CONSTRUIR
Espanhola ARC Homes tem plano de investimento de 180 M€
“Um futuro sustentável para a Construção” domina programação da 31ªConcreta
Casa cheia para a 31ª edição da Concreta
Signify ‘ilumina’ estádio do Sporting Clube de Portugal
Savills comercializa 2.685 hectares de floresta sustentável em Portugal e Espanha
Tecnológica Milestone com 36% de mulheres nas áreas STEM supera média nacional
Sede da Ascendi no Porto recebe certificação BREEAM
KW assinala primeira década em Portugal com videocast
LG lança em Portugal nova gama de encastre de cozinha
CONCRETA de portas abertas, entrevista a Reis Campos, passivhaus na edição 519 do CONSTRUIR
A Guardian tem uma nova tecnologia, “única e capaz de melhorar a qualidade e reduzir o tempo necessário para a esmaltagem dos bordos do vidro revestido por pulverização catódica tratado termicamente”, anunciou em comunicado.
Trata-se do Sistema Guardian TEA (True Edge Application), uma tecnologia desenvolvida pela Guardian Glass na Europa, em estreita cooperação com a Ferro, um dos principais fornecedores mundiais de produtos para esmaltagem do vidro. Esta tecnologia “garante superfícies perfeitamente uniformes com excelentes qualidades estéticas”, e é “mais rápida e fiável do que os métodos convencionais” e “mais eficiente em termos de tempo de execução, contribuindo para a redução dos prazos de entrega dos produtos de vidro estrutural”, garante a empresa.
Em nota de imprensa enviada ao CONSTRUIR, a Guardian garante também que este sistema aplicado sobre o substrato de vidro revestido por pulverização catódica, “cria uma superfície forte e uniforme que garante uma aderência durável nas aplicações com vidro estrutural, incluindo fachadas, cantos de vidro, clarabóias, venezianas em vidro, janelas em vidro suspensas em fachadas totalmente envidraçadas e lâminas de vidro”.
De acordo com a Guardian, a razão porque se deve escolher este sistema é porque “nas aplicações de vidro estrutural, a área de aplicação do selante necessita de ser desbordada. Da mesma forma, no cantos em vidro, é aplicada a pintura cerâmica para cobrir os elementos estruturais tais como as juntas. De facto, mais de 90% do vidro de capa de alto desempenho cortado à medida é pedido com pintura perimetral dos bordos. Contudo, este processo é demorado e exige mais passos na transformação, o que resulta em prazos de entrega prolongados. Também podem surgir questões relacionadas com a qualidade, já que, frequentemente, a área a ser tratada é mais ampla quando comparada com vidros convencionais, o que pode resultar numa qualidade óptica deficiente e superfícies irregulares”.
Quanto ao seu funcionamento, a empresa explica que com o Sistema Guardian TEA, “a pintura cerâmica é aplicada directamente na capa, dissolvendo-a durante o processo de tratamento térmico. O esmalte de alta qualidade da Ferro funde com o vidro, criando uma ligação excepcionalmente forte e uma superfície perfeitamente uniforme com excelentes propriedades ópticas. Após o arrefecimento, a capa do vidro fica totalmente incorporada no esmalte. A eficácia do Sistema Guardian TEA reduz efectivamente o número de etapas na transformação do vidro para um único passo, permitindo que o vidro seja fornecido ao cliente mais rapidamente, com prazos de entrega mais curtos”.
Por último, a Guardian salienta que o Sistema TEA da Guardian pode ser aplicado por serigrafia, revestimento com rolo ou manualmente e que esta tecnologia pode ser utilizada com as versões temperáveis das famílias Guardian SunGuard® ou ClimaGuard® e em combinação com uma vasta gama de selantes adequados a vidro estrutural. Esta tecnologia é certificada segundo a ETAG 002 pelo Institut für Fenstertechnik (IFT) em Rosenheim, Alemanha, e pela AbZ do DIBT Alemão.