Novo edifício da GS1 Portugal combina arquitectura arrojada com a criatividade de Vhils
A Tétris, empresa do grupo JLL para a área de arquitectura e construção, deu vida ao projecto do arquitecto Pedro Appleton, do atelier Promontório
CONSTRUIR
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Coldwell Banker Portugal reconhecida com Quality Award da Consumer Choice
JLL e CBRE comercializam Arquiparque 7
AMT identifica riscos que podem comprometer o andamento dos projectos ferroviários
A nova sede e Centro de Inovação e Competitividade da GS1 Portugal, associação responsável pela introdução do sistema de código de barras no nosso país, já está finalizado. Localizado no Campus do Lumiar, o renovado edifício distingue-se pela “arquitectura arrojada, com uma fachada onde, de forma dinâmica e a envolver todo o imóvel, se sobrepõem facetas em betão pré-fabricado que revelam uma composição artística assinada por Vhils”, explica a Tétris, empresa do grupo JLL para a área de arquitectura e construção, que deu vida ao projecto do arquitecto Pedro Appleton, do atelier Promontório.
O edifício com uma área total de aproximadamente 1.800 m2 sofreu uma intervenção profunda ao nível dos espaços interiores e exteriores, com o objectivo de fazer convergir uma nova arquitectura com elementos artísticos, ao mesmo tempo que integra padrões tecnológicos e de eficiência ocupacional de última geração.
Esta convergência foi, de acordo com João Marques, Director da Tétris, “um dos principais desafios na execução dos trabalhos de construção deste projecto. O objectivo central era, com critérios muito rigorosos em termos de custos e de prazos de execução de obra, darmos vida a um projecto completamente diferenciador e audaz, onde a tecnologia é uma parte muito importante. Além disso, uma obra com esta dimensão e complexidade exigiu muita dedicação e uma enorme capacidade de execução por parte da nossa equipa ao longo de 9 meses ”, revela.
Para o Director-Executivo da GS1 Portugal, João de Castro Guimarães, “a nossa nova casa, o Centro de Inovação e Competitividade, é um local onde vai ser possível assistir ‘ao vivo’ aos standards globais – e a concretização de um dos objectivos estratégicos do mandato da actual Direcção. Sendo o resultado de um projecto inovador e disruptivo, que tem a particularidade de ser revestido por uma obra icónica do Vhils, acreditamos que é já um edifício que celebra a eficiência, a excelência e a colaboração nos negócios, mas também a arte e a relação com as comunidades envolventes. O Centro de Inovação e Competitividade é também icónico do futuro que aspiramos: sermos um trusted advisor que promove a competitividade das redes de valor com soluções, standards e conhecimento eficientes e sustentáveis e de valor para o consumidor.”
A Tétris explica que, os trabalhos de construção e renovação do edifício K3 do Campus do Lumiar, em Lisboa, tiveram a duração de 9 meses, resultando num imóvel que conjuga, em três pisos, os espaços de trabalho com as áreas destinadas ao desenvolvimento da empresa em termos de inovação e de competitividade, e ainda zonas que convidam a experienciar ao vivo os Standards GS1. Envolvida por placas de betão armado que exibem uma intervenção artística assinada pelo famoso artista Alexandre Farto, aka Vhils, a nova sede da GS1 Portugal abre-se aos seus visitantes e utentes com um piso térreo onde se encontra uma área expositiva e interactiva – o Centro de Inovação e Competitividade -, complementada por um auditório, além da zona de recepção. Já o piso 1 acolhe toda área de escritórios e zonas de trabalho da empresa, que passa a sedear-se neste edifício, onde está ainda disponível uma área multifuncional a ocupar todo o piso 2.
A GS1 Portugal opera no nosso país há cerca de 30 anos, sendo especializada na criação e implementação de standards globais e serviços de gestão de dados comerciais, de que é exemplo o código de barras.