mais racional da energia”.
Para o fundador da Energia Simples, Manuel Azevedo, “a implementação do NetEffiCity irá permitir às duas empresas posicionarem-se de um modo destacado no mercado, uma vez que este projecto, dada a sua relevância, abordagens e técnicas inovadoras, irá permitir-lhes ganhos de reputação, competitividade e oferta de novos produtos e serviços”.