Figueira da Foz recebe tertúlia sobre “Cidade e Arquitectura”
O encontro que acontece no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz, contará com a apresentação do trabalho de investigação “O Vale das Abadias na Figueira da Foz”
CONSTRUIR
Espanhola ARC Homes tem plano de investimento de 180 M€
“Um futuro sustentável para a Construção” domina programação da 31ªConcreta
Casa cheia para a 31ª edição da Concreta
Signify ‘ilumina’ estádio do Sporting Clube de Portugal
Savills comercializa 2.685 hectares de floresta sustentável em Portugal e Espanha
Tecnológica Milestone com 36% de mulheres nas áreas STEM supera média nacional
Sede da Ascendi no Porto recebe certificação BREEAM
KW assinala primeira década em Portugal com videocast
LG lança em Portugal nova gama de encastre de cozinha
CONCRETA de portas abertas, entrevista a Reis Campos, passivhaus na edição 519 do CONSTRUIR
A Câmara Municipal da Figueira da Foz, a Fundação da Juventude e a Ordem dos Arquitectos organizam no próximo dia 19 de Novembro, uma tertúlia subordinada ao tema “Cidade e Arquitectura”. O encontro que acontece no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz, contará com a apresentação do trabalho de investigação “O Vale das Abadias na Figueira da Foz”.
Para a tertúlia foram convidados os arquitectos Isaías Cardoso – que projectou várias obras de referência da arquitectura portuguesa do séc. XX na Figueira da Foz (a confirmar) -, Florindo Belo Marques – Vice-Presidente do Conselho Nacional de Delegados da Ordem dos Arquitectos -, Cláudia Antunes – representante do Conselho Directivo Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos -, Tiago Farinha, autor do trabalho de investigação “O Vale das Abadias na Figueira da Foz” -, e João Rafael Santos – Professor e Investigador na FAUL – Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa, designado pela OASRS.
De acordo com a Ordem dos Arquitectos, em simultâneo decorre também a exposição “Cidade e Arquitectura, Património Arquitectónico do Séc. XX, 1910/1974” que estará patente até dia 4 de Dezembro de 2016. A mostra itinerante seguirá depois para as Caldas da Rainha, em Janeiro de 2017, e seguidamente para o Porto, em Março e para o Funchal, Santa Maria da Feira e Oliveira de Azeméis em data a definir.
A Ordem dos Arquitectos recorda ainda que “Cidade e Património Arquitectónico do Séc. XX: 1910-1974” foi o tema do Programa Millennium de Bolsas de Investigação na Área da Cidade e da Arquitectura em 2015. Programa este que “consiste no apoio ao desenvolvimento de estudos técnicos e científicos inéditos que demonstrem a singularidade e a excelência do Património construído no Séc. XX, contributo relevante para o enriquecimento da carta patrimonial dos Municípios, apoio à Inventariação do Património Arquitectónico do Séc. XX, contributo no traçar de estratégias de salvaguardar do património, participação na criação de novas e inovadoras rotas e circuitos turísticos e culturais e facilitação da empregabilidade territorial dos jovens, chamando a atenção dos diferentes Municípios de Portugal para a salvaguarda desse Património”.
Recorde-se que, dez Municípios Portugueses constituíram-se como parceiros deste Programa Nacional que mantém especial enfoque no papel da arquitectura na protecção e preservação do património cultural nacional com a realização de um trabalho inédito de investigação técnica e científica nas áreas da arquitectura e/ou Património. Foram eles: Caldas da Rainha, Cascais, Figueira da Foz, Funchal, Mação, Maia, Oliveira de Azeméis, Porto, Santa Maria da Feira, e Vila de Rei.
O Programa Millennium de Bolsas de Investigação conta, para além da Fundação Millennium BCP como mecenas oficial, com a Ordem dos Arquitectos na qualidade de parceiro científico.