Trienal convida arquitectos para a Open Call da Future Architecture Platform
Os candidatos seleccionados serão convidados a participar em 5 exposições, 5 conferências, 3 ciclos de apresentações, 6 workshops e 1 viagem
Ana Rita Sevilha
Cascais recupera mosteiro e cria residência para estudantes
“C2Ø Construction to Zero” lança plano de acção para descarbonização do sector
Remodelação da iluminação pública da 2ª Circular em Lisboa
Presidente da OLI distinguido pela sua “carreira de empresário e gestor”
64% dos edifícios de escritórios da Grande Lisboa “em risco de se tornarem obsoletos em 2030”
Navicork da Corticeira Amorim com pegada de carbono negativa
Barbot marca presença na Concreta com novas ferramentas de IA
Grupo Vantagem alcança o “melhor mês de sempre” em Outubro
Trienal lança open call para Prémio Début
Fidelidade inicia em breve a comercialização do projecto ‘EntreCampos’
A Future Architecture Platform – primeira plataforma europeia de arquitectura -, lança uma nova chamada de projectos no âmbito da Trienal de Arquitectura. Nesse sentido, como membro da Future Architecture Platform, a Trienal lança o repto a arquitectos portugueses emergentes de Norte a Sul do país e ilhas a apresentarem projectos, lembrando que esta “é uma excelente oportunidade de se promoverem além fronteiras”. As candidaturas podem ser enviadas até ao dia 7 de Janeiro de 2017.
Segundo a Trienal, os criadores seleccionados serão convidados a participar em eventos fora do seu país de residência para promover a mobilidade, o intercâmbio cultural e a troca de experiências. Factores que “são essenciais para divulgar uma geração de novos talentos e ser a base para a concretização de sinergias entre autores e instituições, objectivo maior desta nova plataforma europeia”.
O convite é dirigido a arquitectos, arquitectos paisagistas, urbanistas, curadores, designers, artistas e cineastas a participar com projectos que visem explorar, envolver e moldar o ambiente em que vivemos com vista ao que será o seu equivalente no futuro.
Desta chamada resultará uma selecção de propostas a apresentar em eventos organizados por esta rede composta por 18 membros que vão de museus a festivais, associações, entre outros. Dos 18 membros da plataforma, destacamos os 4 recém convidados: Fundação Calouste Gulbenkian (Portugal), dpr-barcelona (Espanha), CANactions (Kiev), One Architecture Week (Bulgária) e Bureau N (Alemanha).
Os candidatos seleccionados serão convidados a participar em 5 exposições, 5 conferências, 3 ciclos de apresentações, 6 workshops e 1 viagem.
Deste 2º Open Call que agora se anuncia, a Trienal de Lisboa seleccionará 3 intervenientes que participarão numa conferência incluída no ciclo Distância Crítica da Trienal de Arquitectura de Lisboa (participantes e datas a anunciar).
De referir que, o 1º Open Call 2015-2016 resultou num total de 511 candidaturas de 39 países, das quais 7 eram portuguesas. Das 170 candidaturas seleccionadas que circularam pelas várias instituições membro, 2 foram portuguesas. Neste 1º call, um terço dos projectos candidatos foram seleccionados a apresentá-los em diferentes formatos (exposições, debates, conversas, instalações ou perfomances) concretizados em cerca de 90 eventos.
A Trienal de Arquitectura de Lisboa é membro da Future Architecture Platform desde a sua criação, em 2015.